Cidades brasileiras estão fora da disputa pela sede do Miss Universo 2014, segundo fonte


Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Manaus foram reprovadas pela direção da Miss Universe Organization

Da redação TV em Análise

Adriano Oliveira/G1/23.03.2014


Aeroporto Leite Lopes: Ribeirão Preto “bombada” pela MUO

A organização da 63ª edição do concurso Miss Universo definiu na manhã desta quarta-feira (10) que as cidades de Miami, Pasay, Las Vegas, Nova York e Bangcoc continuam na disputa pela sede do evento, que deverá acontecer no dia 29 de novembro. Fontes da Miss Universe Organization informaram ao TV em Análise Críticas que as cidades brasileiras de Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Manaus foram reprovadas por não possuírem infraestrutura apropriada para receber as 87 candidatas nacionais previstas.
Reportagem do Críticas publicada em 25 de maio havia detectado quatro pontos desfavoráveis à candidatura da capital gaúcha a receber o Miss Universo 2014: clima frio, obrigatoriedade do uso de casacos para as misses, neblina constante no Aeroporto Internacional Salgado Filho e crescimento de 19,5% no número de roubos a estabelecimentos comerciais (inclusive potenciais locais de visita das candidatas).
Contra Manaus, pesaram a parca oferta de voos internacionais que tem como destino o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a alta incidência de casos de febre amarela (que obrigaria uma vacinação em massa de misses, produção e colaboradores da MUO), a ausência de casas de espetáculos que atendam às exigências da MUO e o crescimento de 18,1% no número de homicídios, entre 2001 e 2011, de acordo com dados do Mapa da Violência, organizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano (Cebela), com base em informações do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. A não ampliação do Aeroporto Municipal Leite Lopes (apesar das promessas do governador Geraldo Alckmin/PSDB) foi decisiva para derrubar a candidatura de Ribeirão Preto. Segundo uma fonte da MUO, com livre trânsito pela Enter, sob a condição de manter o anonimato, a ausência de um posto da Alfândega foi cabal para que Donald Trump dissesse “não” à cidade paulista. Misses e equipes do certame teriam que fazer esses procedimentos em Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas).
Para o caso do Rio de Janeiro, no entanto, a MUO decidiu adiar a postulação para a 64ª edição do certame, em 2015. A capital fluminense já teria como concorrente potencial a cidade de Fortaleza, mas setores da Enter são contra. A realização do Miss Universo 2015 no Rio, segundo essa mesma fonte, “poderia atrapalhar os preparativos [da cidade] para as Olimpíadas [de Verão] de 2016”. Mas a NBC quer porque quer o certame na cidade, pois precisa de uma importante vitrina para promover os Jogos Olímpicos, que lhe são exclusivos em território americano para várias mídias.
Na mesma manhã, a MUO decidiu também desconsiderar as candidaturas de Macau, Dubai, Jacarta, Quezón e Baku. Ainda não existe uma data fixada para o anúncio oficial da cidade-sede do Miss Universo 2014, mas diretores da MUO informaram ao Críticas que a escolhida será conhecida antes da terça-feira (30).

Aeroporto de Ribeirão Preto vira arma de Skaf no horário eleitoral

Durante seu programa de TV desta segunda-feira (8), o candidato a governador Paulo Skaf (PMDB) usou o caso do Aeroporto Leite Lopes como exemplo de obra não feita por Alckmin, que disputa a reeleição. “Prometeu ampliar o aeroporto (das misses)”, anunciava um locutor em off. “Eles prometem, mas não realizam nada que prometem”, desabafou uma senhora.
Mais incisiva para alimentar a irritação dos diretores da MUO e de Trump após as exéquias da véspera, numa sinagoga novaiorquina, da comediante Joan Rivers (1933-2014), vencedora da temporada 2 do The Celebrity Apprentice (2009), a locução da campanha de Skaf, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) foi ao ponto, baseada em manchetes da imprensa da própria cidade: “Ampliação do Leite Lopes não decola. Prometeu e não fez”. Não à toa, Ribeirão Preto, que pretendia sediar o Miss Universo 2014 embaixo de promessas faraônicas, é a cidade natal da principal favorita ao título de Miss Brasil 2014, Fernanda Leme.
De acordo com a campanha de Alckmin, a obra do Leite Lopes, administrado pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), aguarda definição do Governo Federal para ampliação do terminal, deslocamento da pista e construção do novo pátio de aeronaves. O licenciamento ambiental já existe (Com informações do jornal A Cidade).

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Nossas Venezuelas, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Cidades brasileiras estão fora da disputa pela sede do Miss Universo 2014, segundo fonte

  1. Carlos Weber disse:

    na realidade querem acabar com os concursos de beleza do Brasil. Esta é a meta da Rede Globo de Televisão no Brasil

  2. Pingback: Por três votos a um, Doral aceita oferta de Trump para sediar o 63º concurso de Miss Universo | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s