A audiência americana do jogo 2 da World Series 2012 entre San Francisco Giants e Detroit Tigers


Nível fraco da partida fez telespectador fugir para as comédias da CBS, apesar da queda; entrevista de Obama impulsiona números da NBC

Da redação TV em Análise

Getty Images

https://i1.wp.com/blog.zap2it.com/frominsidethebox/2012-world-series-game-2.jpg
A dancinha do “panda” Sandoval contra Sheldon Cooper

O jogo fraco, os duelos sucessivos de arremessadores e a concorrência com as comédias da CBS fizeram a FOX perder 1,81 milhão de telespectadores em relação ao primeiro jogo da World Series da MLB, entre San Francisco Giants e Detroit Tigers (acompanhado no Brasil pelos assinantes da ESPN que não foram afetados pelo apagão que atingiu a região Nordeste na madrugada desta sexta-feira, 26). O placar fraquíssimo de 2 a 0 para o time californiano na partida fez a FOX registrar 9,99 milhões de telespectadores, média de 6,2 (1,1 a menos em relação à quarta-feira) e share domiciliar de 10 pontos (estável). Em relação à semana passada, no entanto, registrou 4,4 milhões de telespectadores, 1,7 na média e 5 pontos a mais no share.
Líder, a CBS teve 12,8 milhões de telespectadores (250 mil a menos), média de 8,0 (0,2 a menos) e share de 13 (estável). Na terceira colocação, a ABC teve 7 milhões de telespectadores no horário nobre (700 mil a menos), média de 4,8 (0,4 a menos) e share domiciliar de 8 (estável). Quarta colocada, a NBC teve 4,1 milhões de telespectadores (600 mil a mais em relação à semana passada), média de 2,7 (0,3 a mais) e share de 4 pontos (estável). A The CW perdeu 100 mil telespectadores e fechou a noite com 2,3 milhões, média de 1,5 (estável) e share de 2 pontos (estável).
Entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, a CBS manteve o índice da semana passada (3,1). A FOX cresceu 1,3 ponto e, graças à World Series, fechou a noite com 2,7. Na terceira colocação, a ABC perdeu 0,3 ponto e fechou com 2,1. Quarta colocada, a NBC teve 0,2 ponto a mais em relação à demográfica da semana passada e fechou com 1,6. A CW perdeu 0,1 ponto e fechou com 0,9.
Hora por hora (horários da costa leste americana), os dados da Nielsen Media Research:

20h

CBS: The Big Bang Theory (15,4 milhões de telespectadores, 9,2/15 domiciliar)/Two and a Half Men (12,9 milhões, 8,0/12)
FOX: World Series jogo 2 – Giants/Tigers (10,1 milhões, 6,2/10)
ABC: Last Resort (6,4 milhões, 4,1/6)
NBC: 30 Rock (3,6 milhões, 2,4/4)/Up All Night (3,9 milhões, 2,5/4)
The CW: The Vampire Diaries (2,7 milhões, 1,8/3)

Líder 18-49: The Big Bang Theory (4,3)

Comentário: Theory conseguiu segurar o número de telespectadores, mas despencou 0,3 ponto na média e 1 ponto no share domiciliar. Com World Series no meio, não havia como estancar a queda de público de Two And a Half Men – 700 mil telespectadores, 0,5 ponto na média e 1 ponto a menos no share domiciliar passada toda a efusividade causada pela passagem de Miley Cyrus. Não dá mais para negar que esta, talvez, venha a ser a última temporada da sitcom – a despeito do polpudo cheque pago pela Warner Bros. a Ashton Kutcher. Não somos nós quem dizemos, é a Forbes. Também afetada pelo beibebol, só que com uma intensidade mais séria, está Last Resort – que perdeu 900 mil telespectadores em relação ao episódio que concorreu com a decisão da liga nacional (Giants x St. Louis Cardinals) na semana passada. Situação de alerta máximo para a ABC decidir o quanto antes o futuro da trama para os November Sweeps. Sobrevive, por enquanto. Notícias melhores tem 30 Rock, que registrou crescimento de 300 mil telespectadores, 0,1 na média e estabilidade no share em relação à semana passada. Deve ter um grand finale à altura do que o futuro reservar à atriz Tina Fey, já contratada pela NBC pelos próximos quatro anos. Em Up All Night, o crescimento foi ainda maior: 400 mil telespectadores, 0,4 na média e 1 ponto no share. Estável em telespectadores e no share, Vampire Diaries teve um pequeno crescimento na média: 0,1 ponto. A despeito do crescimento de 4,8 milhões de telespectadores em relação ao jogo 4 da NLCS, a FOX não conseguiu liderar na faixa de comédias da CBS. As quais mantiveram sua hegemonia.

Divulgação/NBC

https://i2.wp.com/www.tvequals.com/wp-content/uploads/2012/10/30-Rock-Season-7-Episode-4-Unwindulax-7.jpg
Ter público em alta com World Series? Tais brincando!

21h

CBS: Person of Interest (13,97 milhões, 8,6/13)
FOX: World Series jogo 2 (9,9 milhões, 6,3/10)
ABC: Grey’s Anatomy (8,5 milhões, 5,8/9)
NBC: The Office (4,7 milhões, 2,9/4)/Parks and Recreation (4,1 milhões, 2,6/4)
The CW: Beauty and the Beast (1,88 milhão, 1,2/2)

Líder 18-49: Person of Interest (3,0)

Comentário: Terreno muito difícil para as transmissões da World Series na FOX para este ano. A alta de telespectadores de Person of Interest (170 mil a mais em relação à semana passada) é outro calo com o qual os dirigentes da MLB tem que lidar. Preocupa. Ainda assim, o jogo 2 entre Giants e Tigers conseguiu desarranjar as audiências de suas concorrentes. Exemplo 1: Beauty and the Beast (estreia dia 12, 22h – horário de Brasília, Universal Channel) conseguiu perder 220 mil telespectadores em uma semana. Exemplo 2: com Grey’s Anatomy, a situação foi ainda pior: perdeu 1 milhão de telespectadores em relação ao episódio exibido semana passada. Mas, nem tudo são más notícias na concorrência com o beisebol: The Office teve 400 mil telespectadores e 0,3 de média a mais e se estabilizou no share. Parks and Rec teve uma guinada ainda maior: 700 mil telespectadores, 0,4 de média e 1 ponto a mais de share. Fez bem.

Captura de tela/MSNBC

https://i2.wp.com/msnbcmedia4.msn.com/j/MSNBC/Components/Video/121025/tdy_1_williams_obama_121025.video-260x195.jpg
Williams entrevista Obama: Scandal e Elementary na lona

22h

CBS: Elementary (10,2 milhões, 6,7/11)
ABC: Scandal (6,3 milhões, 4,4/7)
NBC: Rock Center with Brian Williams (4,3 milhões, 2,9/5)

Líder 18-49: Elementary (2,3)

Comentário: A julgar pelo público decrescente, Elementary não deve passar de março ou abril. Não terá oxigênio suficiente para tanto. Ambiente propício para a CBS antecipar o quanto antes a estreia da segunda temporada de Unforgettable, apenas para cumprir tabela e acabar na summer-season. Dá para pegar algum público até lá. Talvez. Na mão totalmente oposta, Scandal deve parar em janeiro para talvez, nem voltar para uma terceira temporada. A queda de 100 mil telespectadores e 0,1 na média começa a preocupar, a despeito da estabilidade de seu share. Não há máquina de press-release que sustente argumentos vazios. A entrevista do presidente Barack Obama impulsionou significativamente a audiência do Rock Center da NBC (850 mil telespectadores, 0,5 de média e 1 ponto a mais no share).

NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite

Números finais

De acordo com comunicado distribuído agora há pouco pela FOX, 12,3 milhões de telespectadores (100 mil a mais em relação ao jogo 1) assistiram ao jogo 2 entre Giants e Tigers, no AT&T Arena, em San Francisco. Na média, a partida registrou 0,2 ponto a mais em relação a ontem, fechando com 7,8. O share de 12 pontos se manteve estável.
Às 22h45 (hora de Washington), a partida registrou pico de 9,3 pontos e 15 de share domiciliar.
Nas cidades dos times da World Series 2012 os números foram os seguintes:

-Detroit: média de 36,7 e share domiciliar de 51;
-San Francisco: média de 28,8 e share de 56.

Em outras oito praças (agrupadas por Estado), os números foram os seguintes:

Califíornia
-Sacramento: média de 24,5 e share de 40;
-San Diego: média de 10,2 e share de 19;

Nevada
-Las Vegas: média de 10,3 e share de 17;

Flórida
-Fort Myers: média de 9,1 e share de 15;

Missouri
-St. Louis: média de 11,1 e share de 17;
-Kansas City: média de 9,9 e share de 16;

Ohio
-Cleveland: média de 9,4 e share de 16;

Oregon
-Portland: média de 9,1 e share de 18.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Esportes, Eventos, Ibopes da vida, Jornalismo, Numb3rs, Séries e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A audiência americana do jogo 2 da World Series 2012 entre San Francisco Giants e Detroit Tigers

  1. Pingback: A audiência americana da quinta-feira de 46º CMA Awards, 1º de novembro de 2012 | TV em Análise Críticas

  2. Pingback: A audiência americana do jogo 2 da World Series 2013, entre Cardinals e Red Sox | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s