O tabelão de preços da AdWeek para os comerciais mais caros das redes abertas americanas na temporada 2013-2014


The Big Bang Theory tem o intervalo mais caro entre os programas roteirizados; ainda assim, SNF lidera em tabela de preços para anunciantes

Da redação TV em Análise

Reprodução/AdWeek

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Por tradição, a revista eletrônica AdWeek divulgou no início da quarta semana da temporada televisiva americana 2013-2014, a tabela de preços com os comerciais mais caros da TV aberta americana para a fall-seasom 2013. Na ponta, o NBC Sunday Night Football, seguido de The Big Bang Theory, que teve crescimento substancial de público e de verbas publiitárias em relação a temporada 2012-2013.
Noite por noite (horários da costa leste americana), os preços dos programas em exibição (para ver a tabela detalhada, favor clicar na imagem ampliada):

2ª feira
20h: The Voice tem o comercial de 30 segundos mais caro – US$ 264.575 – e já saiu ganhando com a venda dos direitos internacionais de exibição a Sony Pictures Television (América Latina e Ásia, para completar sua base global de audiência, fora as vendas dos formatos regionais). O comercial mais barato vem de Hart of Dixie (The CW, Glitz*) – US$ 26.785. Outra observação: um anúncio em How I Met Your Mother (CBS, FOX, US$ 168.435) ou Bones (FOX, US$ 137.875) vale mais que no decadente Dancing with the Stars (ABC, US$ 94.645). As cifras da já cancelada We Are Men não entram;
21h: Já renovada para sua segunda temporada, Sleepy Hollow tem o segundo comercial mais caro da faixa (US$ 139.120, contra US$ 138.575 cobrados em Mom). Na ponta, 2 Broke Girls (cujo comercial de 30″ não sai por menos de US$ 178.343). Por muito menos, Beauty and the Beast cobra US$ 19.776;
22h: Cabe a The Blacklist (NBC, Sony) o comercial mais caro da faixa – US$ 198.667, contra US$ 134.420 cobrados em Hostages. Castle sai com o comercial mais barato – US$ 129.250.

3ª feira
20h: Marvel’s Agents of SHIELD parece justificar os investimentos técnicos do estúdio de HQ homônimo e da ABC. Seu comercial de 30 segundos já vale mais que NCIS (US$ 169.730 contra US$ 161.094). Dads, com roteiros adicionais já ordenados, tem o terceiro intervalo comercial mais caro – US$ 120.100. Por fora, Brooklyn Nine-Nine (US$ 96.225), The Biggest Loser (US$ 78.950) e The Originals (US$ 34.740, o intervalo comercial da grade da The CW mais caro até aqui);
21h: A edição de uma hora do The Voice (a partir desta terça-feira, 15) entrará custando US$ 229.167 o comercial de 30 segundos. Menos que os US$ 231.570 cobrados por New Girl. Um pouco atrás de Voice, The Mindy Project tem o intervalo comercial custando US$ 150.950 por anúncio. Na parte de baixo, Trophy Wife (US$ 91.175) e Supernatural (US$ 39.188);
22h: Excetuadas as cifras da já cancelada Lucky 7, Person of Interest (US$ 138.265) tem o comercial de 30 segundos valendo mais que Chicago Fire (US$ 110.385).

4ª feira
20h: A despeito de suas oscilações de audiência, o comercial de 30 segundos em The X-Factor (US$ 146.594) segue sendo o mais caro da faixa. Um pouco atrás, estão The Middle (US$ 135.050) e Survivor (US$ 115.717). Revolution (US$ 80.000), Back in the Game (US$ 70.734) e Arrow (US$ 47.450) ficaram na lanterna;
21h: Disparado, Modern Family tem o comercial de 30 segundos mais caro no horário (US$ 257.435). Quase o dobro do que é cobrado em Super Fun Night (US$ 130.823). Criminal Minds (US$ 105.678) e Law & Order: SVU (US$ 63.970) ficaram atrás. The Tomorrow People estreou com o comercial de 30 segundos custando US$ 36.745 – um pouco atrás do que é cobrado por SVU;
22h: Disputa de cachorro grande entre CSI e Nashville. O intervalo comercial de uma (cuja 14ª temporada começou com o comercial valendo US$ 107.015) vale US$ 12 mil a mais que a outra (a segunda temporada da trama country tem o comercial valendo US$ 95.778). Um pouco atrás, Ironside não cobra menos de US$ 71.500 por um simples anúncio.

5ª feira
20h: Dos programas da temporada 2013-2014 apuradas até aqui, The Big Bang Theory tem o comercial de 30 segundos mais caro (US$ 326.260). O triplo do que é cobrado pelo programa de resultados do The X-Factor (US$ 112.675). Impulsionada pela audiência recebida de Big Bang, The Millers entra em sua terceira semana de exibição com o comercial valendo US$ 122.390 – mais também que X-Factor. Embora tenha tido uma recepção fria em suas duas primeiras semanas, Welcome to the Family tem o comercial valendo US$ 62.370, ante US$ 82 mil cobrados em Parks and Recreation. Ambas as sitcoms ficam atrás da novata Once Upon A Time in Wonderland (US$ 94.694). Em sua quinta temporada, The Vampire Diaries tem o comercial de 30 segundos orçado em US$ 55.100;
21h: Briga de gigantes entre Grey’s Anatomy (US$ 206.075) e Two And a Half Men (US$ 204.176). Um pouco atrás dessas tramas veteranas, The Crazy Ones estreou com o comercial de 30 segundos valendo US$ 175.200 – 65 mil a mais que The Michael J. Fox Show (US$ 110 mil). E um pouco acima do que é cobrado por Glee (US$ 169.535). Sean Saves the World (US$ 86.900) e Reign (US$ 44.699) completam a tabela;
22h: Para se ter uma ideia do poder de fogo que a atriz Kerry Washington passou a adquirir após sua indicação ao Primetime Emmy, Scandal começou sua terceira temporada com o comercial de 30 segundos valendo mais que Elementary (US$ 200.970 contra US$ 121.395). Por fora, Parenthood (US$ 87.834) se tornou o comercial mais barato da faixa.

6ª feira
20h: Novato, Masterchef Junior cobra o comercial mais caro da faixa (US$ 84.475). Um pouco atrás, Last man Standing cobra US$ 74.766. O terceiro comercial mais caro da faixa cabe a The Neighbors (US$ 64.660), seguido de Undercover Boss (US$ 55.923). Completam a tabela Dateline NBC (US$ 37.165) e The Carrie Diaries (2ª temporada no dia 25/10, US$ 19.333);
21h: Em sua terceira temporada, a começar também no dia 25, Grimm retornará como o programa mais caro desse horário (US$ 82.185), seguido de Shark Tank (US$ 77.870), Hawaii Five-0 (US$ 58.455), reprise de Sleepy Hollow (US$ 33.125) e America’s Next Top Model (US$ 29.685);
22h: Por uma pequena margem, cabe a Blue Bloods o comercial de 30 segundos mais caro deste horário (US$ 58.460 contra US$ 57.357 de Drácula, que vai estrear no dia 25 de outubro). Atrás, o jornalístico 20/20 tem o comercial custando US$ 55.900.

Domingo
19h: Uma diferença de US$ 28 mil separa o Football Night in America (US$ 135.780) do 60 Minutes (US$ 107.745). Por fora, o America’s Funniest Home Videos entrou em sua 24ª temporada com o comercial valendo US$ 59.452;
20h: Com a hegemonia do Sunday Night Football atestada (pelo segundo ano seguido, tem o intervalo comercial mais caro de toda a TV aberta americana, com cada anúncio custando US$ 570 mil, em média), cabe a The Simpsons a liderança no segmento não-esportivo (US$ 256.963). Atrás, vem Bob’s Burgers (US$ 149.650), Once Upon A Time (US$ 141.480) e The Amazing Race (US$ 94.150);
21h: Cabe a Family Guy o comercial mais caro desta faixa (US$ 223.145, contra US$ 158.725 de American Dad!). Entre as tramas de live-action, Revenge aplica uma goleada em The Good Wife (US$ 128.700 a US$ 78.500);
22h: Apesar do mau momento em seus números de audiência, Betrayal tem o comercial de 30 segundos valendo mais que The Mentalist (US$ 98.235 contra US$ 67.300).

Virginia Sherwood/NBC/Divulgação


Ônibus do SNF: o veículo mais caro da TV aberta americana

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
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