Os próximos passos para Bogotá se tornar sede do Miss Universo 2015


Capital colombiana deve entregar caderno de encargos à MUO e negociações podem ser aceleradas; definição de cidade-sede sai em agosto

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

El Espectador/22.08.2013


Por novelas da Univisión, certame deverá ser num domingo

Passada a festa pela visita da Miss Universo 2014 Paulina Vega ao país, a candidatura da Colômbia para sediar o 64º concurso de Miss Universo começou a tornar importantes contornos. O primeiro deles é a apresentação de um caderno de encargos, coisa complicada que deve trazer um mar de exigências ao possível país-sede. Acomodações e segurança para as candidatas, estrutura de telecomunicações, transportes, hotelaria e serviços de catering são os pontos cruciais a serem tratados nas próximas semanas entre a Miss Universe Organization e o ministério do Turrismo. Parcerias privadas não estão descartadas, até por força e exigência dos patrocinadores master americanos.
Tal documento foi essencial para São Paulo se tornar sede do Miss Universo 2011. Com a candidatura formalizada em maio de 2010, a capital paulista conseguiu a indicação para receber o certame no dia 13 de dezembro de 2010. Com o caderno de encargos colombiano sendo redigido agora, é provável que a confirmação de Bogotá como sede do Miss Universo 2015 ocorra antes do início de agosto. Ou bem antes do Miss USA 2015, previsto para 12 de julho, em Baton Rouge (Luisiana).
Não há e não existem entraves ideológicos à realização do Miss Universo 2015 na Colômbia. Ao contrário de 2010, quando a Bolívia teve de ser trocada por Las Vegas devido ao antiamericanismo de Evo Morales, não existe a menor chance de se produzir uma nova Santa Cruz de la Sierra em termos de negociações. Tampouco uma ministra da Cultura arrogante a ponto de jogar ao descalabro uma indústria de concursos de beleza, como a boliviana. No caso de Bogotá, há isso sim um apoio favorável da embaixada norte-americana, que não vê na capital colombiana os fantasmas da “era Pablo Escobar”. Tanto na diplomacia quanto na Miss Universe Organization, o ambiente é de otimismo nos próximos estágios de negociação.
No aspecto financeiro das negociações, os valores são confidenciais. Mas fala-se em um considerável retorno de investimentos por parte das autoridades e empresários do trade turístico colombiano. Barranquilla e Cartagena correm por fora para receberem atividades do certame, mas o vice-presidente da MUO, Shawn McClain, já bateu o pé: quer a final televisionada mesmo em Bogotá, no Corferias. Quanto à data, falta um consenso conjunto com a NBC e a Univistón. Ambas teriam que trabalhar com o domingo, 17 de janeiro, para não prejudicar a exibição de novelas da rede hispânica. Desse ponto, a Univisión não abre mão. Já no espectro da NBC, o que prevalece, como é praxe, é a lei do silêncio. Querem jogar a responsabilidade para Donald Trump e Paula Shugart.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Força da Grana, Jóia da coroa, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s