Assunto da semana: Na boca do lixo dos anos militares


Magnífica 70 nem parece série de época

HBO/Divulgação

A julgar pelo tratamento cosmético que se aplicou em seu primeiro episódio, intitulado Na Boca do Lixo, Magnífica 70 (HBO, domingo, 21 e 23h, 16 anos) parece se distanciar um pouco da reconstituição de época a que se pretende. Mais parece um trabalho escolar de jardim de infância de tanta colagem de filme de época que se fez para tentar mostrar a São Paulo de 1973, época fértil para o submundo do cinema brasileiro, sobretudo na região localizada entre as ruas do Triunfo e Vitória, no bairro paulistano da Luz (região central).

HBO/Divulgação

Cheia de fresh faces como Marcos Winter (o Joventino de Pantanal da falecida Manchete) e Simone Spoladore (atriz curitibana de uma vasta carga cinematográfica pós-retomada), Magnífica perderia um pouco o sentido no campo da atuação. Sem compromisso com audiência, o trabalho de pesquisa que resultou no roteiro escrito por Cláudio Torres lembra um pouco a carga de aluguéis de carros de época que a Record teve de fazer para reconstituir o Rio de 1978 da novela Pecado Mortal. Carga pesadíssima de história.

HBO/Divulgação

Salva o enredo a inclusão, neste episódio pelo menos, de dois nomes que tiveram ligação direta com a pornochanchada – sujeito central do enredo, que trata também dos rigores da censura do período. Paulo César Pereio (como o General Souto) e Stepan Nercessian (Larsen). Com música de abertura dos Secos e Molhados (Sangue Latino), Magnífica 70 se completa na sua introdução na abertura de sinal como item que os livros de História do Brasil ainda não conseguiram contar, a começar do ensino médio à beira do ENEM.

HBO/Divulgação

Cara de série contemporânea, Magnífica 70 tem. Coproduzida pela Conspiração (de trabalhos para o Multishow e Rede Globo), a trama de Torres, Renato Torres e Leandro Assis, a partir de conto de Toni Marques, a trama tem em Nercessian um pouco do Acerto de Contas que o canal da Globosat exibiu em abril do ano passado. Lembra um pouco a malandragem pesada carioca, porém com adequações ao ambiente paulista. Com esta experiência, associada a Pereio, Magnífica 70 salva seu fio motor de uma amnésia maior. Até domingo.

Publicação simultânea com o caderno Notícia da TV do Jornal Meio Norte que circula no domingo (31/5)

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Coluna da Semana, Séries e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Assunto da semana: Na boca do lixo dos anos militares

  1. Valeria L disse:

    A série parece-me uma proposta interessante. Eu acho que Magnifica 70 é uma série muito bem estruturado coloca você na década de 70 épicas em São Paulo, Brasil; a ditadura militar, onde o filme era independente e não podia tocar temas tabus; Ele nos leva ao cinema chamado Boca de Lixo. O protagonista da série, Vicente (Marcos Winter), funciona em relatos de filmes que têm de censurar, uma vez assistindo a um filme e está chocado com a estrela, levando-o a Boca de Lixo e onde começou a trabalhar como diretor na produção Magnífica Cinematográfica. É uma série proposta diferente, no entanto eu acho muito interessante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s