EXCLUSIVO: Miss Universo 2013 à noite em Moscou pode causar vazamento de spoilers por internautas americanos


NBC exibirá certame gravado em horário nobre; fora dos Estados Unidos, concurso será mostrado ao vivo na Europa (Rússia inclusa), África, Ásia e boa parte da América Latina (Brasil incluso)

Da redação TV em Análise

Reprodução/Facebook


Vista noturna da Crocus City, que sediará o Miss Universo 2013: americanos saberão vencedora antes de certame passar na TV

A decisão, ainda não-oficializada, dos organizadores russos de realizar o Miss Universo 2013 na parte da noite (e não de madrugada, como chegou a ser sugerido) começa a causar preocupação em setores da direção da Miss Universe Organization. No site do certame, já consta a informação de que a NBC levará ao ar a gravação do certame, às 21h (hora da costa leste), para o público americano. A Telemundo ainda não decidiu como vai agir, se transmite o evento ao vivo às 12h (hora da costa leste) ou passa a disputa à noite, em VT.
Em ambos os lados, é o público americano quem mais vai sair perdendo com a decisão da NBC de exibir o Miss Universo, gravado, ao invés de ir ao ar ao vivo, como era praxe em anos anteriores. Em 1973, por exemplo, a estatal grega EIRT gerou o Miss Universo ao vivo à noite para exibição local e transmissão internacional. A CBS, que detinha os direitos do evento à época, gravou a 22ª edição do Miss Universo para ser exibida em horário nobre. Nessa época, não havia Internet, muito menos redes sociais.
Com a exibição já assegurada em cerca de 100 países, a 62ª edição do Miss Universo começará às 20h (horário da Rússia, 14h, horário de Brasília, 12h, hora de Nova York). O horário assusta a direção tanto da NBC quanto da Telemundo, que já temem um eventual vazamento do nome da vencedora por internautas norte-americanos que estejam, por exemplo, acessando páginas de países que acompanharão o certame ao vivo – casos de Brasil, Venezuela e até mesmo da própria Rússia. Em televisão, essa prática atende pelo nome de spoiler.
A criação de redes sociais como Twitter, WordPress e Facebook após o certame de 2000, em Nicósia (realizado de madrugada) também é outro fator que amedronta a direção da NBC em suas já complicadas relações com a Miss Universe Organization – o contrato atual expirou em março e corre risco de não ser renovado, alimentando uma possível volta à CBS, após 12 anos de ausência.
Pelo planejamento, a CTC Media seria a única geradora de imagens do Miss Universo 2013 e ficaria, portanto, encarregada da transmissão internacional, sob encomenda da Miss Universe Organization. À NBC e Telemundo, caberiam apenas a sua retransmissão em território americano. Apenas uma equipe de apoio da emissora americana estará em Moscou para fiscalizar os trabalhos da emissora russa, obrigada, por contrato, a fazer a geração em inglês. Uma série de nomes estariam sendo considerados pela NBCUniversal para apresentar o certame, mas a organização russa bateu o pé: quer, ao menos, um nome local apresentando a disputa ao lado de um contratado (ou contratada) da NBCU. A decisão oficial para este último caso deve sair antes da quinta-feira (10), quando estarão faltando exatamente 30 dias para o certame.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s