No PNT, concurso Miss Brasil dá mesma audiência que novela Sabor de Mel e séries de terror juvenil da The CW The Vampire Diaries e The Originals


Certame de 2014 teve, em todo o país, 1,8 milhão de telespectadores (300 mil a mais que a novela das oito que a Band exibia em 1983), mas perdeu meio milhão de telespectadores ante o Miss Brasil 2013

Da redação TV em Análise

Lucas Ismael/Band/Divulgação/27.09.2014


-Nãããããããããããããããooooooo!!!!!!

Com a divulgação, em seu site, da equivalência, em telespectadores e domicílios, de um ponto nas medições que o Ibope realiza na Grande São Paulo, apresentando dados de 2011, e tomando como base também informações de blogs especializados na cobertura de televisão aberta publicadas entre 2011 e 2014, o TV em Análise Críticas elaborou uma tabela contendo os números detalhados de telespectadores e de domicílios que assistiram ao concurso Miss Brasil entre 2011 e 2014. Os dados abaixo se referem às edições televisionadas pela Rede Bandeirantes e levam em conta a importância da capital paulista nas decisões que o mercado publicitário tem tomado para comprar as cotas de patrocínio do certame.
Em todos os anos do levantamento, o certame ficou abaixo de 1 milhão de telespectadores. A melhor marca foi verificada no Miss Brasil 2013, visto por 724.674 telespectadores e 241.632 domicílios apenas na capital paulista. A pior marca foi verificada no Miss Brasil 2012, que foi assistido por apenas 367.040 telespectadores e 120.408 domicílios. A gangorra de audiência parece estar espantando anunciantes do certame ano após ano: em comparação ao Miss Brasil 2013, a Band tinha vendido na primeira semana de atividades das misses na cidade-sede, no caso, Fortaleza, apenas três cotas nacionais de patrocínio. No Miss Brasil do ano anterior, a emissora já tinha comercializadas no mesmo período quatro cotas (inclusive a do Governo do Estado de Minas Gerais). Em 2013, a etapa brasileira do concurso Miss Universo aconteceu em Belo Horizonte. Números:

EVOLUÇÃO DE AUDIÊNCIA DO CONCURSO MISS BRASIL NAS MEDIÇÕES DO IBOPE NA GRANDE SÃO PAULO
Os dados são referentes às edições de 2011 a 2014
Ano Rede Média Telespectadores Domicílios
2011(*) Band 3 550.560 174.705
2012(**) Band 2 367.040 120.408
2013(***) Band 3,9 724.674 241.632
2014(****) Band 2,9 560.514 189.082

(*)Equivalência de um ponto: 183.520 telespectadores e 58.235 domicílios
(**)Equivalência de um ponto: 183.520 telespectadores e 60.204 domicílios
(***)Equivalência de um ponto: 185.814 telespectadores e 61.952 domicílios
(****)Equivalência de um ponto: 193.281 telespectadores e 65.201 domicílios

Já no Painel Nacional de Televisão (PNT), a Band tem mais motivos para chorar do que para comemorar o desempenho medíocre de audiência do concurso Miss Brasil nos dois últimos anos (2013 Beagá e 2014 Fortaleza). Apenas 2,3 milhões de telespectadores em todo o país acompanharam a coroação da matogrossense Jakelyne Oliveira, que, mais tarde, cairia na quinta colocação do concurso Miss Universo 2013, graças a uma demonstração de analfabetismo funcional atestada pela atriz norte-americana Carol Alt e pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).
No Miss Brasil 2014, vencido em casa pela cearense Melissa Gurgel, essa cifra caiu para a casa de 1,8 milhão de telespectadores (mais ou menos a que era registrada pela novela Sabor de Mel, escrita por Jorge Andrade e protagonizada por Sandra Bréa em 1983, antes da Globo exibir uma reprise tapa-buraco de O Casarão, em função dos problemas de censura com Louco Amor, trama que sucederia Sol de Verão na faixa das 20h30). Em ambos os casos, o certame registra mais ou menos a mesma quantidade de público de um inédito tanto de The Vampire Diaries quanto de The Originals, ambas em suas exibições na rede americana The CW. Números:

EVOLUÇÃO DE AUDIÊNCIA DO CONCURSO MISS BRASIL NAS MEDIÇÕES DO IBOPE NO PAINEL NACIONAL DE TELEVISÃO
Os dados são referentes às edições de 2011 a 2014
Ano Rede Média Telespectadores Domicílios
2013(*) Band 3,9 2.371.843 796.017
2014(**) Band 2,9 1.859.729 630.634

(*)Equivalência de um ponto: 608.165 telespectadores e 204.107 domicílios
(**)Equivalência de um ponto: 641.286 telespectadores e 217.460 domicílios

Para as médias de audiência do Miss Brasil a partir de 1982, recomenda-se a leitura deste texto, que não incluem quantidades de telespectadores ou de domicílios em que o certame foi assistido. Com o aprimoramento dos métodos do Ibope nos anos recentes, este texto se torna mais explicativo e, ao mesmo tempo, didático a leitores e missólogos.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Nossas Venezuelas, Numb3rs, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s