A audiência americana do sábado, 14 de janeiro de 2012


Perdeu, Tebow. A CBS ganhou do concurso de Miss América

Da redação TV em Análise

Getty Images

https://i2.wp.com/blog.zap2it.com/frominsidethebox/ratings-tim-tebow.jpg
Pega eu, pega eu, pega eu. Deu no que deu

Se houve alguém que saiu no lucro com a desgraça do pastor Tim Tebow do Denver Broncos ante o New England Patriots de Tom Brady (perderam de 45 a 10) sem dúvida foi a rede norte-americana CBS. Com 29 milhões de telespectadores, média de 15,8, share domiciliar de 26 e média de 10,6 entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, a emissora do olho massacrou concorrentes como FOX (8,6 milhões de telespectadores, 5,1/8), ABC (5,4 milhões, 3,3/5, terceira colocada em função do concurso de Miss América) e NBC (2,6 milhões, 1,6/3).
Hora por hora (horários da costa leste americana), os dados da Nielsen Media Research:

20h

CBS: Jogo divisional da AFC – Patriots x Broncos (28 milhões de telespectadores, 15,2/25 domiciliar)
FOX: COPS – dois episódios (15,1 milhões, 8,7/14)
ABC: Wipeout – reprise (2,9 milhões, 1,7/3)
NBC: The Firm – reprise (2,1 milhões, 1,6/3)

Líder 18-49: Jogo divisional da AFC – Patriots x Broncos (9,7)

Comentário: Tradicionalmente (exceto em dia de transmissão esportiva), o sábado é um dia morto para as principais redes abertas americanas. Ontem foi uma exceção. A chamada “tebowmania” acordou a normalmente parca audiência da CBS, abastecida por reprises. E, por outro lado, despertou o público carente de esportes desde o final da temporada do futebol americano universitário da ABC, em novembro. Robustecida pela conclusão da partida entre San Francisco 49ers e New Orleans Saints, COPS obteve uma de suas melhores audiências na rabeira depois de um jogo da NFL na FOX. 15,1 milhões é uma marca histórica para o horário. ABC e NBC penaram com reprises de Wipeout e da condenada ao cancelamento The Firm.

Divulgação/ABC

https://i1.wp.com/tvbythenumbers.zap2it.com/wp-content/uploads/2012/01/Miss-America-2012-350x233.jpg
Laura Kaeppeler, do Wisconsin, eleita Miss América 2012

21h

CBS: Jogo divisional da AFC – Patriots x Broncos (33,6 milhões, 17,9/29)
ABC: Miss América 2012 (5,7 milhões, 3,5/6)
NBC: The Firm – reprise (2,3 milhões, 1,7/3)
FOX: Terra Nova – reprise (2,2 milhões, 1,5/2)

Líder 18-49: Jogo divisional da AFC – Patriots x Broncos (12,3)

Comentário: O destaque aqui não cabe à lavada dos Patriots sobre os Broncos nem da CBS sobre suas concorrentes. E sim sobre a excelente performance do concurso Miss América que, nesta faixa, chegou a superar a vergonhosa audiência do Miss Universo(*) 2011, realizado porcamente em São Paulo, com atrações locais medíocres e produção desorganizada e bancada com dinheiro público. Prova de que a revitalização televisiva do Miss América não é mais um sonho possível e sim uma realidade concreta, como comprovamos a seguir nas notas de imprensa despachadas pela ABC, em inglês. Leiam:

“Up against CBS’ monster NFL AFC Divisional Playoff Game (Denver Broncos-New England Patriots) and an NFL playoff overrun-fueled Fox on Saturday night, ABC’s 9-11pm broadcast of The 2012 Miss America Pageant grew year to year and made it the dominant #1 non-sports network in the time period with Total Viewers and Adults 18-49.

*Building steadily throughout its 2-hour telecast, The Miss America Pageant’s audience jumped by 2.8 million viewers and by 47% from its first half-hour to its final half-hour. In fact during its final half-hour from 10:30-11pm, The Miss America Pageant drew an average audience of 8.0 million viewers and earned a 2.2 rating, 6 share with young adults.

*Excluding only its high-rated 2011 New Year’s Eve programming, ABC scored its best non-sports Adult 18-49 rating in the 2-hour time period in more than 1 year – since 12/25/10.

*Despite the big NFL competition, The Miss America Pageant increased its overall audience and surged by 13% in Adults 18-49 over last year’s broadcast, marking the program’s top numbers since 2004”.

Detalhe: 2004 foi o ano da última transmissão do Miss América pela ABC. Depois disso, passagem mal sucedida por canais pagos (CMT e TLC) até a assinatura do atual acordo, em 2010. Tanto a ponto de transformá-lo no segundo concurso de beleza mais visto na TV norte-americana na temporada 2011-2012 em sua primeira hora de exibição (perde apenas para o Miss USA, visto por 6,6 milhões de telespectadores).

22h

CBS: Jogo divisional da AFC – Patriots x Broncos (25 milhões, 15,8/26)
ABC: Miss América 2012 (7,8 milhões, 4,7/8)
NBC: Law & Order: SVU – reprise (3,4 milhões, 2,4/4)

Líder 18-49: Jogo divisional da AFC – Patriots x Broncos (9,7)

Comentário: Em sua segunda hora, a transmissão do Miss América 2012 conseguiu igualar o número de telespectadores do Miss USA 2011 (7,8 milhões para cada lado). Isso, apesar da massacrante audiência do jogo divisional da NFL. Em miúdos: o Miss América se tornou a atração não-esportiva mais vista da noite, derrotando até séries renomadas, como Law & Order: SVU, cuja reprise não atraiu tanto público como se esperava.

NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Concursos de beleza, Esportes, Eventos, Ibopes da vida, Numb3rs, Reality-shows, Séries, The Star Spangled Banner e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s