A audiência americana da quinta-feira, 4 de outubro de 2012


O grande salto da The CW e a festa de números da CBS e ABC

Da redação TV em Análise

Jon Farmer/The CW/Divulgação

https://i2.wp.com/blogs.orlandosentinel.com/entertainment_tv_tvblog/files/2012/10/michaelray.jpg
A apresentadora Allison Hagendorf e Michael Ray, vencedor da primeira temporada do The Next: impulso para a CW

Uma sucessão de quedas nas faixas das 20 e 21h nas quatro princpiais redes, provocada pela final do reality musical The Next, fez a The CW saltar 175 mil telespectadores em relação à primeira semana da fall-season 2012 (fechou com 902 mil telespectadores, média de 0,6 e share de 1 ponto) e assim encerrar sua programação de verão da melhor forma com seu genérico do American Idol. Apesar disso, sua emissora-irmã, a CBS, liderou o horário nobre, com 13,3 milhões de telespectadores, média de 8,3 e share domiciliar de 13 pontos. No entanto, houve uma queda de 500 mil telespectadores, 0,2 na média e de 1 ponto no share.
Terceira colocada na semana passada, a ABC saltou para a vice-liderança, com 8,4 milhões de telespectadores (680 mil a menos), média de 5,5 (0,3 a menos) e share de 9 (estável). Na mão inversa, a FOX, vice-líder na semana passada, teve 7,7 milhões de telespectadores (1,5 milhão a menos), média de 4,8 (1 ponto a menos) e share de 8 (1 ponto a menos). Quarta colocada em ambas as semanas, a NBC teve 3,5 milhões de telespectadores (1,44 milhão a menos), média de 2,4 (0,8 ponto a menos) e share de 4 (1 ponto a menos).
Entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, a CBS liderou, mas também perdeu pontos em relação à semana passada (registrou 3,3 e teve queda de 0,8). Segunda colocada, a FOX teve média de 2,9 (0,3 a menos). Terceira colocada, a ABC ganhou pontos na demográfica (0,3) e ficou com 2,5. Quarta colocada, a NBC ficou com 1,5 (0,3 a menos). A The CW se manteve estável de uma semana para outra, com 0,3 ponto de média.
Hora por hora (horários da costa leste americana), os dados da Nielsen Media Research:

20h

CBS: The Big Bang Theory (15,4 milhões, 9,5/16 domiciliar)/Two and a Half Men (12,7 milhões, 7,8/12)
FOX: The X Factor (9,1 milhões de telespectadores, 5,7/9)
ABC: Last Resort (7,9 milhões, 5,0/8)
NBC: 30 Rock – estreia de temporada (3,4 milhões, 2,4/4)/Up All Night (3,1 milhões, 2,1/3)
The CW: The Next – final de temporada (803.000, 0.6/1)

Líder 18-49: The Big Bang Theory (4,9)

Comemtário: Mais fortalecida, Big Bang Theory ganhou um pouco de público em relação à estreia de sua sexta temporada (100 mil telespectadores). Junto, Two And a Half Men ganhou 300 mil telespectadores e saiu bastante beneficiada com a mudança de dia (da 2ª para a 5ª). Fez a CBS assumir a ponta também na demográfica com folga. Vice-líder, The X-Factor colocou Last Resort na terceira colocação. A queda de 1,2 milhão de telespectadores não desanima a ABC neste momento. Pelo contrário: só entusiasma ainda mais a emissora, que deve prontamente conceder temporada completa à trama. Renovação? Essa é uma conversa a ser tratada mais adiante. Por ter tido sua temporada passada resumida devido à licença-maternidade de Tina Fey (voltou apenas na mid-season), 30 Rock teve um retorno medíocre para sua última temporada. Up All Night perdeu 1,4 milhão de telespectadores. Ou seja: as forças biológicas impediram que 30 Rock tivesse uma temporada mais decente no período 2011-2012. O resultado está aí. Na CW, The Next (pelos números) fez a emissora sair definitivamente do modo verão. E entrar definitivamente na fall-season para entregar o horário a Vampire Diaries na próxima semana.

Eric Liebowitz/Warner Bros./CBS/Divulgação

https://i0.wp.com/www.tvequals.com/wp-content/uploads/2012/10/Person-of-Interest-Season-2-Episode-2-Bad-Code.jpg
Finch, você viu o showzão que nós demos?

21h

CBS: Person of Interest (14,6 milhões, 9,0/14)
ABC: Grey’s Anatomy (10,6 milhões, 6,9/12)
FOX: Glee (6,2 milhões, 3,8/6)
NBC: The Office (4,1 milhões, 2,7/4)/Parks and Recreation (3,5 milhões, 2,3/4)
The CW: The Next – final de temporada (1 milhão, 0,7/1)

Líder 18-49: Grey’s Anatomy (3,7)

Comentário: Mais razões para o foguetório na CBS: Person of Interest ganhou 300 mil telespectadores em relação à semana passada. Na mão contrária, Grey’s Anatomy perdeu 900 mil telespectadores em relação à primeira semana de sua nona temporada. Glee teve 300 mil telespectadores a menos. No bloco de comédias da NBC, The Office perdeu 1,1 milhão de telespectadores e Parks and Rec, 1 milhão. Todas essas produções sentiram na carne o efeito da transição de fall-season feita pela CW (que teve 317 mil telespectadores a mais, graças à final de The Next, cuja repercussão foi zero).

Matt Harnack/Facebook

http://m.static.newsvine.com/servista/imagesizer?file=rosagolijanE8B495BB-D73A-5A99-BC4E-B265C87756AC.jpg&width=500
Zuckerberg ao calvo Matt Lauer: entrevistão que não pegou

22h

CBS: Elementary (11,2 milhões, 7,2/12)
ABC: Scandal (6,8 milhões, 4,8/8)
NBC: Rock Center with Brian Williams (3,4 milhões, 2,4/4)

Líder 18-49: Elementary (2,6)

Comentário: Acabam aí as boas notícias para a CBS: Elementary perdeu 2,1 milhões de telespectadores em relação à sua estreia. Se perder mais, vai começar a preocupar mais adiante. Mas não impede que a emissora conceda já uma temporada completa ao arremedo de adaptação de Sherlock Holmes (tentaram adaptar diretamente da trama da BBC inglesa, mas não conseguiram; o jeito foi recorrer à uma livre adaptação, sem recorrer ao livro, como a Globo fazia em suas novelas das 18h, tipo Escrava Isaura, Dona Xepa, no final dos anos 1970). Apenas com a mente forte e criativa de Shonda Rimes, Scandal perdeu pouco público (apenas 200 mil telespectadores) em relação à estreia de sua segunda temporada. Mas ainda é prematuro arriscar se a trama vai ou não receber temporada completa. Se receber, será para substituir Private Practice, que deve acabar em dezembro. Practice sem Kate Walsh é impensável. A ordem na ABC é acelerar a despedida da trama já para dezembro. Rock Center perdeu 800 mil telespectadores, apesar de ter pautado uma entrevista interessante com Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.

NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Canta USA, Ibopes da vida, Numb3rs, Reality-shows, Séries e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A audiência americana da quinta-feira, 4 de outubro de 2012

  1. Pingback: A audiência americana da quinta-feira, 11 de outubro de 2012 | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s