Histórico de audiência do concurso Miss Brasil (1982-2014)


Em 32 anos, certame perdeu uma Império inteira de público. E na Band desde 2003, praticamente o registrado no concurso de 2008

Da redação TV em Análise

Lucas Ismael/Band/Divulgação/27.09.2014


“A face do mal, o grito de horror…” (Paulo Ricardo. In: Alvorada Voraz, do álbum Rádio Pirata ao Vivo, CBS/Sony, 1986)

Já considerando os números consolidados do concurso Miss Brasil 2014, realizado na noite do sábado (27), em Fortaleza, o certame teve uma derrocada de 35,5 pontos em relação ao concurso Miss Brasil 1982, transmitido pelo SBT no dia 26 de junho do ano em questão, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Considerando-se apenas os anos em que está na Band, o certame teve uma queda de 4,1 pontos em relação ao Miss Brasil 2003, realizado em 26 de abril do ano em questão na Via Funchal, também na capital paulista.
Em termos comparativos, a perda de público do Miss Brasil ante 1982 equivale à média de audiência de um capítulo de dia útil da atual novela das 21h da Rede Globo, Império, em momentos de alta tensão e revelações importantes. No período da Band, a queda verificada desde 2003 é praticamente a mesma audiência registrada pelo Miss Brasil 2008, realizado no dia 13 de abril de 2008, no Olympia paulistano. À ocasião, o certame registrara 4,3 pontos de média na medição do Ibope realizada na Grande São Paulo (principal praça para as decisões do mercado publicitário brasileiro). Considerando-se também os dados do Audi-TV (comprado pelo instituto no fim dos anos 1980), a série histórica de audiências do concurso Miss Brasil tem os seguintes números:

O IBOPE DO MISS BRASIL, EM NÚMEROS
Levantamento inclui dados apurados pelo Ibope e Audi-TV
Ano Rede Média Pico
1982 SBT 38,4 *
1983 SBT 35 *
1984 SBT 35 42
1985 SBT 42 *
1989 SBT 8 *
2002 Rede TV! 5 8
2003 Band 7 12
2004 Band 7 12
2005 Band 6 8
2006 Band 6 9
2007 Band 4,5 7,5
2008 Band 4,3 6
2009 Band 5 7
2010 Band 3,5 5
2011 Band 3 4,2
2012 Band 2 4
2013 Band 3,9 4,5
2014 Band 2,9 3,5

(*)Dado indisponível

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Nossas Venezuelas, Numb3rs, Projetos especiais e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Histórico de audiência do concurso Miss Brasil (1982-2014)

  1. Pingback: Derrocada de audiência do concurso Miss Brasil, denunciada pelo Críticas, vira destaque na Folha de S. Paulo | TV em Análise Críticas

  2. Pingback: Para assessoria da Miss Universe Organization, a Miss Brasil 2014 Melissa Gurgel não existe | TV em Análise Críticas

  3. Pingback: Estatísticas e constatações do concurso Miss Brasil 2014 | TV em Análise Críticas

  4. Pingback: No PNT, concurso Miss Brasil dá mesma audiência que novela Sabor de Mel e séries de terror juvenil da The CW The Vampire Diaries e The Originals | TV em Análise Críticas

  5. Pingback: Média de audiência do concurso Miss Brasil caiu 92% entre 1982 e 2014 | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s