Donald Trump estuda demitir diretor da MUO que deixou ‘vazar’ que Fortaleza seria sede do Miss Universo 2014


Permanência de Shawn McClain na área de negócios internacionais está a perigo

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Reprodução/Fortaleza Convention News


McClain (à direita, com lobistas cearenses): queimado na foto

O print acima, extraído do blog do Fortaleza Convention and Visitors Bureau (FCVB), pode ter sido a gota d’água para a permanência de Shawn C. McClain como diretor de negócios internacionais da Miss Universe Organization. Durante jantar com autoridades locais, em setembro de 2013, McClain deixou vazar a informação, secreta, de que Fortaleza seria a sede do concurso Miss Universo 2014, faltando menos de dois meses para o concurso Miss Universo 2013, realizado em Moscou.
Diversos sites nacionais repercutiram o encontro de McClain e da presidenta da MUO, Paula Shugart, com o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, o presidente do FCVB, Colombo Cialdini, e o então diretor da Enter, Caio Luiz de Carvalho, ex-ministro do (des)governo FHC suspeito de irregularidades em licitações quando presidiu a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), entre 1996 e 2001. Era a crônica de uma negociata anunciada, avalizada pelos coronéis locais liderados pelo ex-ministro Ciro Gomes (PROS) e seu padrinho e mentor, o ex-senador Tasso Jerrisati (PSDB).
A repercussão, pelo TV em Análise Críticas, do superfaturamento na construção do Centro de Eventos do Ceará fez o co-proprietário do concurso Miss Universo, Donald Trump, chamar a atenção de McClain para a encrenca em que estava se metendo. Pouco após o diretor da MUO retornar de Manila, no dia 31 de março, Trump, bastante irritado, reclamou da postura de seu subordinado no jantar do restaurante Lô. Não achou correto um executivo da Miss Universe Organization participar de jantares com representantes de cidades-candidatas a sediar uma edição do concurso Miss Universo e o mais grave: posar para fotos ao lado de autoridades. Trump enxergou indícios de acerto ilegal entre a MUO e entes públicos (Setur-CE, no caso). Mandou parar de imediato qualquer negociação com Fortaleza, até que a Enter, empresa de eventos do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que detém a representação do Miss Universo no Brasil, fosse comunicada do caso.
Menos de dois meses depois, no dia 20 de maio, a Secretaria de Turismo do Ceará, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que Fortaleza retirou sua candidatura a sediar o Miss Universo 2014. À ocasião, Caio Carvalho chegou a anunciar outras quatro cidades para serem consideradas pela MUO para serem opção brasileira para sediar o Miss Universo 2014. Em represália, no dia 29, a direção do Grupo Band remanejou Carvalho para a direção do canal pago Arte 1, deixando a Enter interinamente nas mãos de sua coordenadora Viviane Negocia Mendes. Cabe a ela tentar de forma inglória convencer Trump de que é possível sim fazer o Miss Universo 2014 no Brasil livre de quaisquer negociatas. Já em relação à permanência de Shawn McClain na direção da MUO, o olho da rua é o caminho mais próximo.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Jóia da coroa, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s