Adiamento do Miss Universo 2012 para dezembro deve influir na audiência dos especiais de fim-de-ano na TV norte-americana


Jingle Bells, Jingle Bells…

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

North West Youth Choir/Reprodução

https://i2.wp.com/www.nwjk.co.za/images%20-%20performances%20-%20gallery/IMG_0603.JPG
Festa típica de Natal em Rustenburgo, sede do Miss Universo 2012

A marcação da 61ª edição do concurso de Miss Universo para a noite do dia 17 de dezembro (madrugada do dia 18 de dezembro, pelo horário de Brasília) deve chacoalhar significativamente os moribundos índices de audiência do período de festas natalinas de 2012 nas TV’s abertas americanas. Para se ter uma ideia, e para tomar como comparação, o Victoria’s Secret Fashion Show 2011 da CBS foi visto por 10,3 milhões de telespectadores segundo dados da Nielsen Media Research, ermpresa responsável pelas medições de audiência nos Estados Unidos.
Ante esse panorama, o concurso Miss Universo (que, em 2011, teve a companhia indesejável de Bachelor Pad, Hell’s Kitchen e Monday Night Football, apenas para citarmos alguns casos) pode sim, alavancar a audiência da NBC. Para se ter uma ideia, vamos tomar como exemplo a audiência preliminar do dia 19 de dezembro de 2011, uma segunda-feira, nas faixas das 21 e 22h (horários da costa leste americana):

EXEMPLO 1 – 21h

CBS: Two and a Half Men – reprise (8,5 milhões, 5,5/8); Mike and Molly – reprise (7,8 milhões, 5,1/8)
FOX: Terra Nova – episódio final (7,2 milhões, 4,1/6)
NBC: Fear Factor (6,3 milhões, 3,5/5)
ABC: You Deserve It (4,1 milhões, 2,1/4)
The CW: Hart of Dixie – reprise (1 milhão, 0,7/1)

Líder 18-49: Fear Factor (2,4)

Neste caso, a exibição do Miss Universo na faixa usada no ano anterior por Fear Factor teria fatores pró e contra (a depender do que FOX e CBS anunciarem em seus upfronts de maio – Terra Nova fora e Two And a Half Men e Mike & Molly continuando na grade). Pró, por causa da debandada de telespectadores para as festas de fim-de-ano. E contra a depender do projeto que a FOX tentar encaixar no lugar de Terra Nova. Pode ser coisa impactante, vamos avisando.
Dos 6,3 milhões de telespectadores de Fear Factor, o Miss Universo talvez derrubaria a audiência da NBC para algo em torno de 5 a 5,5 milhões de telespectadores. Péssimo para o concurso, mas preocupante principalmente para a ABC, já saída da lavada de audiência do Dancing with the Stars (que também deve retornar para a fall-season).

EXEMPLO 2 – 22h

CBS: Hawaii Five-0 – reprise (6,9 milhões, 4,5/7)
ABC: Castle – reprise (4,6 milhões, 3,9/5)
NBC: Rock Center With Brian Williams (4,3 milhões, 2,9/5)

Líder 18-49: Hawaii Five-0 – reprise (5,0)

Com a proximidade da eleição da sucessora de Leila Lopes, é evidente que a NBC teria um ganho extra de audiência nesta faixa, já que CBS e ABC estarão reprisando seus procedurals (não há garantias ainda de que Castle ou Hawaii Five-0 continuem nas grades para a temporada 2012-2013; há outros projetos e pilotos em análise, mas Castle deve continuar). De uma módica audiência de 4,9 milhões de telespectadores, o salto seria para algo em torno de 6,5 a 7,5 milhões de telespectadores. Coisa inédita para o período natalino, mas é conjectura até lá. Chute à parte, o fato é que o Miss Universo 2012, se vai salvar a audiência da NBC, por um lado, por outro deve afetar um pouco os planos da Band para ter uma faixa forte de concursos estaduais, nacional e o próprio Miss Universo (com direito até a cobertura jornalística). Para piorar ainda mais as coisas no Morumbi, o Miss Universo 2012 vai acontecer dias depois das reuniões anuais de afiliadas e do departamento comercial da Band. Que, àquela altura, já terão traçado suas metas para 2013.
Outro caso para tomarmos como comparação: a audiência do Miss Universo 2011 vs. a audiência do programa de indicações ao Grammy 2012, realizado em 30 de novembro passado. Nesse ponto, a CBS também teve mais audiência que o concurso de beleza da NBC. Bateu o Miss Universo por uma diferença de 300 mil telespectadores na sua média (5,6 milhões contra 5,3 milhões). Será uma responsabilidade e tanto concorrer com pesos-pesadíssimos de comédias da CBS (2,5 Men, Mike & Molly ou os programas que os substituirem) ou procedurals barra-pesada de cartão postal tipo Havaí 5-0 (a Globo prefere a grafia colonizada, para não desagradar o público do canal pago Liv, ligado à Discovery) ou bem levezinhos que beiram à comédia tipo Castle.
Vale ressaltar que este panorama não incluiu (por alguma injustiça), o arrasa-quarteirão das transmissões do Monday Night Football, do canal pago ESPN. É aí que reside o grande calcanhar de Aquiles da NBC, se quiser recuperar terreno de audiência para o Miss Universo em 2012. Se no ambiente da TV aberta as coisas estão realmente tranqulias, o mesmo não se deve dizer da disputa do certame com a programação dos canais pagos. Que o diga o que a TNT programar para a noite de 17 de dezembro. Rizzoli & Isles? O spin-off de The Closer? Veremos.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Especiais, Eventos, Ibopes da vida, Jóia da coroa, Numb3rs, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Adiamento do Miss Universo 2012 para dezembro deve influir na audiência dos especiais de fim-de-ano na TV norte-americana

  1. Pingback: Santo Domingo ou Punta Cana, a um passo de ser confirmada como sede do Miss Universo 2012 | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s