Depois de Moscou, menos discurso e mais prática para a realização do Miss Universo 2014 em Fortaleza


Do Sonho de Miss para a vida real

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Reprodução/Instagram/Miss Universe Organization


Gaby Isler e jurados: poka Moscou, olá Fortaleza?

Depois da realização da 62ª edição do concurso Miss Universo, na Crocus City Hall, em Moscou, diretores da Miss Universe Organization e até mesmo o próprio Donald Trump adotaram o discurso do silêncio em relação à sede da 63ª edição do concurso, prevista para outubro de 2014, no superfaturado Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Exatamente o oposto do alarde que a Secretaria de Turismo e órgãos do trade turístico do Ceará procuraram fazer em cima de uma reportagem da jornalista paulista Gabriela Quintela, do portal R7, ligado à Rede Record, publicada na terça-feira, 1º de outubro. Ipsis literis, esta é a informação:

O Miss Universo 2014 já tem data e local definidos: outubro do ano que vem, em Fortaleza (CE). Fontes afirmam que a negociação já foi fechada.
Fortaleza recebeu no ano passado o Miss Brasil 2012 e, assim como ocorreu no concurso nacional, o Centro de Eventos do Ceará vai sediar a final do evento, e o hotel Marina Park deve hospedar as candidatas dos países participantes.
O anúncio oficial de Fortaleza como sede deve ocorrer depois do Miss Universo 2013, que acontece em novembro, em Moscou.
O Brasil sediou o Miss Universo pela primeira vez em 2011, em São Paulo.
Em entrevista ao Tudo Miss na semana passada, o diretor geral da Band Minas, José Saad Duailibi, havia confirmado o interesse em trazer o concurso de Donald Trump de volta ao País, mas negado a existência de uma negociação. Ele ressaltou, no entanto, o grande incentivo que os concursos de beleza dão ao turismo:

— Onde as misses vão, a mídia vai atrás.

A Band transmite o Miss Brasil e o Miss Universo desde 2003.

Organizadores do Miss Universo no Brasil

O diretor de negócios do Miss Universo, Shawn C. McClain, esteve em Belo Horizonte neste sábado (28) para acompanhar o Miss Brasil 2013, vencido pela mato-grossense Jakelyne Oliveira.
No começo do mês passado, um jantar no restaurante L’Ô, em Fortaleza, reuniu, além de McClain, a presidente do Miss Universo, Paula M. Shugart, o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, o presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Colombo Cialdini, e o ex-ministro do Turismo do governo FHC e hoje diretor geral da Enter (braço de eventos da Band), Caio Carvalho.

De fato, nada ainda foi fechado entre a Miss Universe Organization, o Governo do Estado do Ceará e a Enter. Fontes da Enter informaram à redação do TV em Análise Críticas que a negociação foi apressada para evitar acusações de uso eleitoral do certame por parte de candidatos de oposição ao atual governador, Cid Gomes (PROS), que tenta emplacar o senador Eunício Oliveira (PMDB) como candidato à sua sucessão – entre eles, o ex-senador Tasso Jerissati (PSDB), proprietário da TV Jangadeiro, que deverá fornecer os equipamentos de geração de imagem do certame à CBS, possível nova casa do certame. Pela lei brasileira, Cid não poderá disputar um terceiro mandato consecutivo (foi eleito em 2006 e reeleito em 2010, ainda pelo PSB).
Segundo essa mesma fonte, o contrato entre a SETUR-CE, a Enter e a MUO deverá ser assinado nos próximos dias “por se tratar de uma situação excepcional, que dispense licitação”. Pelo cronograma eleitoral de 2014, a partir de 5 de julho, os órgãos públicos dos Estados estão impedidos de fazer qualquer tipo de contrato que envolva publicidade institucional. No caso do Miss Brasil 2012, também realizado em época eleitoral, as propagandas da prefeitura de Fortaleza foram substituídas por anúncios de uma rede de farmácias sediada na cidade – procedimento esse que a Band deve repetir na sua transmissão para o Brasil.
Nos estertores, diretores da Band, NBC e MUO trabalham com a realização do concurso Miss Universo 2014 para a noite do sábado, dia 25 de outubro, véspera do eventual segundo turno para a Presidência da República e Governos de alguns Estados brasileiros. Outra corrente ligada às três entidades defende a realização do Miss Universo 2014 no dia 11 de outubro, para coincidir com o fim-de-semana do feriado de 12 de outubro, que cairá num domingo.
Qualquer que seja a data, os responsáveis pela sede cearense do Miss Universo 2014 devem partir para a prática, ao invés de fazerem discursos utópicos, irrealizáveis, dignos de megalomanias como a inacabada Transamazônica, estrada construída no governo militar que pretendia ligar o Nordeste ao extremo oeste do país, com vários trechos intrafegáveis de terra batida, de tão ensopados que estão.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Concursos de beleza, Mondo cane, Nossas Venezuelas, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Depois de Moscou, menos discurso e mais prática para a realização do Miss Universo 2014 em Fortaleza

  1. Pingback: Para secretário, Miss Universo 2014 em Fortaleza está confirmado. Para diretores da MUO, está tudo 90% resolvido | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s