A audiência americana do domingo de American Music Awards, 18 de novembro de 2012


Fria e gélida em relação a 2011, premiação perde público, assim como futebol americano medíocre de Steelers e Ravens; dramas da CBS sugaram público tanto da ABC quanto da NBC

Da redação TV em Análise

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Bieber Fever no Rádio Blá da ABC: “Garçom, vai dois press-releases aí?”

Restrita à festa de premiação, a 40ª edição dos American Music Awards gerou um estrago enorme à ABC na comparação com a audiência verificada na premiação do ano passado (que incluiu tapete vermelho). Sem o pré-show, a emissora perdeu 1,2 milhão de telespectadores, fechando a faixa de transmissão do AMA com 9 milhões de telespectadores. Na média, a derrapagem foi de 0,6 ponto (dos 5,8 registrados em 2011 para 5,2 da premiação deste ano). Queda também no share domiciliar – de 9 para 8 pontos, coisa altamente preocupante para os padrões da ABC (e para o legado de Dick Clark).
A despeito da partida medíocre entre Baltimore Ravens e Pittsburgh Steelers, pelo Sunday Night Football (vencida pelo time de Maryland pelo placar raquítico de 13 a 10, em pleno Heinz Field), a NBC conseguiu liderar o escopo do horário nobre na noite de AMA, mas também perdeu público em relação ao ano passado – na noite do AMA 2011 jogavam New York Giants e Philadelphia Eagles. Fechou a noite com 13,3 milhões de telespectadores (1,5 milhão a menos), média de 8,1 (1,1 ponto a menos) e share de 12 (2 pontos a menos em relação ao confronto Giants-Eagles). A partida fraca ajudou alguém? Ajudou sim a vice-lider CBS, que teve 700 mil telespectadores a mais, fechando a noite com 12,6 milhões de telespectadores, com a programação atrasada em meia hora devido a transmissões regionais da NFL. Na média, a emissora teve 0,7 ponto a mais e fechou com 8,1. No share, o crescimento foi de apenas 1 ponto (de 11 para 12).
Sem nada a ganhar, a programação de animações da FOX perdeu 400 mil telespectdaores e fechou a noite com 4,2 milhões, média de 2,4 (0,3 a menos) e share de 4 (estável em relação à noite do AMA 2011).
Entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, a NBC perdeu 0,6 ponto e fechou com 4,9. Na mão oposta, a CBS tirou a ABC da vice-liderança na demográfica e teve 3,0 contra 2,9 da concorrente. Em números, a ABC perdeu 0,6 ponto com o AMA e a CBS tirou vantagem – teve 0,2 ponto a mais em relação ao ano passado. A FOX também perdeu pontos na demográfica – teve 0,2 ponto a menos e fechou com 2,0.
Hora por hora (horários da costa leste americana), os dados da Nielsen Media Research:

20h

CBS: 60 Minutes (14,1 milhões de telespectadores, 8,9/13 domiciliar)/The Amazing Race (11,5 milhões, 7,2/11)
FOX: The Simpsons (5,2 milhões, 2,9/4)/Bob’s Burgers (4 milhões, 2.2/3)
ABC: American Music Awards (9,6 milhões, 5,5/8)
NBC: Football Night in America (12,8 milhões, 7,8/12)/NBC Sunday Night Football – Ravens x Steelers (16,5 milhões, 10,0/15)

Líder 18-49: NBC Sunday Night Football (6,1)

21h

CBS: The Amazing Race (9,5 milhões, 6,1/9)/The Good Wife (9,8 milhões, 6,4/9)
ABC: American Music Awards (9,8 milhões, 5,7/8)
FOX: Family Guy (5,1 milhões, 2,8/4)/American Dad! (4,2 milhões, 2,3/3)
NBC: NBC Sunday Night Football (16.3 million, 9,9/14)

Líder 18-49: NBC Sunday Night Football (6,1)

22h

CBS: The Good Wife (9,6 milhões, 6,6/10)/The Mentalist (9,4 milhões, 6,5/11)
ABC: American Music Awards (9 milhões, 5,3/9)
NBC: NBC Sunday Night Football (15 milhões, 9,3/15)

Líder 18-49: NBC Sunday Night Football (5,9)

NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite

A invencionice da ABC

Mais uma vez, a ABC tenta inventar uma desculpa para “anabolizar” os índices de audiência do American Music Awards (cujo estrago já está denotado acima). Segundo sua máquina de inventar press-relsases, a transmissão do AMA 2012 foi o melhor resultado desde os Primetime Emmys de 23 de setembro. Para quem quer acreditar no outro lado da história, eis o comunicado oficial em inglês:

Boosting ABC to Season Highs on Sunday Evening, the “AMAs” Post the Network’s Top Numbers in the 3-Hour Time Period Since the “Emmy Awards” in September
ABC’s “America’s Funniest Home Videos” Draws its Biggest Audience Since Early March and Equals its Top Adult 18-49 rating Since the Beginning of May
ABC’s “The 40th Anniversary American Music Awards” Dominates its Non-Sport Competition in Adults 18-49 and is Sunday’s No. 1 TV Show in Key Women and Teens
ABC’s “2012 AMAs” Reaches an Estimated 25.0 Million Viewers During its Broadcast

Sunday Night (7:00-11:00 p.m.)

With “America’s Funniest Home Videos” and “The 40th Anniversary American Music Awards,” ABC posted season highs on Sunday night in Total Viewers (9.0 million) and Adults 18-49 (2.9/7).

“America’s Funniest Home Videos” (7:00-8:00 p.m.)

Surging week to week to season highs in viewers (+23% – 7.5 million vs. 6.1 million) and young adults (+21% – 1.7/5 vs. 1.4/4), ABC’s “America’s Funniest Home Videos” attracted its biggest audience since early March and equaled its top Adult 18-49 number since the beginning of May – since 3/4/12 and 5/6/12, respectively.

“The 40th Anniversary American Music Awards” (8:00-11:00 p.m.)

Up against huge NFL-fueled competition on the evening, including a down-to-the-wire Sunday Night Football contest (Pittsburgh Steelers-Baltimore Ravens) and an NFL primetime overrun-boosted CBS (Colts-Patriots), ABC’s broadcast of “The 40th Anniversary American Music Awards” made it the dominant No. 1 non-sports net from 8:00-11:00 p.m. among Adults 18-49 (3.4/8), towering over CBS by 55% (2.2/5) and Fox by 70% (2.0/5 – 8:00-10:00 p.m. average). In addition, ABC’s “AMA” telecast won its 3-hour time period over “Sunday Night Football” across all key Women (W18-34/W18-49/W25-54), Teens 12-17 and Kids 2-11. In fact, it was the No. 1 TV show of the night with Women 18-34, Women 18-49 and Teens 12-17.

*Despite the substantial competition during primetime, the “2012 AMAs” scored ABC’s highest numbers in the time period since the “Emmy Awards” in September, eight weeks ago, with Total Viewers (9.5 million) and Adults 18-49 (3.4/8) – since 9/23/12.

*An estimated 25.0 million viewers watched at least some portion of “The 40th Anniversary American Music Awards” on ABC during its 3-hour broadcast – unduplicated Viewers 2+ watching 6 minutes or more of the broadcast.

A note about increasing DVR penetration and year-to-year rating comparisons: Year-to-year rating comparisons based on the Live + Same Day data stream are distorted by the level of DVR penetration in the Nielsen sample, which has jumped up to 46% currently, from 43% at the same point in 2011.
More viewers are watching shows on their own timetables, which may not be reflected in the overnight next day numbers. The only truly valid year-to-year comparison would be one based on the Live + 7 Day metric, once those stats are released by Nielsen.”

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Canta USA, Esportes, Eventos, Ibopes da vida, Numb3rs, Projetos especiais, Reality-shows, Séries e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

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