Band proíbe afiliada do SBT de transmitir o concurso Miss Piauí(*) 2013


Parceira de Nelito Marques desde 2008, TV Cidade Verde foi obrigada a reduzir certame a reportagem de telejornal local

Da redação TV em Análise
Com reportagem de João Eduardo Lima

Reprodução/Facebook/Miss Piauí


Nathalya Araújo: cobertura acanhada na Cidade Verde, por ordem da Enter

Os telespectadores da TV Cidade Verde (afiliada do SBT em Teresina) contaram com uma surpresa desagradável de último minuto na última quinta-feira (4): ao invés de assistirem à transmissão do concurso Miss Piauí 2013, tiveram que ver a novela Carrossel e o Programa do Ratinho no horário antes reservado ao certame (entre 20h30 e 22h30). Por ordem da Enter-Entertainment Experience, empresa de eventos da Rede Bandeirantes (parceira da Globo e da FIFA nas transmissões de futebol), a Cidade Verde foi proibida de transmitir o certame ao vivo.
Oficialmente, o coordenador Nelito Marques não se pronunciou sobre o caso, mas funcionários de externas da TV Cidade Verde receberam ordens para não deslocar o caminhão de transmissões para o Theatro 4 de Setembro, local da disputa. Apenas uma equipe de reportagem foi deslocada para fazer matérias para os telejornais locais da emissora – vídeo abaixo para atestar.

Desde 2008, a Cidade Verde (fundada em 1986 como TV Pioneira e ex-afiliada da Band) vinha transmitindo o concurso de Miss Piauí mediante acordos de transmissão com Marques, coordenador do certame desde 1991. O último, renovado em 2010, expirou este ano. Por orientação da Enter, coordenações estaduais do Miss Brasil que tenham como parceiras não-afiliadas da Band não estão autorizadas a fazerem transmissões ao vivo de seus eventos. Com a proibição da Band (sem afiliada no Estado desde janeiro de 2011, quando a TV Meio Norte optou por virar uma emissora regional), os telespectadores ficaram a ver navios. Só souberam da coroação de Nathalya Araújo, candidata de Castelo do Piauí, nos telejornais do dia seguinte (5).
Desde o rompimento do acordo entre a Book Eventos e a TV Diário (ligada ao Sistema Verdes Mares, controlador da afiliada da Globo em Fortaleza) para a transmissão do concurso Miss Ceará (agora sob controle da TV Jangadeiro), essa é a primeira baixa televisiva de concursos estaduais com vistas ao Miss Brasil 2013, marcado para o dia 29 de setembro, em Belo Horizonte.
No Facebook do concurso, internautas expressaram preocupação. “Agora eu não entendo o porque a TV não colocou o concurso ao vivo”, comentou Lio Marques acerca dos escassos 2:30 dedicados pela Cidade Verde ao Miss Piauí 2013. “Falta de respeito muito grande com o público piauiense!”, comentou Adriana Carvalho acerca da decisão, tomada de último minuto por Nelito Marques, que colocou em polvorosa os técnicos de transmissão da Cidade Verde que já estavam escalados para fazerem o link de externas no 4 de Setembro. Às 17h41, Marques já havia mandado o caminhão de externas da TV Cidade Verde sair da Praça Pedro II (centro de Teresina) quando respondeu à internauta Carol Moura, indignada como os fiéis telespectadores do Miss Piauí em anos recentes, lesados por uma coordenação irresponsável, medíocre, fanfarrona e amadora: “Nossa… Que descaso”.
Minutos após a retirada do caminhão de externas, no entanto, a direção de jornalismo da Cidade Verde mandou despachar um carro de reportagem com equipe completa para o 4 de Setembro, com o intuito de produzir o máximo possível de material jornalístico, que foi usado nos três telejornais da emissora – Notícia da Manhã, Jornal do Piauí e Jornal Cidade Verde.

(*)Na teoria, a Band é dona dos direitos de transmissão do concurso Miss Brasil e de seus concursos estaduais quando, na prática, estes pertencem à Globo (que desde 1990 paga para não transmití-lo). É a mesma coisa que a emissora da famíglia Marinho fez (e ainda faz) com as séries da FOX, como Glee, Bones, Burn Notice e outras (fora as animações)

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Jóia da coroa, Mídia regional, Nossas Venezuelas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Band proíbe afiliada do SBT de transmitir o concurso Miss Piauí(*) 2013

  1. Pingback: Rodrigo Vianna: A quem interessava sumir com processo da Globo? | TV em Análise Críticas

  2. Vivian disse:

    Melhor para as crianças piauienses que gostavam da novela “Carrossel”.

  3. Pingback: Tem coordenador assinando para adiantar concurso estadual do Miss Brasil 2014, com prazos mais apertados devido à realização do Miss Universo em Fortaleza, no início de outubro | TV em Análise Críticas

  4. Pingback: Estado sem afiliada da Band não poderá ter etapa estadual do Miss Brasil 2014 televisionada | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s