Assunto da semana: os pobres mudam de canal em Londres 2012


As Olimpíadas da TV paga sob a ótica da nova classe C

Cameron Spencer/Getty Images

https://i0.wp.com/rederecord.r7.com/londres-2012/files/2012/08/JulianaLarissa_CameronSpencerGettyImages450x300.jpg
Juliana e Larissa, bronze no vôlei de praia: contas

Em relação aos jogos de Pequim, em 2008, as Olimpíadas de Verão que acabam neste domingo deixaram um saldo importante para os canais pagos envolvidos na transmissão do megaevento, direto de Londres. Licenciadas pela Rede Record, detentora exclusiva da exibição em TV aberta, Sportv, Bandsports e ESPN foram as grandes ganhadoras na disputa de novos assinantes. Um salto e tanto.

Yala Sena/Especial para o Terra

https://i2.wp.com/p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/img.terra.com.br/i/2012/08/06/2486689-8129-rec.JPG
Sarah Menezes, ícone esportivo da nova classe C made in Piauí

Em tempo de novela parcialmente gravada em Teresina, os jogos de Londres se revelaram uma mina de ouro preciosa para o Sportv, que lançou mão de quatro canais para abordar as transmissões das partidas, lutas e todo mais numa forma mais técnica, hollywoodiana. Sem o braço da Rede Globo, o canal esportivo da Globosat fez seu show. Mas ficou nisso. E sem o barulho global, Sérgio Maurício de algumas lutas de UFC e ex-TV Educativa mostrou a que veio. Com tudo.

Reprodução de TV/Sportv via BOL

https://i0.wp.com/imguol.com/2012/08/02/galvao-bueno-e-renato-mauricio-prado-no-conexao-sportv-1343926927859_615x300.jpg
Uma tentativa deliberada da Globo, via Sportv, de recontar a história do esporte

Retirando-se as fanfarronices de Galvão Bueno, a concorrência do Sportv também não deixou a desejar. Nada deixou a dever. A despeito da quantidade pequena de credenciais, ESPN e Bandsports também conciliaram transmissões de seus postos em Londres com narrações de seus estúdios no Rio (Sportv) e São Paulo (os demais). Um agrado e tanto para a nova classe média que torceu por nossos atletas.

Reprodução de TV/TV Globo

https://i2.wp.com/imguol.com/2012/05/27/rede-globo-exibe-ufc-146-em-vt-com-narrador-sergio-mauricio-e-minotauro-como-copmentarista-1338094309314_615x300.jpg
Em Londres, o parceiro de Minotauro num UFC Combate teve outras funções…

Sem contar medalhas (dois ouros, uma prata e sete bronzes até o fechamento desta crítica, na noite de quarta-feira), a TV paga do Brasil foi a grande vencedora destas Olimpíadas de Verão. Para Globo e Bandeirantes, limitadas pelos pacotes OBS/COI/Record, Londres 2012 foi um exercício de saltos para Rio 2016. Domingo que vem, voltam os textos sobre indicados ao Emmy. Agora, ator em drama. Até lá.

Reprodução de TV/Sportv

https://i0.wp.com/genesis.brasilportais.com.br/webroot/img/arquivos/images/sergiosarah2.jpg
…como a de enxugar lágrima com lenço Kleenex por não ter ido a Pequim: um grande ator, sem sobra de dúvidas. Te cuida, Bryan Cranston

Publicação simultânea com o caderno Notícia da TV do Jornal Meio Norte que circula no domingo (12/8)

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Coluna da Semana, Esportes, Eventos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s