Os números do passeio de Tony Parker para cima de Lebron e cia.
Da redação TV em Análise
O francês voou sozinho no terceiro e quarto quartos
Apesar de ter liderado o horário nobre americano, com 10,4 milhões de telespectadores, média de 6,5 e share domiciliar de 11 pontos, a transmissão da primeira partida das Finais da NBA, vencida pelo San Antonio Spurs do francês Tony Parker e do brasileiro Tiago Splitter por 92 a 88 em pleno quintal do Miami Heat de LeBron James e Dwayne Wade, o American Airlines Arena, fez a ABC perder 1,2 ponto em mercados medidos eletronicamente pela Nielsen Media Research em comparação com a transmissão do ano passado. Mais grave: perdeu 600 mil telespectadores em relação ao jogo 1 das finais da NBA do ano passado, entre o mesmo Heat e o Oklahoma City Thunder, em Oklahoma.
Poderia ter contribuído para essa queda a decisão da NBC de modificar os seus planos para a summer-season, ao colocar inédito da novata Hannibal no lugar do reality de namoros Love in the Wild, que foi cancelado. A medida fez a emissora perder 2,7 milhões de telespectadores na faixa das 22h em comparação ao ano passado. Mas não foi isso que aconteceu: a emissora fechou a noite numa humilhante quarta colocação, com 2,3 milhões de telespectadores, média de 1,6 e share de 3 pontos. Nem mesmo as reprises da CBS (6,6 milhões de telespectadores, média de 4,4 e share de 7) foram capazes de deter o basquete. Muito menos os realities da FOX, que registraram 4 milhões de telespectadores, média de 2,5 e share de 4. Tampouco as reprises da The CW, que não passaram de 828 mil telespectadores, média de 0,6 e share de 1 ponto.
Entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, a ABC dominou a noite, com 4 pontos de média. Na segunda colocação, a FOX registrou distante 1,6 ponto, seguida da CBS, que ocupou a terceira colocação, com 1,3 ponto. Esses resultados deixaram NBC (0,7) e The CW (0,2) registrarem índices abaixo de 1 ponto na demográfica.
Hora por hora (horários da costa leste americana), os dados da Nielsen Media Research:
20h
CBS: The Big Bang Theory – reprise (9 milhões de telespectadores, 5,8/10 domiciliar)/Two and a Half Men – reprise (7,1 milhões, 4,6/8)
ABC: Jimmy Kimmel Live: Game Night (6,5 milhões, 4,3/8)/NBA Countdown (6,9 milhões, 4,5/8)
FOX: Hell’s Kitchen (5,1 milhões, 3,2/6)
NBC: Save Me – dois episódios (2,9 milhões, 2,0/3)
The CW: The Vampire Diaries – reprise (836.000, 0,6/1)
Líder 18-49: NBA Countdown (2,5)
21h
ABC: Finais da NBA – jogo 1 – Spurs/Heat (12 milhões, 7,4/12)
CBS: Person of Interest – reprise (6,5 milhões, 4,4/7)
FOX: Does Someone Have to Go? (2,8 milhões, 1,8/3)
NBC: The Office – reprise (1,9 milhão, 1,3/2)/Parks and Recreation – reprise (1,8 milhão, 1,2/2)
The CW: Beauty and the Beast – reprise (819.000, 0,6/1)
Líder 18-49: Finais da NBA (4,7)
22h
ABC: Finais da NBA – jogo 1 (12,55 milhões, 7,8/13)
CBS: Elementary – reprise (5,35 milhões, 3,6/6)
NBC: Hannibal (2,3 milhões, 1,6/3)
Líder 18-49: Finais da NBA (5,0)
NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite
A despeito de queda, ABC massacrou concorrentes
Em comunicado distribuido à imprensa na tarde desta sexta-feira (7), a ABC reafirmou sua superioridade ante suas concorrentes diretas na faixa das 20 às 23h. Para justificar os confetes, a emissora usou o crescimento de 28% do Jimmy Kimmel Live! especial para a primeira noite da decisão da NBA em relação ao especial desse mesmo programa exibido no ano passado. Mesmo percentual foi registrado pelo NBA Countdown, que antecedeu a partida.
Em total de telespectadores, a primeira partida do confronto entre Heat e Spurs teve a terceira maior audiência desde 2004 na ABC, registrando 14,2 milhões de telespectadores. Foi a maior audiência de uma partida tendo o San Antonio como protagonista de uma série decisiva da NBA desde que a ABC começou a transmitir o evento, em 2003 – é a quarta aparição do Spurs no período.
Em relação ao jogo 1 da última aparição dos Spurs em Finais da NBA, em 7 de junho de 2007, a ABC teve crescimento de 54% de audiência. Nas praças dos times finalistas, as médias de audiência foram estas:
-Miami: 34,0
-San Antonio: 35,3
Na conclusão da partida, a ABC registrou pico de 13,1, entre 23h e 23h45.
Pingback: A audiência americana do jogo 4 das finais da NBA, entre Miami Heat e San Antonio Spurs, na quinta-feira, 13 de junho de 2013 | TV em Análise Críticas
Pingback: A audiência americana da quinta-feira do jogo 1 das finais da NBA entre San Antonio Spurs e Miami Heat, 5 de junho de 2014 | TV em Análise Críticas