Até junho, 50 países terão escolhido suas representantes para o Miss Universo 2012


Concurso acontecerá em dezembro devido às eleições presidenciais americanas

Da redação TV em Análise

Bruno Zanardo/Fotoarena/12.09.2011

https://i1.wp.com/i1.r7.com/data/files/2C95/948F/325D/DF06/0132/60A8/79C1/0E8A/misses-6-TL.jpg
Natalie Morales (dir., ao lado de Andy Cohen, no Miss Universo 2011, em SP): pautada pela NBC para cobrir as Olimpíadas de Verão de Londres e as eleições presidenciais americanas, jornalista corre o risco de apresentar o Miss Universo 2012 às portas do Natal

Com 26 candidatas já eleitas, a maioria das coordenações nacionais do Miss Universo começa a acelerar a marcação das datas de seus certames para a disputa internacional de 2012. Levando-se em conta o adiamento do concurso para o dia 17 de dezembro, em função das eleições presidenciais americanas de novembro e das Olimpiadas de Verão de Londres, em julho, 50 países e territórios (inclusive a China comunista) terão eleito suas representantes até o começo de julho. A partir daí, coordenações de cerca de 40 países, inclusive o Brasil, elegerão o restante das candidatas ao título de Miss Universo 2012.
O levantamento leva em conta a aceleração recente das preparações de várias etapas nacionais do Miss Universo 2012 devido a uma carta enviada pela diretora de licenças, Annette Cammer, orientando os coordenadores nacionais sobre o adiamento do concurso “devido a acomodações na programação da [rede] NBC”, geradora do concurso nos Estados Unidos. Levando-se em conta a apertada agenda de eventos da emissora entre julho (Olimpíadas de Londres) e novembro (eleições americanas) e a obrigação editorial de transmitir convenções e debates (fora a cessão de espaços da programação nacional para a propaganda eleitoral paga dos candidatos à Casa Branca, não-obrigatória), Brasil, Irlanda, Kosovo e Paraguai, por exemplo, teriam de eleger suas misses a partir da segunda quinzena de julho. Gana e Tanzânia fariam seus certames após o dia 15 de agosto, enquanto que Austrália e Suécia teriam que reprogramar seus concursos para setembro.
O anúncio oficial da cidade-sede do Miss Universo 2012 ainda não foi feito, mas o Críticas já apurou que Sun City, uma cidade-resort encravada em Rustenburgo (África do Sul), teria sido escolhida pelos diretores da Miss Universe Organization, faltando apenas a aprovação final do co-proprietário do concurso, Donald Trump, e da NBCUniversal. Para que o Miss Universo 2012 seja transmitido ao vivo da África do Sul, já foi aprovado um aumento da verba de produção e do custeio das despesas de estadia, a ser rateado com empresários locais, sem contar as horas de insônia.
No ano passado, 89 candidatas competiram na 60ª edição do Miss Universo, realizada em São Paulo (Brasil). Recorde esse que corre o risco de ser batido mais uma vez.

O medo da concorrência com o Miss Mundo

Por precaução, os organizadores do Miss Universo optaram pelo adiamento não levando em conta apenas as estratégias de programação da NBC. Mas, sobretudo, o risco de disputar atenção com o Miss Mundo, concurso rival de origem inglesa com número maior de candidatas, mas de publicidade pífia na América Latina. A antecipação do Miss Mundo para agosto em Ordos, na China comunista, pesou bastante na decisão num primeiro momento até as direções da MUO e da NBC optarem pelo bom-senso: tirar o Miss Universo 2012 da linha de tiro da campanha presidencial americana entre Republicanos (Mitt Romney, Rick Santorum ou Ron Paul) e Democratas (Barack Obama disputando a reeleição).

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Concursos de beleza, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s