TV Diário cancela chamadas do concurso Miss Ceará(*) 2012


Divisão de afiliadas da Globo, TV Jangadeiro e Enter, empresa de eventos da Band, estariam pressionando para sustar a divulgação do evento

Da redação TV em Análise

Divulgação

https://i2.wp.com/blog.opovo.com.br/beleza/files/2012/01/ERB_7316-550x830.jpg
Grupo de candidatas a Miss Ceará(*) 2012, promovido por uma emissora-satélite da Globo em Fortaleza: sem garantia de aparecer na TV, nem ir para o Miss Universo Brasil, da Band

Embora a Book Eventos insista em manter o concurso Miss Ceará(*) 2012 para esta terça-feira (7), na casa de eventos Siará Hall, a TV Diário (emissora coligada da TV Verdes Mares, afiliada da Rêde Globo no Estado), se cala em relação ao evento. Numa rápida checagem feita pela redação do TV em Análise Críticas nos intervalos comerciais da emissora na madrugada da quinta (2) para esta sexta-feira (3), não foi ao ar nenhuma chamada do certame.
No último dia 20, o Críticas revelara que o concurso corria risco de não ir ao ar (e ainda corre) na Diário por falta de patrocinadores. Segundo a redação do Críticas apurou, o calendário apertado de transmissões da TV Diário (que inclui jogos de futsal e do Campeonato Cearense de futebol profissional para este fim-de-semana) deve comprometer por completo a parceria com a Book Eventos, atendendo orientação da divisão de afiliadas da Rêde Globo, insatisfeita com o fato de uma emissora local ligada a uma de suas afiliadas (a Verdes Mares) estar transmitindo um concurso de uma outra emissora (a Bandeirantes, cuja afiliação com a TV Jangadeiro já foi assinada, mas ainda não entrou no ar por razões técnicas).
Nos bastidores, há uma pressão muito grande do Sistema Jangadeiro para “abafar” as chamadas do Miss Ceará(*) 2012 na emissora-satélite da Globo. De acordo com o portal NaTelinha, a entrada da Jangadeiro na Band (fundada em 1990 com o sinal da rede paulista e transferida para o SBT em 1999) está prevista para o dia 1º de abril.

Reproduçôes/O Povo/Diário do Nordeste/Facebook da Book Eventos

http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/423566_240639936016977_122921884455450_528576_1646522639_n.jpghttp://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/409531_239289972818640_122921884455450_525284_671785871_n.jpg
As notícias acima são 100% falsas

Entenda o caso

Os problemas da organização do Miss Ceará(*) com o Sistema Verdes Mares começaram depois que a TV Jangadeiro anunciou, em evento realizado em São Paulo, a sua volta aos quadros da Band depois de 13 anos. Em outubro, coordenações municipais que já vinham preparando suas candidatas foram avisadas que o Miss Ceará(*) 2012 (que, na prática, não tem mais valia nenhuma para o Miss Universo[*] Brasil), originalmente marcado para 7 de novembro, foi postergado para o dia 7 de fevereiro devido às festividades de fim-de-ano. Nos dois últimos anos, o Miss Ceará(*) integrou a grade de fim-de-ano da TV Diário, elegendo as representantes do Estado para o Miss Brasil(*), que trabalhava conjuntamente para o Miss Universo e o Miss Beleza Internacional.
Com a separação dos concursos, ocorrida após a assinatura de contrato entre a Enter-Entertainment Experience e a Miss Universe Organization, feita em 13 de setembro do ano passado, a Book Eventos automaticamente ficou sem a representação do Miss Universo Brasil(*), cedido pela Rêde Globo junto à Rede Bandeirantes através da Comcast-NBCUNiversal e da Trump Organization.
Durante meses, a diretora da Book, Jorlene Cordeiro, alardeou no Facebook da empresa que o Miss Ceará(*) estava garantido, mas não para enviar a candidata cearense ao Miss Brasil-Miss Universo. O “racha” entre Miss Universo Brasil e Miss Brasil Internacional deixou a Book só com a representação deste último concurso. Segundo o Críticas apurou, por contrato, a TV Jangadeiro tem a preferência para organizar, produzir e promover o processo de escolha da representante cearense no concurso Miss Universo Brasil, cuja diretoria deve ser formada basicamente por quadros da própria Band e especialistas em concursos de beleza.
A retirada do Miss Ceará(*) do calendário do Miss Universo Brasil 2012 significa um duro golpe num Estado que vinha tendo alguns progressos em anos recentes. E que, agora, começa a experimentar um duro revés econômico (fuga de patrocinadores e de anunciantes) e artístico (sofre com uma produção porca e artesanal e números musicais de 96ª categoria). Ônus pesadíssimo esse que a Jangadeiro passará a arcar a partir do Miss Universo Ceará 2012 (ou 2013).

Com marketing enganoso, Book Eventos também lesa o consumidor

Segundo a organização, os ingressos para o Miss Ceará(*) 2012 estão à venda numa relojoaria (Casas dos Relojoeiros) aos preços de R$ 30 (inteira) e de R$ 15 (estudantes), mas não garantem o que anunciam na nota da colona(**) Luluzinha, do jornal O Povo: não se trata de Miss Universo Ceará (legalmente, o concurso não existe) e sim de Miss Ceará(*). Ao vender o Miss Ceará com o nome falso de Miss Ceará Universo(*), a Book Eventos mente para a sociedade cearense. Mente para o consumidor. E o mais grave: comete crime confesso contra a economia popular.

(*)Na teoria, a Band é dona dos direitos de transmissão do concurso Miss Brasil e de seus concursos estaduais quando, na prática, estes pertencem à Globo (que desde 1990 paga para não transmití-lo). É a mesma coisa que a emissora da famíglia Marinho fez (e ainda faz) com as séries da FOX, como Glee, Bones, Burn Notice e outras (fora as animações)
(**)Convém lembrar que colona não tem nada a ver com cólon da Gyselle Soares. Tratam-se de colonistas que, na visão de Paulo Henrique Amorim, “…tratam o Brasil da perspectiva do que imaginam que a Metrópole imaginaria o Brasil. No caso específico de Gaspari, ele trata o Brasil da perspectiva do que imagina que os professores de Harvard pensariam do Brasil e dele…”. Para o Críticas, tratam-se de colonistas sociais que tratam o Brasil como um combinado de Venezuela em termos missológicos com um Sudão em termos econômicos, sociais, de infra-estrutura (vide a campanha que a Globo e a Band fazem contra a Copa de 2014 e as Olimpíadas de Verão de 2016 por causa dos aeroportos) e de educação. Mais: tratam-se de colonistas sociais, calunistas de sites de celebridades, de jornais facistóides e de revistas de entretenimento que jamais reconhecerão Haley Reinhart, James Durbin, Scotty McCreery e Lauren Alaina, finalistas do American Idol em 2011, como promessas da indústria fonográfica. Preferem a Paula Fernandes, o Neymar, o Elano, o Luan Santana, a Nayla Micherif, a Mariana Rios, namorada do Di do NXZero e a Giovanna Lancelotti, namorada do Pê Lanza do Restart, ambas empregadas da Rede Globo, à Pia Toscano, ao Paul MacDonald, ao Ruben Studdard, à Lindsey Vonn, ao Johnny Weir, ao Clay Aiken, ao Francis Lopes, ao saudoso Raimundo Soldado, ao Israel Lucero, ao LeeDewyze, ao Goffredo da Silva Telles Jr., autor da Carta aos Brasileiros de 1977, à Sarah Michelle Gellar….

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Globelezação, Nossas Venezuelas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para TV Diário cancela chamadas do concurso Miss Ceará(*) 2012

  1. Pingback: Você confia na máquina de press-releases da “organização” do “concurso” Miss Ceará(*) 2012? | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s