As primeiras perspectivas para o Miss Universo 2013: data e cidade-sede são fatores-chave


Cidade da Guatemala já está negociando. E vai levar

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Reprodução/Facebook


Na foto, a sede provável do Miss Universo 2013

Candidata única, a Cidade da Guatemala deve levar na certa a sede da 62ª edição do concurso Miss Universo, cuja definição oficial não deve sair antes do dia 31 de maio. É o tempo em que Donald Trump mergulhará de cabeça na produção de seu All-Star Celebrity Apprentice, que já emplacou Claudia Jordan no júri do Miss Universo 2012, realizado na última quarta-feira (19). E cujo vencedor, fatalmente, irá para o júri do concurso Miss USA 2013, a ser realizado no dia 2 de junho, no mesmíssimo PH Live, em Las Vegas, ou em outra cidade (Miami está de olho).
Como se sabe, a Cidade do Panamá está fora do jogo. Fala-se também que a Jamaica pretende disputar a sede do Miss Universo 2013, mas Dimitri Kosvogianis, empresário hoteleiro e atual detentor da concessão do concurso para o país, não deve apresentar proposta que convença. Não terá fundos para tanto.
De acordo com o preseidente do Inguat (Instituto Guatemalteco do Turismo), espera-se um retorno de US$ 3 milhões. E tamanho investimento faz sentido: nos últimos meses, o Inguat tem conseguido emplacar anúncios nos canais internacionais da CNN exatamente com o intuito de convencer a presidenta da Miss Universe Organization, Paula Shugart, de que esse é o lugar para Olivia Culpo coroar sua sucessora.
Segundo o Inguat, 1,3 milhão de turistas visitaram o país no primeiro semestre de 2012 contra 1,8 milhão em todo o ano de 2011. Reflexo exatamente das propagandas na CNN. É cedo para adiantar quais cidades receberão as atividades das candidatas, mas Antigua Guatemala, Quetzaltenango, Chichicastenango e Petén já despontam para receberem as competidoras no período pré-competitivo.
***
Caso a MUO e o Inguat cheguem a um acordo financeiro, o Miss Universo 2013 teria sua final no dia 18 de dezembro, para repetir a estratégia bem-sucedida da NBC de concorrer com a final do The X-Factor, na FOX. A propósito: o reality musical já está renovado para sua terceira temporada. Candidatas e coordenadores nacionais chegariam à Cidade da Guatemala entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro para a fase de credenciamento, medições e fotos oficiais.
Requisitos para receber o Miss Universo 2013 a Guatemala tem (e de sobra), como assinala o presidente do Inguat, Pedro Duchez. Uma delegação da MUO já esteve no país em setembro último exatamente para receber o caderno de encargos. Falta agora esperar a aprovação final de Donald Trump, de Shugart e do diretor artístico da NBC, Robert Greenblatt, para tomarem as providências necessárias ao envio de pessoal artístico, técnico e de suporte (chaperonas, operadores de câmera, diretores de iluminação, seguranças, etc.) para a capital guatemalteca. O Centro Cultural Miguel Ángel Asturias (concluído em 1978, com capacidade para 2 mil espectadores) seria o local mais provável para a realização dos shows preliminares e da final televisionada. A MUO pede um local com 3 mil lugares, mas, desta feita, deve abrir exceção. E vai abrir.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Concursos de beleza, Jóia da coroa, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para As primeiras perspectivas para o Miss Universo 2013: data e cidade-sede são fatores-chave

  1. Pingback: EXCLUSIVO: Sai a primeira avaliação parcial do Críticas para o concurso Miss Universo 2013 | TV em Análise Críticas

  2. Pingback: O reinado de Olivia Culpo como Miss Universo 2012 começa agora | TV em Análise Críticas

  3. Leanny disse:

    Adorei boa sorte brasil no concurso !

  4. Pingback: Diretores do Miss Universo entraram em férias coletivas após certame de 2012, aponta fonte | TV em Análise Críticas

  5. Pingback: Com contrato de TV já vencido, organização do Miss USA tenta “segurar” o concurso de 2013 em Las Vegas | TV em Análise Críticas

  6. Pingback: A ordem agora na Miss Universe Organization é procurar os representantes do Inguat sobre o negócio do Miss Universo 2013 na Guatemala | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s