A audiência americana da terceira noite de estreias da temporada 2014-2015, quarta-feira, 24 de setembro de 2014


Cancelamento de The X-Factor por adaptação de drama espanhol derruba números da FOX e concorrentes como NBC e ABC fazem a festa com novas produções

Da redação TV em Análise

Carin Baer/FOX/Divulgação


-Dra. Jackson, esse negócio de não ter reality musical não vai dar certo!

Sem The X-Factor, a primeira quarta-feira da temporada 2014-2015 foi extremamente difícil para a FOX, que amargou o escopo do horário nobre com 4,1 milhões de telespectadores a menos em relação à primeira quarta-feira da temporada 2013-2014. A ausência de atrações de peso na FOX fez a festa de suas concorrentes (e algozes da competição musical, que voltou para a Inglaterra). Hell’s Kitchen, por exemplo (escolhida para ocupar a faixa das 20h na vaga do antigo reality musical), teve 3,6 milhões de telespectadores a menos em relação ao programa que ocupava esse horário na primeira quarta-feira da fall-season 2013.
Na faixa das 21h, Red Band Society perdeu 600 mil telespectadores em relação à estreia, na semana passada. A opção por programas roteirizados no horário antes de The X-Factor causou um dano terrível aos antes robustecidos números da FOX. Perderam-se 4,5 milhões de telespectadores ao trocar-se uma competição musical de baixo potencial comercial por uma adaptação de drama médico espanhol irrelevante com atriz oscarizada (Octavia Spencer) do qual ninguém fala, ninguém comenta.
Com o malogro da FOX, restou a The Mysteries of Laura, também adaptação de série espanhola, tomar para a NBC o posto de programa número 1 da faixa das 20h. A aposta na imagem familiar de Debra Messing no papel de uma detetive idem, apegada aos filhos enquanto vai nas ruas apanhar os criminosos, caiu como um refresco para os executivos e assessores de imprensa da emissora. Em comparação à estreia da segunda temporada de Revolution, trama que abriu a primeira quarta-feira da temporada 2013-2014, houve um crescimento de 3,1 milhões de telespectadores na faixa das 20h para um programa de abertura de temporada.
Na ABC, a formação da lide entre Modern Family e a novata Black-ish também trouxe benefícios: a faixa das 21h registrou 10,85 milhões de telespectadores só para a emissora. Em números absolutos, a NBC liderou o escopo do horário nobre, com 9,5 milhões de telespectadores, média de 6,2 e share domiciliar de 11 pontos. A lide da CBS para a estreia de temporada de Survivor: San Juan del Sur e o final da 16ª temporada do Big Brother rendeu-lhe a vice-liderança, com 8,3 milhões de telespectadores, média de 4,9 e share de 8. A ABC “cravou” a terceira colocação, com 7,9 milhões de telespectadores, média de 5 e share de 8, números esses atribuídos às drásticas mudanças que a FOX promoveu em sua grade. A FOX, a propósito, registrou 3,5 milhões de telespectadores, média de 2,2 e share de 4. Por último, a The CW registrou, ainda na queima de estoque da summer-season, 1,45 milhão de telespectadores, média de 0,8 e share de 1 ponto.
No entanto, a “ponte” de realities fez a CBS liderar a medição entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, com 2,6 pontos de média – 0,2 a mais que a segunda colocada, a ABC, que registrou 2,4. Apesar da estreia do novo trio de procedurals, a NBC amargou a terceira colocação nessa faixa, com 1,9 ponto. Atrás, a FOX registrou 1,2 ponto (1,3 a menos em relação à primeira quarta-feira da fall-season 2013), contra apenas 0,5 da The CW.
Hora por hora (horários da costa leste americana), os dados da Nielsen Media Research:

20h

NBC: The Mysteries of Laura – estreia de horário (9,9 milhões de telespectadores, 6,6/11 domiciliar)
CBS: Survivor: San Juan del Sur – estreia de temporada (9,8 milhões, 5,8/10)
ABC: The Middle – estreia de temporada (7,4 milhões, 4,6/8)/The Goldbergs – estreia de temporada (7 milhões, 4.1/7)
FOX: Hell’s Kitchen (3,7 milhões, 2,2/4)
The CW: Penn & Teller Fool Us (1,5 milhão, 0,9/2)

Líder 18-49: Survivor: San Juan del Sur (2,8)

21h

ABC: Modern Family – estreia de temporada (10,9 milhões, 6,6/11)/Black-ish – estreia (10,8 milhões, 6,7/11)
NBC: Law & Order: SVU – estreia de temporada (10,1 milhões, 6,5/11)
CBS: Survivor: San Juan del Sur – estreia de temporada (9,4 milhões, 5,5/9)/Big Brother – final de temporada (7,3 milhões, 4,3/7)
FOX: Red Band Society (3,4 milhões, 2,2/4)
The CW: Penn & Teller Fool Us – reprise (1,4 milhão, 0,8/1)

Líder 18-49: Modern Family (3,7)

22h

NBC: Chicago PD – estreia de temporada (8,45 milhões, 5,5/10)
CBS: Big Brother – final de temporada (6,8 milhões, 3,9/7)
ABC: Nashville – estreia de temporada (5,65 milhões, 4,0/7)

Líder 18-49: Big Brother (2,5)

NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite

O TOP 10 DAS TV’S PAGAS AMERICANAS NA 4ª FEIRA, 24/9/2014
A lista abaixo se refere aos programas de horário nobre (excetuando-se intervalos comerciais), transmitidos entre as 20 e 23h (horário da costa leste)
Programa Canal Espectadores (em milhões) Média 18-49
South Park – estreia de temporada (22h) Comedy Central 2,402 1,4
The Big Bang Theory – reprise (22h) TBS 2,728 1,1
The Big Bang Theory – reprise (22h30) TBS 2,678 1,0
The Big Bang Theory – reprise (21h30) TBS 2,621 1,0
Key & Peele – estreia de temporada (22h30) Comedy Central 1,614 1,0
American Dad! – reprise (22h30) Adult Swim/Cartoon Network 2,143 0,9
The Big Bang Theory – reprise (21h) TBS 2,264 0,9
American Dad! – reprise (22h) Adult Swim/Cartoon Network 2,043 0,9
Teen Mom 2 (22h) MTV 1,353 0,8
The Big Bang Theory – reprise (20h30) TBS 2,149 0,8

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Numb3rs, Reality-shows, Séries e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s