A chaga dos colunistas sociais que coordenam concursos de misses não é restrita ao Piauí


Contra o bom jornalismo

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Reprodução

PQAAABbQtCMdl3LfRDZUdMvCt5155q7i7BZkNJMhVNF9LcinODZORxG6oKRMLW-dIscYhsi5cxvr-TcMwyzjjzb_08wAm1T1UO6u7G_UdXc9F7pc2y28BzHBy0Ok

Nelito Marques não é o único colunista social que se vale do emprego para promover o concurso de miss que coordena em seu Estado. Em Mato Grosso, Warner Willion, contratado do Diário de Cuiabá, abusa da prerrogativa de apurar notas para vender o peixe da etapa estadual do Miss Brasil-Miss Universo. Repare nas notas abaixo, publicadas hoje:

“Miss Mato Grosso

Já está confirmada a realização do concurso Miss Mato Grosso Oficial 2012, versão Miss Universo para o dia 26 de maio, no Centro de Eventos Kátia Zellmam, em Sinop. É esperada a participação de 20 municípios, já estão confirmados: Cuiabá, Santa Carmem, Primavera do Leste, Campo Verde, Nova Mutum, Diamantino, Sinop, Rondonópolis, Juara, Juína, Salto do Céu, Marcelândia e Vera, entre outros. Estamos trabalhando para trazer e abrilhantar o evento a apresentadora Renata Fan e o BBB Jonas.

Em Sampa

Começamos a semana na capital paulista, onde hoje temos um encontro marcado com a direção da Rede Bandeirantes de Televisão que reúne todos os coordenadores estaduais do concurso Miss Brasil Oficial 2012 versão Miss Universo. Como todos já sabem, o concurso Miss Mato Grosso Oficial 2012 será na cidade de Sinop, no dia 26 de maio. Além dos compromissos oficiais, aproveitamos a estada em Sampa para um encontro com os amigos, como o ator David Cardoso Jr. que é nosso cicerone na terra da garoa”.

Note que Willon ainda usa a grafia do Miss Brasil(*) da época crimonosa da gaeta(**) promoções e eventos (Miss Brasil Oficial [?], já extinta). Willon é dos poucos partidários da gaeta(**) que foi para a Band – é um dos 13 coordenadores estaduais que a Band barrou por ter ligações umbilicais com a gaeta(**) e as Organizações Globo – Geo Eventos, Rede Globo, rádio CBN (a rádio que troca notícia), Globonews, et caterva, lá representadas pela Rede Matogrossense de Televisão (em Cuiabá, TV Centro América, canal 4).
A exemplo de Nelito, Willon é partidário do monopólio da Globo e da turma de Gilmar Mendes. Tanto é que, em 1994, participou do lançamento do Titanic que foi a experiência de Paulo Max e de seus filhos, Paulo Max Jr. e Ana Paula Sang – usados como testas-de-ferro pela rede da famíglia Marinho (que à época usava o Miss Brasil[*] para não ser divulgado em seus noticiários e programas – a Globo preferia atriz de novela pelada na Playboy a fazer negócio com a Miss Universe Inc., nos Estados Unidos, para televisionar o certame. Tanto foi que o SBT ficou impedido de exibir o Miss Universo[*] até 1998).
No Piauí, não é assim. Miss Piauí é Miss Piauí é ponto. É essa a grafia adotada por Nelito Marques (e os coordenadores que o antecederam).
Em Mato Grosso, coordenador da etapa local do Miss Universo tenta se valer da influência junto à Globo (RMT/Centro América) para anabolizar o combalido concurso local com ex-BBB’s, figurinhas de quarto escalão das novelas golpistas da nove (Avenida Brasil não passa de uma xerox cretina de Revenge) e apresentadorazinha chinfrim de programa esportivo eleita Miss Brasil(*) em 1999, numa reportagem do Chantástico(***). Warner Willon só foi admitido na Enter devido ao fraco trabalho do coordenador estadual anterior, indicado pela quadrilha de Alexis Neiers, Bonnie and Clyde, FHC, Padre Padim Cerra, Al Capone, Gilmar Mendes, Daniel Dantas, Eliane Catanhêde e Caetano Veloso. Um embuste.
No Fringe dos ovos, Warner Willon quer mesmo é promover astro de vídeo pornô (o ex-Big Brother Jonas) alçado à condição de instant celebrity. Pensa que Mato Grosso é a Minnesota brasileira em termos de concursos de misses. Acha que Sinop é Minnetonka, Mound, lugares favoritos do Kris Humphries, do New York Nets e ex da Kim Kardashian. Pensa que índio do Xingu, retratado na minissérie/documentário da antiga Rede Manchete em 1984, é otário e idiota.
Como a Olivia Benson.
Como o Datena.
Como o Fael do BBB 12.
Como o médico aborteiro de A Gifted Man (que já acabou, graças a Deus, thank God!).

Reprodução

Mound, Minnesota
Na foto, o Centro de Eventos Kátia Zellman

Reprodução


Acima, Barbara Peterson, Miss Brasil 1976

(*)Na teoria, a Band é dona dos direitos de transmissão do concurso Miss Brasil e de seus concursos estaduais quando, na prática, estes pertencem à Globo (que desde 1990 paga para não transmití-lo). É a mesma coisa que a emissora da famíglia Marinho fez (e ainda faz) com as séries da FOX, como Glee, Bones, Burn Notice e outras (fora as animações)
(**)gaeta é o modo como a Gaeta Promoções e Eventos deve ser sempre escrita: em minúsculas, para provar o quanto o Brasil é uma sub-Venezuela, um sub-Porto Rico, uma sub-Colômbia (tipo um Whooper Jr.) ou uma Guatemala tamanho-família (tipo esses sanduíches Whooper do Burger King, Sub do Subway, Big Bob, Big Mac e afins) em termos de concursos de misses
(***)Combinação da chantagem jornalística do padrão global para dar Ibope e vender jornal e revista com a estética ultrapassada e retrógada do Fantástico, capenga na audiência

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Nossas Venezuelas, Outras Venezuelas, Projetos especiais e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s