Glauber Rocha, Chorão, Martha Vasconcellos e a melancolia de Reis Velloso na Globonews


O desespero senil de um ex-ministro dos governos Médici e Geisel

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Fotos Miss Universe Organization/Valtério Pacheco/Divulgação (Martha), Thiago Cavalcante/Ipea/Divulgação (Reis Velloso) e Eduardo Enomoto/R7 (Chorão)

https://i0.wp.com/i1.r7.com/data/files/2C95/948F/39B1/6C32/0139/B1DD/0356/0828/charlie.jpg
Acima, uma senhora de idade querendo acertar contas com o outro. Abaixo o cara que dizia que seu escritório era na praia e estava sempre na área

Dos 45 anos de jejum brasileiro de títulos no concurso Miss Universo (contados até a presente data), 42 foram vividos por Alexandre Magno Abrão (1970-2013), o Chorão da banda Charlie Brown Jr.
Dos 45 anos de jejum brasileiro de títulos no concurso Miss Universo (a serem completados em 13 de julho), 16 e meio foram de ditadura militar (ou “ditabranda”, como preferem os publishers da Folha[*] de S. Paulo e seus rotweillers metidos a Andersons Silvas e Juniores Ciganos de redação).
(Nesse interlúdio pós-Martha Vasconcellos e pré-sucessora da Gabriela Markus, dois segundos lugares, um terceiro, dois quartos e um quinto lugar, além de outras 11 semifinalistas).
No horário nobre da TV paga brasileira deste sábado (27), o ex-ministro do Planejamento no governo do general Ernesto Geisel, João Paulo dos Reis Velloso, 81, cometeu uma afronta à cultura brasileira. Ao colonista(**) Geneton Moraes Neto, num Masterpiece Classic da medicridade jornalística brasileira intitulado Globonews Dossiê, o piauiense de Parnaíba chamou de “melancolia” as verdades que o cineasta Glauber Rocha (1939-1981) contava em sua crônica semanal no programa Abertura, da extinta Rede Tupi (que ia ao ar após o Flávio Cavalcanti), sobre a vergonha em que se constituiu o cinema brasileiro. Primeiro, sob o cartório da Embrafilme. Agora, sob o monopólio da Globo Filmes (vídeos abaixo).

Depois da entrevista e das rebatidas acima, quem está com a razão?

a)Caio Blat;
b)O saudoso Glauber;
c)Clay Aiken;
d)Faith Hill;
e)Papa Francisco;
f)Chico Buarque de Hollanda;
g)Paula Abdul;
h)Ratinho;
i)Luciano Huck;
j)Sally Field;
k)As loiras da Companhia do Pagode;
l)Kevin Bacon/Ryan Hardy de The Following;
m)Datena;
n)Mario López;
o)Anne Hathaway;
p)Ice-T;
q)Kelli Giddish;
r)Richard Belzer e seu sorriso maroto (nada a ver com o grupo de pagode mauricinho carioca);
s)Romarinho do Corinthians e seus erros de português, relatados no Esporte Fantástico da Rede Record;
t)o repórter Mauro Naves;
u)José Maria Marin, presidente da CBF e governador biônico de São Paulo durante a repressão;
w)Morena Baccarin;
x)Ryan Seacrest;
y)Giuliana Rancic;
z)Nicki Minaj;
a.1)Os fiscais do Sarney;
b.1)Everaldo Marques;
c.1)Zé Boquinha;
d.1)Paulo Antunes;
e.1)Chelsea Handler;
f.1)A Comissão da (Meia) Verdade;
g.1)A dentadura da Mylena Ciribelli;
h.1)A desempregada Khloe Kardasjian Odom;
i.1)Paulo Bernardo, ministro das Comunicações do governo Dilma;
j.1)Keith Urban e sua cabeleira australiana;
k.1)Mariah Carey cantando The Closer I Get To You da Roberta Flack e do Donny Hathaway para dois compedidores do American Idol;
l.1)Reinado Gottino;
m.1)Britto Jr.;
n.1)Kelly Clarkson;
o.1)Paulo Soares (a.k.a. Amigão) e Antero Greco;
p.1)Demi Lovato;
q.1)A Polícia Federal do Paulo Lacerda que meteu na cadeia a dona da Daslu;
r.1)Os juízes do STF que tornaram ilegal a Operação Satiagraha?

(*)Folha é o jornal que não se deve deixar a tataravó ler porque publica palavrões e mostra sem censura os pêlos pubianos, a vagina, a bunda e os seios da miss Pernambuco 2008, Michelle Fernandes da (Costa), em revista masculina publicada a poucos dias de passar a faixa à sua sucessora, em março de 2009. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Cássio Cunha Lima DEPOIS de cassado e pergunta o que ele achou do processo no TSE; da ditabranda; da ficha falsa da Dilma; das mulheres-fruta; do ódio a piauienses encampado pelo Rafinha do Emocore; da Carla Perez lecionando “i” de iscola; da Débora Lyra “eleita” Miss Brasil 2010 pelo site EGO, ligado à Globo (sócia da mesma Folha no jornal de negócios Valor Econômico); que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque levou dezoito anos para reconhecer um filho seu fora do casamento (com uma jornalista empregada da Globo); que manda a Diane Sawyer da Globo News avacalhar o cantor itainopolense Frank Aguiar por causa de um filme e de uma entrevista sórdida com uma aspirante a aspirante a aspirante de celebridade paulista a uma aprendiz de Oprah do Primetime da Rede TV!; publica texto sórdido de um professor de comunicação da USP sobre o Miss Universo 2007; fala mal do Saulo Roston (vencedor do Ídolos 2009); manda a Mariska Hargitay falar mal do Piauí e a Tamara Tunie, o Ice-T e o Christopher Meloni bancarem o Sérgio Ricardo quebrando o violão no Festival da Record de 1967 em Law & Order: Special Victims Unit; o elenco de Law & Order: Criminal Intent e o Robin Williams avacalharem o Brasil em seriado da USA Network e programa de entrevista da CBS; é o que é porque o dono é o que é; das ancas da cantora Jôsy; quando a mineira Elaine Parreira Guimarães ficou em quinto lugar no Miss Universo 1971, emprestava os carros de reportagem aos torturadores.
(**)Convém lembrar que colona não tem nada a ver com cólon da Gyselle Soares. Tratam-se de colonistas que, na visão de Paulo Henrique Amorim, “…tratam o Brasil da perspectiva do que imaginam que a Metrópole imaginaria o Brasil. No caso específico de Gaspari, ele trata o Brasil da perspectiva do que imagina que os professores de Harvard pensariam do Brasil e dele…” e “combateram na milícia para derrubar o presidente Lula e, depois, a presidenta Dilma. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí”. Para o Críticas, tratam-se de colonistas sociais que tratam o Brasil como um combinado de Venezuela em termos missológicos com um Sudão em termos econômicos, sociais, de infra-estrutura (vide a campanha que a Globo e a Band fazem contra a Copa de 2014 e as Olimpíadas de Verão de 2016 por causa dos aeroportos) e de educação. Mais: tratam-se de colonistas sociais, calunistas de sites de celebridades, de jornais facistóides e de revistas de entretenimento que jamais reconhecerão Haley Reinhart, James Durbin, Scotty McCreery e Lauren Alaina, finalistas do American Idol em 2011, como promessas da indústria fonográfica. Preferem a Paula Fernandes, o Neymar, o Elano, o Luan Santana, a Nayla Micherif, a Mariana Rios, namorada do Di do NXZero e a Giovanna Lancelotti, namorada do Pê Lanza do Restart, ambas empregadas da Rede Globo, à Pia Toscano, ao Paul MacDonald, ao Ruben Studdard, à Lindsey Vonn, ao Johnny Weir, ao Clay Aiken, ao Francis Lopes, ao saudoso Raimundo Soldado, ao Israel Lucero, ao LeeDewyze, ao Goffredo da Silva Telles Jr., autor da Carta aos Brasileiros de 1977, à Sarah Michelle Gellar….

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Nossas Venezuelas, Poderes ocultos, Podres poderes e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s