Folha de S.Paulo reconhece erro em informação contra a Record


Jornal havia publicado erroneamente na segunda que emissora havia sido ultrapassada pelo SBT

Do R7

O jornal Folha de S.Paulo reconheceu na edição desta terça-feira (20) que errou ao publicar informações comprovadamente equivocadas na coluna Outro Canal, assinada pela jornalista Keila Jimenez, na edição de segunda (19).
A manchete da coluna era: “SBT retoma segundo lugar em audiência no país”. O texto baseava-se em uma informação incorreta, pois conforme reconhecido hoje, houve inversão dos números de Ibope da Record e do SBT.Quatro dos oito parágrafos do texto publicado na segunda (19) continham erros de informação.
Veja texto do Provocador sobre o caso
Na edição desta terça-feira, o jornal corrigiu a colunista na seção “Erramos”, onde aponta: “No texto ‘SBT retoma segundo lugar em audiência no país’, os números de audiência média da Record e do SBT saíram invertidos”.
A Folha acrescenta que “A informação incorreta gerou erro na chamada ‘Programa de Silvio Santos retoma segundo lugar de audiência’, cujo título foi impreciso ao dar a entender tratar-se de um programa.
A seção remete também a um texto publicado no caderno Poder, mas em espaço cedido ao caderno Ilustrada, o mesmo que a colunista ocupa, com a chamada “Ilustrada Em Cima da Hora”. Veja abaixo.

https://i2.wp.com/i1.r7.com/data/files/2C95/948F/3459/C188/0134/5BDE/0B3F/2C9B/FolhaPoder.png

A coluna de Keila Jimenez, “Outro Canal”, porém, faz pouca referência à sucessão de erros e sem reconhecê-los diz que “A Record informa que permanece na frente do SBT na média-dia nacional (das 7h à meia-noite) entre janeiro e novembro de 2011”.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ética jornalística, Ibopes da vida, Monopólio da informação e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s