Castro: TV paga dobra conteúdo nacional, mas reprisa Tropa de Elite 69 vezes


Segundo a Ancine (Agência Nacional do Cinema), foram 2.006 horas de conteúdo nacional na TV paga em 2012, contra 1.000 em 2011

Daniel Castro
Do R7

Divulgação


Cena de Tropa de Elite 2, exibido 69 vezes em 2012 pelos canais Telecine

A instituição de cotas de conteúdo brasileiro nos canais pagos de entretenimento fez a programação nacional dobrar na TV paga em 2012.
Segundo a Ancine (Agência Nacional do Cinema), foram 2.006 horas de conteúdo nacional na TV paga em 2012, contra 1.000 em 2011.
Mas essa façanha, em boa parte, só foi conseguida graças a reprise exaustiva de filmes.
Para cumprir a cota semanal de 2 horas e 20 minutos de conteúdo brasileiro, canais de séries como o Sony, AXN, TNT e Warner tiveram que programar filmes nacionais, alguns com mais de dez anos de rodagem. Portanto, não investiram em programas novos, como séries, objetivo da nova lei da TV por assinatura, a 11.485/11.
AXN, Sony e Warner começaram a programar filmes em setembro, justamente quando as cotas entraram em vigor. TNT já exibia filmes brasileiros, porém mais esporadicamente.
Lançado em 1995 e símbolo da retomada do cinema nacional, Carlota Joaquina – Princesa do Brazil foi exibido 27 vezes na TV paga no ano passado, sempre pelos canais Sony, AXN e Canal Brasil, de acordo com a Ancine.
Um pouco mais recentes, Deus É Brasileiro, de 2001, e Houve uma Vez Dois Verões, de 2002, foram transmitidos 21 vezes, também pelo Sony, AXN e Canal Brasil. Os mesmos canais ainda reprisaram 20 vezes Cazuza – O Tempo Não Para, de 2004, e 18 vezes Dois Filhos de Francisco, também de 2004.
O campeão de reprises, no entanto, foi Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro, de 2010. Passou 69 vezes em 2012, sempre pelos canais da rede Telecine (Premium, Action, Pipoca e Megapix).

Divulgação


Cena de Muita Calma Nessa Hora: 43 reprises

Também na rede Telecine, foram feitas 50 exibições de Muita Calma Nessa Hora (2009), 43 de Quincas Berro D’Água (2010), 39 de Nosso Lar (2010) e 38 de Vips (2010).
De acordo com a Ancine, os canais Telecine foram campeões de reprises de filmes nacionais. O Telecine Fun exibiu cada película brasileira 11,6 vezes em 2012. Já o Megapix reprisou sete vezes cada longa. Em média, o AXN repetiu 4,9 vezes cada filme, seguido por Sony (4,3), HBO Family (4,0), TNT (3,4) e Warner (3,0).

Outro Lado

O Canal Brasil é um tradicional exibidor de conteúdo nacional, recente ou antigo, e tem um baixo índice de reprises (3,1 vezes por filme)
Os canais Sony e AXN informam que já estão preparando produções nacionais originais para cumprir cotas. A programadora Sony encaminhou ao blog a seguinte nota:

“O grupo Sony Pictures Television já está dentro das exigências da lei e, dentro de todo seu conteúdo, seja ele nacional ou não, busca programação que seja compatível com a qualidade e com as características de cada canal (SET, AXN e Sony Spin). Num primeiro momento, para atender à carga horária prevista na lei, optamos pelos filmes nacionais. O próximo passo é investir em produções nacionais que tenham identificação com o canal. Queremos manter o padrão de qualidade que sempre adotamos pensando na satisfação do nosso público”.

O TNT, da Turner, é um canal de filmes. Então, é natural que exiba filmes nacionais para cumprir cota de conteúdo nacional.
Embora focado em séries, o Warner Channel já programava filmes norte-americanos antes de exibir brasileiros. Em 2013, o Warner estreou a série original nacional Vida de Estagiário. Portanto, passou a investir em conteúdo original.

Divulgação


Cena de Carlota Joaquina, de 1995:, 27 reprises

Os canais Telecine informam que investem em cinema nacional desde 2006, como coprodutores, bem antes das cotas da Ancine. Flavia Hecksher, diretora de marketing da Rede Telecine, argumenta ainda que o número de reprises de Tropa de Elite é de apenas 1,43 vez por mês. Ela diz ainda que o assinante de TV por assinatura espera por exibições em horários alternativos e que canais segmentados, como os Telecine, têm um menu menor de opções.
A Rede Telecine enviou as seguintes explicações ao blog:

1) Quanto aos índices de reprises por canais:

“A Rede Telecine é formada por seis canais, sendo que três são segmentados por gênero: Action, Touch e Fun. Por serem limitados aos gêneros aos quais se destinam, já têm à disposição uma possibilidade de acervo menor e soma-se a isso o fato de serem canais premium, dedicados à primeira janela da TV brasileira. Ou seja, quando comparamos com canais que exibem todos os gêneros e sem limitação de data de produção, caso dos canais básicos de filmes, esse universo de possibilidades é realmente bem menor. Ainda assim, a Rede Telecine tem o menor índice de repetição de filmes (PTS 192 – fevereiro de 2013). No caso específico do Telecine Fun, dedicado às comédias e animações, estamos falando de filmes cuja duração é bem mais curta que a média, no caso das animações em especial, e, além disso, de dois gêneros cujos filmes disponíveis são em geral grandes sucessos de bilheteria. Nesse caso, aproveitamos todas as exibições disponíveis em nossos contratos, buscando percorrer diversos horários alternativos, atendendo aos diferentes perfis de famílias, de tal forma que todos os nossos assinantes possam assistir a esses grandes sucessos. Ainda assim, quando analisamos mensalmente, não passamos de duas repetições ao mês, com exceção do mês de lançamento do filme no canal.”

2) Quanto às 69 exibições de Tropa de Elite e reprises de outros filmes:

“Esses números de exibições refletem a soma de 12 meses e de quatro canais juntos. Se dividirmos as 69 exibições que Tropa de Elite 2 teve durante todo o ano, temos 1,43 exibição por mês em cada canal para um filme que foi um dos maiores sucessos de bilheteria nos cinemas brasileiros e é um sucesso de audiência em cada uma de suas exibições em nossos canais. E, no caso dos outros filmes citados, o índice de repetição é inferior a uma por mês. Diferentemente da TV aberta, na TV paga precisamos oferecer horários alternativos aos assinantes e por isso as rebatidas são importantes. O assinante espera por isso. Mas temos muito respeito pelos assinantes e existe um equilíbrio na grade de toda a rede. Segundo dados da PTS – PayTV Survey, os canais Telecine apresentam o menor índice de repetição entre os canais de filmes.”

3) Quanto à reprise de filmes para cumprir cota:

“A Rede Telecine investiu em filmes nacionais muito antes da lei das cotas porque acreditamos muito no cinema brasileiro: entre dois filmes que fizeram a mesma bilheteria, um nacional e um estrangeiro, o nacional dá mais audiência na rede. Uma prova disso é que desde 2006 temos uma área dedicada exclusivamente a coproduções de filmes nacionais. Além disso, se analisarmos grandes sucessos de bilheteria internacionais, tais como Os Vingadores – The Avengers e A Era do Gelo 4, chegamos ao mesmo números de repetições de Tropa de Elite. Os Vingadores – The Avengers está programado para ter 61 exibições na rede este ano, enquanto A Era do Gelo 4 deverá chegar a 70. Mas sempre tendo em vista que cada canal em média não chegará a exibir o filme 2 vezes em um mesmo mês.”

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Programação, Séries e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s