O grande salto da The CW e a festa de números da CBS e ABC
Da redação TV em Análise
A apresentadora Allison Hagendorf e Michael Ray, vencedor da primeira temporada do The Next: impulso para a CW
Uma sucessão de quedas nas faixas das 20 e 21h nas quatro princpiais redes, provocada pela final do reality musical The Next, fez a The CW saltar 175 mil telespectadores em relação à primeira semana da fall-season 2012 (fechou com 902 mil telespectadores, média de 0,6 e share de 1 ponto) e assim encerrar sua programação de verão da melhor forma com seu genérico do American Idol. Apesar disso, sua emissora-irmã, a CBS, liderou o horário nobre, com 13,3 milhões de telespectadores, média de 8,3 e share domiciliar de 13 pontos. No entanto, houve uma queda de 500 mil telespectadores, 0,2 na média e de 1 ponto no share.
Terceira colocada na semana passada, a ABC saltou para a vice-liderança, com 8,4 milhões de telespectadores (680 mil a menos), média de 5,5 (0,3 a menos) e share de 9 (estável). Na mão inversa, a FOX, vice-líder na semana passada, teve 7,7 milhões de telespectadores (1,5 milhão a menos), média de 4,8 (1 ponto a menos) e share de 8 (1 ponto a menos). Quarta colocada em ambas as semanas, a NBC teve 3,5 milhões de telespectadores (1,44 milhão a menos), média de 2,4 (0,8 ponto a menos) e share de 4 (1 ponto a menos).
Entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, a CBS liderou, mas também perdeu pontos em relação à semana passada (registrou 3,3 e teve queda de 0,8). Segunda colocada, a FOX teve média de 2,9 (0,3 a menos). Terceira colocada, a ABC ganhou pontos na demográfica (0,3) e ficou com 2,5. Quarta colocada, a NBC ficou com 1,5 (0,3 a menos). A The CW se manteve estável de uma semana para outra, com 0,3 ponto de média.
Hora por hora (horários da costa leste americana), os dados da Nielsen Media Research:
20h
CBS: The Big Bang Theory (15,4 milhões, 9,5/16 domiciliar)/Two and a Half Men (12,7 milhões, 7,8/12)
FOX: The X Factor (9,1 milhões de telespectadores, 5,7/9)
ABC: Last Resort (7,9 milhões, 5,0/8)
NBC: 30 Rock – estreia de temporada (3,4 milhões, 2,4/4)/Up All Night (3,1 milhões, 2,1/3)
The CW: The Next – final de temporada (803.000, 0.6/1)
Líder 18-49: The Big Bang Theory (4,9)
Comemtário: Mais fortalecida, Big Bang Theory ganhou um pouco de público em relação à estreia de sua sexta temporada (100 mil telespectadores). Junto, Two And a Half Men ganhou 300 mil telespectadores e saiu bastante beneficiada com a mudança de dia (da 2ª para a 5ª). Fez a CBS assumir a ponta também na demográfica com folga. Vice-líder, The X-Factor colocou Last Resort na terceira colocação. A queda de 1,2 milhão de telespectadores não desanima a ABC neste momento. Pelo contrário: só entusiasma ainda mais a emissora, que deve prontamente conceder temporada completa à trama. Renovação? Essa é uma conversa a ser tratada mais adiante. Por ter tido sua temporada passada resumida devido à licença-maternidade de Tina Fey (voltou apenas na mid-season), 30 Rock teve um retorno medíocre para sua última temporada. Up All Night perdeu 1,4 milhão de telespectadores. Ou seja: as forças biológicas impediram que 30 Rock tivesse uma temporada mais decente no período 2011-2012. O resultado está aí. Na CW, The Next (pelos números) fez a emissora sair definitivamente do modo verão. E entrar definitivamente na fall-season para entregar o horário a Vampire Diaries na próxima semana.
Finch, você viu o showzão que nós demos?
21h
CBS: Person of Interest (14,6 milhões, 9,0/14)
ABC: Grey’s Anatomy (10,6 milhões, 6,9/12)
FOX: Glee (6,2 milhões, 3,8/6)
NBC: The Office (4,1 milhões, 2,7/4)/Parks and Recreation (3,5 milhões, 2,3/4)
The CW: The Next – final de temporada (1 milhão, 0,7/1)
Líder 18-49: Grey’s Anatomy (3,7)
Comentário: Mais razões para o foguetório na CBS: Person of Interest ganhou 300 mil telespectadores em relação à semana passada. Na mão contrária, Grey’s Anatomy perdeu 900 mil telespectadores em relação à primeira semana de sua nona temporada. Glee teve 300 mil telespectadores a menos. No bloco de comédias da NBC, The Office perdeu 1,1 milhão de telespectadores e Parks and Rec, 1 milhão. Todas essas produções sentiram na carne o efeito da transição de fall-season feita pela CW (que teve 317 mil telespectadores a mais, graças à final de The Next, cuja repercussão foi zero).
Zuckerberg ao calvo Matt Lauer: entrevistão que não pegou
22h
CBS: Elementary (11,2 milhões, 7,2/12)
ABC: Scandal (6,8 milhões, 4,8/8)
NBC: Rock Center with Brian Williams (3,4 milhões, 2,4/4)
Líder 18-49: Elementary (2,6)
Comentário: Acabam aí as boas notícias para a CBS: Elementary perdeu 2,1 milhões de telespectadores em relação à sua estreia. Se perder mais, vai começar a preocupar mais adiante. Mas não impede que a emissora conceda já uma temporada completa ao arremedo de adaptação de Sherlock Holmes (tentaram adaptar diretamente da trama da BBC inglesa, mas não conseguiram; o jeito foi recorrer à uma livre adaptação, sem recorrer ao livro, como a Globo fazia em suas novelas das 18h, tipo Escrava Isaura, Dona Xepa, no final dos anos 1970). Apenas com a mente forte e criativa de Shonda Rimes, Scandal perdeu pouco público (apenas 200 mil telespectadores) em relação à estreia de sua segunda temporada. Mas ainda é prematuro arriscar se a trama vai ou não receber temporada completa. Se receber, será para substituir Private Practice, que deve acabar em dezembro. Practice sem Kate Walsh é impensável. A ordem na ABC é acelerar a despedida da trama já para dezembro. Rock Center perdeu 800 mil telespectadores, apesar de ter pautado uma entrevista interessante com Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.
NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite
Pingback: A audiência americana da quinta-feira, 11 de outubro de 2012 | TV em Análise Críticas