A involução da audiência do concurso Miss Universo na Band em telespectadores e domicílios (2011-2014)


Desde que o Brasil sediou o concurso em 2011, certame perdeu 64% de seu público

Da redação TV em Análise
(Atualizado em 27/1/2015, às 11h46)

Reprodução/Facebook/Miss Brasil Universo


O ex-ministro de FHC, Fagliari e Hazzy: incompetentes ontem, hoje e sempre

A não classificação da cearense Melissa Gurgel para a etapa de trajes de gala do concurso Miss Universo 2014, realizado na noite deste domingo (25), custou caro à Band na medição prévia de audiência do Ibope realizada na Grande São Paulo, principal praça de decisões para o mercado publicitário brasileiro. Em quatro anos, desde que a capital paulista recebeu o concurso, o evento tem definhado em telespectadores (teve queda de 64,44%) na mesma proporção que as representantes brasileiras involuíram nas suas classificações finais – do terceiro lugar de Priscila Machado em 2011, chegou-se com Melissa praticamente ao fundo do poço. Por muito pouco, a cearense não foi desclassificada nas preliminares, não fosse por pressões advindas do gabinete do governador Camilo Santana (PT) ou negociata feita por representantes da Secretaria de Turismo junto à Miss Universe Organization para que Fortaleza, cidade natal de Melissa, recebesse a 64ª edição do Miss Universo já no final deste ano.
No gráfico abaixo, o leitor pode verificar a derrocada de audiência que o concurso Miss Universo vem sofrendo em telespectadores e domicílios desde 2011 (Para as médias de audiência verificadas entre 2003 e 2013, recomenda-se a leitura deste link).

EVOLUÇÃO DE AUDIÊNCIA DO CONCURSO MISS UNIVERSO NAS MEDIÇÕES DO IBOPE NA GRANDE SÃO PAULO
Os dados são referentes às edições de 2011 a 2014
Ano Rede Média Telespectadores Domicílios
2011(*) Band 8,2 1,504.864 477.527
2012(**) Band 4 734.080 240.816
2013(***) Band 3 557.442 185.856
2014(****) Band 2,7 535.037 181.205

(*)Equivalência de um ponto: 183.520 telespectadores e 58.235 domicílios
(**)Equivalência de um ponto: 183.520 telespectadores e 60.204 domicílios
(***)Equivalência de um ponto: 185.814 telespectadores e 61.952 domicílios
(****)Equivalência de um ponto: 198.162 telespectadores e 67.113 domicílios

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Nossas Venezuelas, Numb3rs, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A involução da audiência do concurso Miss Universo na Band em telespectadores e domicílios (2011-2014)

  1. Pingback: Histórico da audiência americana do Miss Universo (1974-2014) | TV em Análise Críticas

  2. Pingback: Cálculo do Ibope: 2,9 milhões de telespectadores assistiram à primeira parte da entrevista de Gugu com o ex-goleiro Bruno | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s