Noite por noite, o guia completo das estreias nas redes abertas americanas para a fall-season 2013


Hora de agrupar a disputa de audiência

Da redação TV em Análise

Craig Sjodin/ABC/Divulgação


Betrayal no “domingo da morte”: perigo na área

Depois de algumas semanas, a redação do TV em Análise Críticas tomou o cuidado de agrupar as datas de estreia da fall-season americana 2013 nas cinco principais redes abertas – ABC, CBS, NBC, FOX e The CW. Pelo cronograma abaixo, o jornalístico 20/20 abre a temporada ainda na noite vazia de sexta-feira (6/9), logo após o feriado do Dia do Trabalho (e quando ainda há menos telespectadores). O grosso da disputa de audiência começa a ser exibido no dia 23 de setembro, com duas estreias na CBS – Mom e Hostages (esta para ocupar a faixa de Hawaii Five-0, que migrou para a Sexta-Feira da Morte).
Nas tabelas abaixo, um raio-X da disputa de público em cada noite:

DOMINGO
Emissora/Hora 19:00 20:00 21:00 22:00
ABC America’s Funniest Home Videos (6/10) Once Upon a Time (29/9) Revenge (29/9) Betrayal (29/9)
CBS 60 Minutes (29/9) The Amazing Race (29/9) The Good Wife (29/9) The Mentalist (29/9)
FOX NFL on FOX/The OT (8/9) The Simpsons (29/9)/Bob’s Burgers (29/9) Family Guy (29/9)/American Dad (29/9) Programação Local
NBC Football Night in America (8/9) NBC Sunday Night Football (8/9)

Na tentativa de emplacar um sucesso de público após os desastres de Pan Am e 666 Park Avenue e o cancelamento de Brothers & Sisters, a ABC arrisca Betrayal para a “faixa maldita” das 22h, competindo com o final do SNF e The Mentalist. É o único problema do domingo de temporada da NFL entre os contraprogramas do futebol americano. Por decisão artística, a FOX vai destinar toda a faixa das 19 às 20h na temporada da bola oval para análises e conclusão das partidas regionais da NFC. Once Upon A Time, Revenge, The Amazing Race, The Good Wife e as animações da FOX apenas cumprirão tabela para aferição de números.

FOX/Divulgação


Sleepy Hollow: promessa de tirar público do salão de danças

SEGUNDA-FEIRA
Emissora/Hora 20:00 20:30 21:00 21:30 22:00
ABC Dancing with the Stars (16/9) Castle (23/9)
CBS How I Met Your Mother (23/9) We Are Men (30/9) 2 Broke Girls (23/9) Mom (23/9) Hostages (23/9)
The CW Hart of Dixie (7/10) Beauty and the Beast (7/10) Programação Local
FOX Bones (16/9)/Almost Human (4/11) Sleepy Hollow (16/9) Programação Local
NBC The Voice (23/9) The Blacklist (23/9)

Antecipada em uma semana (para a noite seguinte ao concurso Miss América 2014), a estreia da 17ª temporada do Dancing with the Stars não terá concorrentes, a princípio. A situação do reality de danças de celebridades deverá se dificultar a partir do dia 23 de setembro, quando retornam The Voice e as comédias da CBS How I Met Your Mother e 2 Broke Girls, além da estreia de Mom (com Anna Faris). Num primeiro momento, Bones e a novata Sleepy Hollow devem contribuir para tirar público do já enfraquecido DWTS (que já perdeu o programa de resultados de terça-feira a partir desta temporada). Hart of Dixie e Beauty and the Beast devem ficar na retaguarda, mas também devem contribuir para o estrago.
Às 22h, Hostages terá a tarefa difícil de desbancar Castle da liderança entre o público chave (na faixa entre 18 e 49 anos). Missão essa cumprida com louvor por Revolution, da NBC, na temporada passada. Falando na NBC, a emissora aposta suas fichas em The Blacklist (a exemplo do The Voice comprada pelo canal pago Sony para exibição no Brasil).
Das comédias novatas da CBS, We Are Men tentará quebrar o estigma deixado por Partners (que saiu do ar após seis episódios). Mesma cruz carrega Mom, designada para a faixa antes ocupada por Mike & Molly, transferida para a mid-season. Ambas as produções devem ficar na marca do pênalti após a segunda semana da fall-season. São dois fortes indicadores de cancelamento.

ABC/Divulgação


Ação de S.H.I.E.L.D. é ameaça à hegemonia de NCIS às 20h

TERÇA-FEIRA
Emissora/Hora 20:00 20:30 21:00 21:30 22:00
ABC Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. (24/9) The Goldbergs (24/9) Trophy Wife (24/9) Lucky 7 (24/9)
CBS NCIS (24/9) NCIS: Los Angeles (24/9) Person of Interest (24/9)
The CW The Originals (8/10) Supernatural (8/10) Programação Local
FOX Dads (17/9) Brooklyn Nine-Nine (17/9) New Girl (17/9) The Mindy Project (17/9) Programação Local
NBC The Voice (24/9)/The Biggest Loser (8/10) The Voice (24/9) Chicago Fire (24/9)

Aposta alta da ABC, Agents of S.H.I.E.L.D. (já comprada para exibição no Brasil pelo canal pago Sony) será a tentativa da emissora de brecar o crescimento de público da trama militar NCIS (que chega à 11ª temporada já sem a atriz chilena Cote De Pablo, que pediu demissão). Ainda na faixa das 20h, S.H.I.E.L.D. terá a concorrência difícil em suas duas primeiras semanas com edições especiais do The Voice. Com The Biggest Loser na faixa a partir de 8 de outubro, as coisas poderãop ficar mais fáceis. A não ser por The Originals, spin-off de The Vampire Diaries que deverá causar grandes problemas à faixa de realities da NBC. Na FOX, Dads (de Seth MacFarlane) e Brooklyn Nine-Nine (dos mesmos produtores do Saturday Night Live) entrarão como azarões.
Já às 21h, The Goldbergs e Trophy Wife serão os grandes problemas da ABC para enfrentar a concorrência pesadíssima com NCIS: Los Angeles e as comédias já estabelecidas da FOX New Girl e The Mindy Project. Voice entrará como agravante, mas será Supernatural o grande sugador de público das sitcoms da rede do abecedário.
Às 22h, Lucky 7 (adaptação da inglesa The Syndicate) tentará medir forças com a intensidade de Chicago Fire e o novo horário de Person of Interest. Tem indicador de que não deve receber temporada completa, mas os números deverão refletir outra realidade.

Kevin Foley/ABC/Divulgação


Ben Koldyke: beisebola para Modern Family e aposta de risco

QUARTA-FEIRA
Emissora/Hora 20:00 20:30 21:00 21:30 22:00
ABC The Middle (25/9) Back in the Game (25/9) Modern Family (25/9) Super Fun Night (2/10) Nashville (10/10)
CBS Survivor: Blood vs. Water (18/9) Criminal Minds (25/9) CSI (25/9)
The CW Arrow (9/10) The Tomorrow People (9/10) Programação Local
FOX The X-Factor (performances) (11/9) Programação Local
NBC Revolution (25/9) Law & Order: Special Victims Unit (25/9) Ironside (2/10)

Com a faixa das 20h toda dominada por Survivor e The X-Factor, restará a Revolution em seu novo dia enfrentar o difícil teste de sobrevivência contra as comédias da ABC The Middle e Back in the Game. A depender da receptividade, a trama novata periga para o cancelamento, dada a impopularidade do beisebol em países que, talvez, assistam a trama a partir de outubro. Coringa na trmporada passada, Arrow deve ser novamente o fiel da balança na disputa entre o público da faixa 18-49.
Mas a salvação de Back in the Game estará no fato de servir de lide para Modern Family, às 21h (já em vias de pegar seu quarto Primetime Emmy). A entrada de Super Fun Night, com Rebel Wilson, às 21h30, deve acrescentar mais peso à disputa de telespectadores jovens adultos com o público que quer ver as performances do X-Factor. Criminal Minds (líder usual do horário) e Law & Order: SVU deverão apenas servir de estepe.
Mas será o discurso social de Ironside quem deve ditar a tônica da disputa das 22h, já centrada entre CSI e Nashville. Após a experiência de Chicago Fire na faixa, a NBC aposta em outra produção novata para tentar estabelecer novos parâmetros de procedural dramas. Com isso, SVU deverá deixar a grade após a temporada que está para estrear. A fórmula e as rugas de expressão na cara da Mariska Hargitay já cansaram.

Jack Rowand/ABC/Divulgação


Sophie Lowe em OUAT in Wonderland: medo do corte

QUINTA-FEIRA
Emissora/Hora 20:00 20:30 21:00 21:30 22:00
ABC Once Upon A Time in Wonderland (10/10) Grey’s Anatomy (26/9) Scandal (3/10)
CBS The Big Bang Theory (26/9) The Millers (3/10) The Crazy Ones (26/9) Two And a Half Men (26/9) Elementary (26/9)
The CW The Vampire Diaries (3/10) The Originals (3/10)/Reign (17/10) Programação Local
FOX The X-Factor (resultados) (12/9) Glee (26/9) Programação Local
NBC Parks and Recreation (26/9) Welcome to the Family (3/10) Sean Saves the World (3/10) The Michael J. Fox Show (26/9) Parenthood (26/9)

Perigo na área: Once Upon A Time in Wonderland tem tudo para repetir os erros de FlashForward, My Generation, Charlie’s Angels e Last Resort, que não passaram da primeira temporada (ou não chegaram nem sequer à metade). A concorrência acirrada de The Big Bang Theory, da novata The Millers e dos programas iniciais do The X-Factor devem pesar contra esse spin-off de OUAT (para não contabilizar The Vampire Diaries). Parks and Recreation e Welcome to the Family, da NBC, devem entrar apenas como coadjuvantes.
Já com o baque causado pela morte precoce de Cory Monteith, Glee deverá registrar algumas de suas maiores audiências entre os episódios 1 e 3 da quinta e penúltima temporada. Passado o tributo a Finn Hudson/Corey, a trama deverá ficar na balança habitual de números. Para o produtor executivo Ryan Murphy, não há mais clima para tocar Glee com o ritmo que vinha sendo tocada. A hora é de fechar às portas. Mas, em números, Glee deverá sofrer um duro golpe com a chegada de The Crazy Ones na faixa das 21h, seguida da 11ª temporada de Two And a Half Men. Sean Saves the World e The Michael J. Fox Show devem apenas cumprir tabela (e o risco óbvio de serem canceladas).
Às 22h, Elementary terá tarefa fácil na disputa de telespectadores, mas deverá perder nas disputas 18-49 ora para Parenthood, ora para Scandal (o benefício de uma eventual vitória de Kerry Washington no Primetime Emmy de melhor atriz deamática deverá pesar bastante).

FOX/Divulgação


Enlisted: cumprir tabela na sexta-feira da morte

SEXTA-FEIRA
Emissora/Hora 20:00 20:30 21:00 21:30 22:00
ABC Last Man Standing (20/9) The Neighbors (20/9) Shark Tank (20/9) 20/20 (6/9)
CBS Undercover Boss (27/9) Hawaii Five-0 (27/9) Blue Bloods (27/9)
The CW The Carrie Diaries (25/10) America’s Next Top Model (23/8) Programação Local
FOX Masterchef Junior (27/9)/Bones (8/11) Sleepy Hollow – reprise (27/9)/Raising Hope (4/11) Enlisted (4/11) Programação Local
NBC Dateline NBC (27/9) Grimm (25/10) Dracula (25/10)

Após os desastres de Made in Jesrey e The Job, a CBS parece ter aprendido direito a lição e decidiu não programar qualquer nova série na temida Sexta-Feira da Morte da fall-season 2013. Neste primeiro estágio deste dia maldito da temporada 2013-2014, só a NBC programou novidade, mas para a faixa das 22h. Dracula (com Jonathan Rhys-Myers) deverá servir como um bom lead-out do Dateline e de Grimm. Vai cumprir tabela com a devido respeito a Blue Bloods e a 20/20.
Na ABC, a “desova” das 20h foi reservada às sitcoms Last Man Standing e The Neighbors. Idem para The Carrie Diaries, na The CW. Masterchef Junior, da FOX, deverá apenas cumprir tabela, não a ponto de receber nova temporada – a menos que o tino empresarial de Gordon Ramsay fale mais alto. Em novembro, a “desova” da FOX passará a ser composta por Bones, Raising Hope e a novata Enlisted.

SÁBADO
Emissora/Hora 20:00 20:30 21:00 22:00
ABC Saturday Night College Football (31/8)
CBS Crimetime Saturady (28/9) Crimetime Saturady (28/9) 48 Hours Mystery (28/9)
FOX FOX Sports Saturday(*) (31/8) Programação Local (após a conclusão do jogo, corrida ou luta)
NBC Reapresentações Reapresentações Reapresentações

(*)Engloba transmissões de futebol americano universitário, lutas de MMA do UFC e de boxe da Golden Boy Promotions e provas da NASCAR

NOTA: Programação sujeita a alterações

Na próxima postagem, o cronograma de estreias nos canais pagos e nas emissoras públicas abertas americanas (leia-se: PBS).

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Esportes, Jornalismo, Programação, Reality-shows, Séries e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Noite por noite, o guia completo das estreias nas redes abertas americanas para a fall-season 2013

  1. Pingback: O cronograma de estreias da fall-season 2013 nos canais públicos e pagos americanos | TV em Análise Críticas

  2. Ana Carla disse:

    Eu também acho que SVU deve ter sua última temporada. Mas isso , só o tempo dirá. Porque, a despeito da queda de audiência, após a saída do Meloni, a série ainda tem um público médio de 6 milhões e meio de espectadores semanais. E isso, em termos de NBC é muita coisa. Sem falar que, considerando sua audiência nas TV’s a cabo espalhadas pelo mundo, SVU é vista por mais de 53 milhões de pessoas semanalmente. E, quanto à Mariska Hargitay, ela, aos 49 anos anos, sem fazer plástica é bom que se diga, continua simplesmente linda. Ela é uma mulher que consegue ser bonita usando roupas escuras, pesadas, sem nenhum glamour. São os genes da mamy Jayne Mansfield falando mais alto. Mariska tem belos olhos negros, e o sorriso mais bonito da face da terra. Seus fãs nunca se cansam de vê-la. Pode ter certeza. Com rugas ou sem rugas. Afinal, é melhor envelhecer graciosamente do que ficar deformada pelo botox.

    • João Lima disse:

      Corta pra 19!

      https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash1/1075894_544081392307693_1704988219_n.jpg

      OK, Ana Carla. É assim que vc pensa da Mariska com ESSA cara?

      Ass. Marcelo Rezende
      Percival de Souza
      Menino de Ouro (née Luiz Bacci)
      Barbra Streisand da Meriê Gervásio (a única coisa que deixo passar no Oscar da TV Globo fora o Zé Wilker…)

  3. Ana Carla disse:

    Jõao, você é deficiente visual? Porque decididamente essa aí passa longe de ser a Mariska. Bota aí uma foto dela, de verdade. Ou seria essa aí sua namorada e você quer apenas promove-la.Ou é sua mãe? Aprenda a ser educado e ser justo. Suas opiniões são ridíciulas e a única pessoa que postou aquí fui eu, Devo ser uma idiota para dar atenção a comentários tão ridículos. Fui

    • João Lima disse:

      Minha filha, vc não sabe que o comentário inicial foi só uma ironia… Não parta para a baixaria… Ou se for esse o seu caso, vá ao Russomanno, ao Alborghetti, ao Merval, ao Datena, à Miriam Leitão, ao Maury Povich, à Polícia Militar da Bahia (que já cancelou o Carnaval)…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s