Assunto da semana: os indicados ao 64º Primetime Emmy de ator em série de comédia


A transição de Don Cheadle para a comédia nos Emmys

Jordin Althaus/Showtime/Divulgação

https://i0.wp.com/www.tvequals.com/wp-content/uploads/2011/11/HOUSE-OF-LIES-Season-Premiere-3.jpg
Cheadle: dos dramas para a sátira corporativa, um salto

Mais conhecido por sua atuação no aclamado drama de guerra Hotel Rwanda, que lhe deu indicação ao Oscar em 2005, o ator Don Cheadle,47, encontrou na sua atuação versátil na primeira temporada de House of Lies (Showtime/HBO) como o inescrupuloso empresário Marty Kaan o momento perfeito para estrear numa série cômica. E com isso conseguir sua quinta indicação ao Primetime Emmy.
Do Rat Pack de Sammy Davis Jr. a uma participação recorrente em ER: Plantão Médico, Cheadle iniciou sua carreira televisiva participando de dois episódios de Fama (1982). Mas foi com Picket Fences, projeto controverso do produtor David E. Kelley (Ally McBeal, Harry’s Law) levado ao ar pela CBS americana entre 1992 e 1996 por tratar de tabus como aborto, homofobia e adoção entre pessoas do mesmo sexo, que o ator, natural de Kansas City, ganhou destaque.

Fotos Divulgação/HBO, Divulgação/Warner Bros./CBS e Divulgação/FX

https://i2.wp.com/www.tvequals.com/wp-content/uploads/2011/08/CURB-YOUR-ENTHUSIASM-The-Bi-Sexual-Season-8-Episode-7.jpghttps://i2.wp.com/www.tvequals.com/wp-content/uploads/2011/11/TWO-AND-A-HALF-MEN-Frodos-Headshots-Season-9-Episode-9-4.jpghttps://i0.wp.com/www.tvequals.com/wp-content/uploads/2011/06/Louie-season-2-fx-18.jpg
Larry David, Jon Cryer e Louis C.K.: diversão constante

Também com créditos cinematográficos em Traffic e Onze Homens e um Segredo, Cheadle estreia na categoria de melhor ator de série cômica ao lado de feras como Larry David (Segura a Onda), Jon Cryer (já ganhador do Emmy de coadjuvante em 2009 pelo papel que desempenha em Two And a Half Men), Louis C.K. (em sua segunda indicação por Louie), Jim Parsons e Alec Baldwin.

Fotos Ali Goldstein/NBC/Divulgação e Michael Yarish/Warner Bros./CBS/Divulgação

https://i1.wp.com/www.tvequals.com/wp-content/uploads/2012/02/30-Rock-Leap-Day-Season-6-Episode-9-2.jpghttps://i2.wp.com/www.tvequals.com/wp-content/uploads/2012/02/The-Big-Bang-Theory-The-Werewolf-Transformation-3.jpg
Baldwin e Parsons: o maluco da TV e o matemático percussionista

Parsons, aliás, tenta um feito inédito na atuação principal masculina de comédia nos Primetime Emmys: se tornar o primeiro ator na época recente a acumular três premiações consecutivas na mesma categoria. A empatia e a identificação do público com o matemático Sheldon Cooper devem pesar bastante na consideração do júri. No próximo domingo, será a vez da atuação feminina em comédia. Até lá.

Publicação simultânea com o caderno Notícia da TV do Jornal Meio Norte que circula no domingo (2/9)

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Coluna da Semana, Premiações, Séries e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s