As primeiras especulações sobre países concorrentes no Miss Universo 2014, fora os franqueados de sempre


Happy New Year!

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Timothy A. Clary/Getty Images/31.12.2013

Janeiro chegou e com ele as primeiras boatarias sobre país A ou B que vai ou não estrear na 63ª edição do Miss Universo, cuja data e cidade-sede ainda estão em aberto (a despeito de Fortaleza já ter entregue todos os papéis necessários à Miss Universe Organization). Na Wikipedia, insinuam sem provas que o Quirquistão, uma irrelevante ex-república soviética, estaria prestes a estrear no concurso de beleza, a exemplo do que fizera o Azerbaijão no ano passado.
Caso o MU 2014 ocorra na capital cearense (o que será tecnicamente difícil, mas não impossível, devido a questão de datas para não chocar com as eleições presidenciais e para governador), é certo que Kosovo, Chipre e Albânia (renegados em Moscou 2013) retornem. Na fila para um provável retorno também estão as Ilhas Virgens Americanas, que não competem desde São Paulo 2011. Como se sabe, o Brasil é um país de portas bem abertas. No caso especial de Fortaleza, vai receber a Copa FIFA em junho e as misses entre a segunda quinzena de outubro e a primeira quinzena de novembro. De modo que também não misture com o calendário eleitoral dos Estados Unidos – lá, as afiliadas da NBC empreenderão uma ampla cobertura das eleições para os governos de 38 Estados e territórios e para a renovação da Câmara dos Deputados e de um terço do Senado. No entanto, pesa contra Fortaleza a crise na Enter, empresa de eventos da Band, que teve um prejuízo de R$ 77 milhões só com a organização do concurso Miss Brasil 2013, feita de forma tumultuada no apertadíssimo Minascentro, em Belo Horizonte.
Para o Miss Universo 2013, 93 países inscreveram franquias para participar do certame. Desse total, 86 (ou 92,47%) mandaram candidatas. Se fossem contabilizados Kosovo, Albânia, Chipre e Uruguai (e não fossem levadas em conta restrições políticas e tretas de candidatas com coordenadores nacionais – caso de Micaela Orsi, que botou os dobermans contra o coordenador do Miss Uruguai), essa cifra subiria para 90 (96,77%).
Caso a Rússia repita a sede (o que será muito difícil, devido às tensões com as entidades GLBTTTT – gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transformistas, transgêneros e transexuais), é óbvio que o baião de restrições vai continuar. E Mirjeta Shala, investida à toa para Moscou 2013, corra o risco de ficar fora mais uma vez.
Independente de Shala ir ou não ao Miss Universo 2014, 14 candidatas já carimbaram o passaporte no Miss Universo 2014 (não se sabe para onde). É o que atesta a segunda avaliação parcial do TV em Análise Críticas, publicada em 23 de dezembro de 2013. Até o fim deste mês, apenas Bélgica (sábado, 11) e Indonésia (quarta-feira, 29) elegerão suas candidatas. Observada a pausa para as férias de várias coordenações nacionais, a movimentação só deve tomar forma a partir de março, quando Equador (2ª feira, 10/3), Nicarágua (sábado, 15/3), Japão (3ª feira, 18/3) e Filipinas (domingo, 30/3) elegerem suas representantes. E a partir de abril, a máquina começa a acelerar a todo vapor em vários países que tem contrato com a MUO para a sucessão de Gabriela Isler.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Mondo cane, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s