Número provisório de candidatas a Miss Universo 2014 já é igual ao de 2007


No entanto, indicações e novos concursos nacionais devem “anabolizar” esse quadro

Da redação TV em Análise

AFP/11.05.2007


Contingente de candidatas a Miss Universo 2007 em gravação externa

Contabilizando candidatas nacionais já eleitas, concursos com datas a confirmar e países que retornam ou que irão estrear, a 63ª edição do concurso Miss Universo contabiliza até este domingo (20) a participação confirmada de 77 países, de acordo com levantamento realizado pela redação do TV em Análise Críticas. O mesmo contingente de candidatas – superior em cinco países ao registrado no levantamento divulgado na segunda-feira (7/7), que contabilizava 72 candidatas (número apenas registrado no Miss Universo 1976) – foi usado no concurso de Miss Universo 2007, realizado na Cidade do México.
A se confirmar, esse será o terceiro menor número de candidatas na história do Miss Universo desde que Donald Trump assumiu a administração do certame em 1996. Antes de 2007, as edições do Miss Universo em 1982 (Lima), 1986 (Cidade do Panamá) e 1994 (Manila) também tinham registrado 77 candidatas.
No entanto, esse número pode sofrer ajuste para mais, a depender do agendamento de novos concursos nacionais e, principalmente, da indicação de candidatas em alguns países – tendência essa que, segundo diretores da Miss Universe Organization, deve ocorrer para brecar uma eventual queda de candidatas em relação ao Miss Universo 2013. Em Moscou, foram 86 candidatas, ante as 89 registradas em 2011 (São Paulo) e 2012 (Las Vegas). Fala-se inclusive numa “Operação Anabolização”, para ultrapassar o número recorde de candidatas verificado nessas duas edições do certame.
Pelo planejamento apresentado pela MUO à rede NBC, o concurso Miss Universo 2014 deve acontecer numa quarta-feira, 17 de dezembro, independentemente da cidade-sede que for escolhida. 12 delas ainda estão no páreo: Bangcoc, Jacarta, Macau, Pasay, Quezón, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Manaus, Las Vegas, Nova York e Dubai. Nesta última cidade, que chegou a ser visitada por Donald Trump, há dois pontos contra: a inexistência de relações diplomáticas ou comerciais dos Emirados Árabes com Israel e a obrigatoriedade da apresentação da candidata do país – coisa que dificilmente vai acontecer. Fortaleza, que chegou a apresentar proposta formal, retirou sua candidatura no dia 20 de maio, por suspeitas de irregularidades na construção do local que deveria abrigar a final do certame, o Centro de Eventos do Ceará (que deverá abrigar o concurso Miss Brasil 2014, no dia 27 de setembro). De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Povo em agosto de 2012, o Tribunal de Contas do Estado atestou um superfaturamento de R$ 122,7 milhões na construção do novo centro de convenções da capital cearense. Passados quase dois anos da denúncia, ninguém foi punido pelas irregularidades nem na esfera cível tampouco na criminal.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Numb3rs, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Número provisório de candidatas a Miss Universo 2014 já é igual ao de 2007

  1. Pingback: Número provisório de candidatas a Miss Universo 2014 já é igual ao de 2009 | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s