As vantagens que a CBS tira depois do cancelamento de Made in Jersey
Da redação TV em Análise
Made in Jersey removida: lição que a CBS aprendeu…
Ao passar a faca na fraquíssima Made in Jersey após a exibição de dois episódios horrendos, a CBS saiu no lucro ao alterar parte do horário nobre desta sexta-feira (12), registrando 9,1 milhões de telespectadores (900 mil a mais que a fatídica semana passada), média de 6,1 (mais 0,7) e share domiciliar de 11 pontos (um a mais). A segunda colocada da noite, a ABC, também saiu ganhando – teve 5,2 milhões de telespectadores (300 mil a mais), média de 3,5 (0,3 a mais) e share de 6 (estável). Na terceira colocação, a NBC teve 4,3 milhões de telespectadores (estável), média de 3,0 (0,1 a mais) e share de 5 (estável). Quarta colocada, a FOX teve um desempenho pior – perdeu meio milhão de telespectadores em relação à semana passada e fechou a noite com 2,5 milhões de telespectadores, média de 1,6 (0,3 a menos) e share de 3 (estável). Com as reprises dos pilotos de suas novas séries Arrow (a estrear no dia 22 no Warner Channel) e Beauty and the Beast (que chega à grade do Universal Channel no dia 12 de novembro, ambas às 22h, horário de Brasília), a The CW teve o segundo maior crescimento de público da noite – 813 mil telespectadores em relação à semana passada – e fechou o horário nobre com 1,7 milhão de telespectadores, média de 1,1 (0,1 ponto a mais) e share de 2 pontos (1 a mais).
Entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, a ABC ganhou 0,1 ponto e fechou com 1,5 na liderança. Segunda colocada, a NBC ganhou 0,1 ponto e ficou com 1,3. No entanto, a CBS, que empatou na vice-liderança com a NBC, teve um crescimento maior: 0,3 ponto. Quarta colocada, a FOX perdeu 0,1 ponto e fechou a noite com 0,9. A The CW ganhou 0,2 pontos e ficou com 0,5.
Hora por hora (horários da costa leste americana), os dados da Nielsen Media Research:
20h
CBS: NCIS – reprise (7,4 milhões de telespectadores, 5,0/9 domiciliar)
ABC: Shark Tank (6,2 milhões, 4,1/7)
NBC: The Voice – reprise (3,3 milhões, 2,3/4)
FOX: The X Factor – reprise (2,4 milhões, 1,5/3)
The CW: Arrow – reprise (1,9 milhão, 1,3/2)
Líder 18-49: Shark Tank (1,7)
Comentário: As mudanças na CBS fizeram Shark Tank ter 200 mil telespectadores a mais em relação à semana passada. Ao reprisar Arrow, a CW teve 800 mil telespectadores a mais que um episódio regular do America’s Next Top Model (que folgou). Ainda reprisando The X-Factor, a FOX perdeu 600 mil telespectadores. No sentido oposto, The Voice ganhou 200 mil. Mas nada que impedisse NCIS de liderar a faixa.
…ao trocar a baboseira jurídica padrão Snooki por CSI: NY
21h
CBS: CSI: NY (9,3 milhões, 6,2/10 domiciliar)
NBC: Grimm (4,9 milhões, 3,1/5)
ABC: Primetime: What Would You Do? (4,8 milhões, 3,1/5)
FOX: Fringe (2,7 milhões, 1,7/3)
The CW: Beauty and the Beast – reprise (1,4 milhão, 1,0/2)
Líder 18-49: Grimm (1,5)
Comentário: Os executivos de programação da CBS fizeram um grande bem ao remover a espelunca Made in Jersey de sua grade após dois episódios de performances vergonhosas, esquecíveis. Tiraram vantagem com esse corte e ganharam 2,5 milhões de telespectadores com a troca por CSI: NY inédita. Com a troca na concorrente, Grimm perdeu 300 mil telespectadores em relação à semana passada (mesma queda obssevada em Fringe), mas manteve a liderança na demográfica. Na mão oposta, Primetime: WWYD? teve 300 mil telespectadores a mais. Na The CW, a reprise de Beauty and the Beast teve 742 mil telespectadores a mais que a de Hart of Dixie, na semana passada. Foi um estratagema inteligente, acima de tudo.
22h
CBS: Blue Bloods (10,3 milhões, 6,8/12 domiciliar)
ABC: 20/20 (4,8 milhões, 3,4/6)
NBC: Dateline (4,4 milhões, 3,2/6)
Líder 18-49: Empate entre Blue Bloods e Dateline (1,4)
Comentário: O efeito pós-cancelamento de Made in Jersey fez bem também a Blue Bloods, que recuperou 700 mil telespectadores em relação ao episódio transmitido na semana passada. Benefício esse que se estendeu também para os jornalísticos 20/20 (300 mil telespectadores a mais) e Dateline (200 mil telespectadores a mais).
NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite
Pingback: A audiência americana da sexta-feira, 19 de outubro de 2012 | TV em Análise Críticas