A audiência americana da sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014, noite de abertura das Olimpíadas de Inverno de Sochi


Cerimônia gravada é a segunda mais vista desde 2006, mas perde público em comparação a Vancouver 2010

Da redação TV em Análise
(Atualizado em 11/2/2014, às 14h28)

AFP/07.02.2014


Fogos em Sochi e festa também para a NBC

Com a maior audiência para uma transmissão gravada de uma cerimônia de abertura de olimpíada de inverno desde Turim 2006, a NBC liderou com folga o escopo do horário nobre com 31,7 milhões de telespectadores, média de 17,1 e share domiciliar de 27 pontos. Esses números foram bem superiores aos registrados pela segunda colocada, a CBS, que registrou 5,6 milhões de telespectadores, média de 3,7 e share de 6 ao optar por reprises – tendência essa que deve se repetir durante todo o período olímpico. Na terceira colocação, a ABC teve 4,6 milhões de telespectadores, média de 2,9 e share de 5, ao preservar de inédito o jornalístico 20/20.
Tática de risco foi adotada pela FOX, que manteve os inéditos de Enlisted e Raising Hope apesar da concorrência com a olimpíada – fechou a noite na quarta colocação com 2,4 milhões de telespectadores, média de 1,6 e share de 3. Mais sensata, a The CW optou por programar um filme, que deu à emissora 826 mil telespectadores, média de 0,6 e share de 1 ponto.
De acordo com a assessoria da NBC Sports, a cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno de Sochi foi a de segunda maior audiência na TV norte-americana entre as que foram ao ar gravadas – a divisão de esportes da NBC toma como referência Lilliehammer, em 1994, que deu 33,8 milhões de telespectadores à CBS (que conquistara o direito de exibir a competição em troca de abrir mão de transmitir a NFL por um certo período). Ultrapassou recordes estabelecidos em Nagano (1998, CBS, 27,2 milhões), Albertville (1992, CBS, 24 milhões) e Turim (2006, NBC, 22,2 milhões). Ainda assim, houve uma queda de 3% no total de telespectadores e de 2% na média em comparação à cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno de Vancouver, em 2010 (esta transmitida ao vivo na costa leste).
Entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, a NBC foi hegemônica, com média de 8,6, contra apenas 1,1 da ABC, 0,8 da CBS, 0,7 da FOX e 0,2 da The CW.
Hora por hora (horários da costa leste americana), os dados da Nielsen Media Research:

20h

NBC: XXII Olimpíadas de Inverno – cerimônia de abertura (31,1 milhões de telespectadores, 16,8/27 domiciliar)
CBS: Undercover Boss – reprise (5 milhões, 3,3/5)
ABC: Last Man Standing – reprise (4,6 milhões, 2,8/5)/Last Man Standing – reprise (4,1 milhões, 2,6/4)
FOX: Bones – reprise (3,1 milhões, 2,0/3)
The CW: Filme – Attack of the Block/Ataque ao Prédio (2011) (972.000, 0,6/1)

Líder 18-49: Olimpíadas de Inverno (8,0)

21h

NBC: XXII Olimpíadas de Inverno – cerimônia de abertura (34,6 milhões, 18,4/29)
CBS: Hawaii Five-0 – reprise (4,9 milhões, 3,3/5)
ABC: Shark Tank – reprise (4,6 milhões, 2,8/4)
FOX: Enlisted (1,8 miljão, 1,2/2)/Raising Hope (1,6 milhão, 1,1/2)
The CW: Ataque ao Prédio (731,000, 0.5/1)

Líder 18-49: Olimpíadas de Inverno (9,4)

22h

NBC: XXII Olimpíadas de Inverno – cerimônia de abertura (29,4 milhões, 15,9/26)
CBS: Blue Bloods – reprise (6,7 milhões, 4,5/7)
ABC: 20/20 (4,9 milhões, 3,2/5)

Líder 18-49: Olimpíadas de Inverno (8,4)

NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite/

O TOP 10 DAS TV’S PAGAS AMERICANAS NA 6ª FEIRA, 20/12/2013
A lista abaixo se refere aos programas de horário nobre (excetuando-se intervalos comerciais), transmitidos entre as 20 e 23h (horário da costa leste)
Programa Canal Espectadores (em milhões) Média 18-49
WWE Friday Night Smackdown (20h) Syfy 3,201 0,9
Bering Sea Gold (22h) Discovery 2,145 0,8
American Dad! – reprise (22h30) Adult Swim/Cartoon Network 1,871 0,7
Modern Family – reprise (21h30) USA Network 1,532 0,7
Modern Family – reprise (21h) USA Network 1,467 0,7
Gold Rush (21h) Discovery 2,265 0,7
Modern Family – reprise (22h) USA Network 1,355 0,6
Modern Family – reprise (22h30) USA Network 1,305 0,6
Law & Order: SVU – reprise (20h) USA Network 1,843 0,6
American Dad! – reprise (22h) Adult Swim/Cartoon Network 1,475 0,6

No Brasil

Das três redes que detém os direitos de transmissão da Olimpíada de Inverno de Sochi – Globo, Bandeirantes e Record, apenas as duas últimas exibiram o evento em horários distintos. À tarde, a transmissão ao vivo da Band marcou apenas 2 pontos, ante 10 da Globo (que manteve sua grade regular), 5 da Record (idem) e 4,9 do SBT (que não detém os direitos dos jogos).
No entanto, maior audiência foi registrada pela própria Record, com a exibição gravada (a exemplo do que fez a NBC) na faixa das 23h15: 4 pontos – 13,1 a menos que a exibição americana. Apesar do esforço (e do esmero artístico mostrados no espetáculo russo), a exibição olímpica perdeu para o terrorismo demotucano-psicológico-ianque global de Homeland – (In)Segurança Nacional: Maranhão em Chamas (Vai um Guaraná Jesus Aí, Governadora Roseana Sarney?) (9) e do jornal da globo do ex-cineasta e ex-jornalista Arnaldo Jabor e do “vampiro Drácula da volta da hiperinflação” William Waack (14) – para ambos os casos, ver Maytê Piragibe e os missionários americanos visitados por dona Rosalynn Carter: não somos lacaios.
Os números referem-se à medição realizada pelo Ibope na Grande São Paulo, principal praça para as decisões do mercado publicitário. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios (Com informações do Notícias da TV).

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Cinema, Esportes, Ibopes da vida, Numb3rs, Reality-shows, Séries e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A audiência americana da sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014, noite de abertura das Olimpíadas de Inverno de Sochi

  1. Pingback: A audiência americana do domingo, 23 de fevereiro de 2014, noite de encerramento das Olimpíadas de Inverno de Sochi | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s