Assunto da semana: Primetime Emmy 2015 – as primeiras regras


A estranha definição de série limitada para o 67º Primetime Emmy

Emmys.com/02.04.2014

No dia 20 de fevereiro (sexta-feira), antevéspera do Oscar, a Academia de Televisão baixou um comunicado de imprensa elencando as mudanças iniciais de regras para a 67ª edição dos Primetime Emmys, marcada para o dia 20 de setembro, no Nokia Theatre, em Los Angeles. No primeiro item importante, decidiu se expandir o número de indicados nas áreas de melhor série dramática e melhor série cômica. De seis, vai passar para sete – quase o mesmo número de filmes que concorreram na categoria de melhor filme no 87º Oscar (oito).

Cliff Lipson/Showtime/Divulgação/04.02.2014

Noutro ponto, a ATAS (sigla da entidade em inglês) decidiu qualificar qualquer série que tenha 30 minutos de duração como “comédia”. Falso: nem toda série de Internet que é submetida ao comitê de indicação ao Primetime Emmy é cômica. Produções episódicas abaixo de 30 minutos como Lauren e East Los High, feitas para o Youtube, foram apresentadas ao Emmy como sendo séries de drama. Mesmo erro está nas comédias com uma hora de duração, caso de Shameless e Orange is the New Black, enquadradas como dramas.

Reprodução/IMDb

O terceiro ponto chave do comunicado da Academia elencando as mudanças de regra para o 67º Primetime Emmy define minissérie como “série limitada”. É um absurdo. Desde que se lançou QB VII em 1974, minissérie sempre foi tratada como tal, não como “evento de drama” ou “evento disso ou daquilo outro”. Não passa de embuste de certas emissoras abertas e fechadas para maquiar o que realmente fazem: minisséries. A HBO entende bem desse terreno. E as outras TVs? Ganharam a queda de braço no lobby junto à entidade.

NBC/Reprodução/19.07.2014

Por fim, vem o rigor para cima das categorias de atores convidados: a partir de agora, só entram aqueles artistas que tenham aparecido em um arco inferior a 50% de cada temporada produzida. Não acabou: a tradicional categoria de série de variedades vai sofrer uma dura divisão: programas como Saturday Night Live e Tonight Show de Jimmy Fallon não poderão concorrer mais juntas. Num segmento, SNL cai na área de variedades e esquetes. O do Tonight passa a ser de variedades e entrevistas. É isso. Até domingo.

Publicação simultânea com o caderno Notícia da TV do Jornal Meio Norte que circula no domingo (8/3)

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Coluna da Semana, Eventos, Premiações e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Assunto da semana: Primetime Emmy 2015 – as primeiras regras

  1. Pingback: Os vencedores do 22º SAG Awards nas categorias de cinema e televisão, em detalhes e estatísticas | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s