A audiência americana da segunda-feira, 22 de novembro de 2011


Fria, final do Dancing with the Stars perde público em relação à fall-season de 2010; só séries da The CW registram crescimento antes das festas de fim-de-ano

Da redação TV em Análise

Divulgação/ABC

https://i1.wp.com/i.i.com.com/cnwk.1d/i/tim/2011/11/22/kardashian-dwts_620x350.jpg
Na foto, uma pauta que você nunca vai ver na Ilustrada: o 10 perfeito do Rob Kardashian

Sem clima, a performance final da 13ª temporada do Dancing with the Stars derrubou os índices da ABC em relação à fall-season de 2010 (cuja expectativa estava centrada entre Jennifer Grey e Bristol Palin, queridinha dos tacões direitistas americanos e do Grupo Folha, que acaba de demitir 40 profissionais, extinguir cadernos tradicionais como o Folhateen e fechar a sucursal de Cuiabá). Com rostos comuns (Rob Kardashian e o veterano de guerra J.R. Martinez) e outros nem tanto assim (a veteraníssima apresentadora Ricki Lake), o DWTS teve sua audiência tragada pela proximidade com o feriado americano de Ação de Graças, nesta quinta-feira (24). Na noite, a emissora teve 14 milhões de telespectadores, média de 9 pontos e share domiciliar de 14, de acordo com a medição nacional da Nielsen Media Resarch, modificada devido à transmissão da partida do Monday Night Football entre Kansas City Chiefs e New England Patriots para as afiliadas de Kansas City e Boston.
Na segunda colocação, a CBS teve 11,8 milhões de telespectadores, média de 7,2 e share de 11, seguida da FOX (6,9 milhões de telespectadores, média de 4,2 e share de 6), NBC (4 milhões de telespectadores, média de 2,5 e share de 4) e The CW (1,6 milhão de telespectadores, média de 1,1 e share de 2).
Entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, a CBS teve 4 pontos contra 2,8 da ABC, 2,3 da FOX, 1,2 da NBC e 0,7 da The CW.
Hora por hora (horários da costa leste americana):

20h

ABC: Dancing With the Stars (20 milhões de telespectadores, 12,9/19 domiciliar)
CBS: How I Met Your Mother (10,1 milhões, 6,1/9)/2 Broke Girls (11,2 milhões, 6,7/10)
FOX: Terra Nova (6,5 milhões, 3,9/6)
NBC: The Sing-Off (4,1 milhões, 2,5/4)
The CW: Gossip Girl (1,5 milhão, 1/1)

Líder 18-49: 2 Broke Girls (4,4)

Comentário: Na última noite de apresentações da sua 13ª temporada, o Dancing with the Stars registrou um de seus melhores índices para a fall-season. Não tanto quanto no ano passado (perdeu 27% de seu público). Situação crítica mesmo parece estar vivendo Terra Nova, mega-über-produção ecológica da FOX que caminha não para a renovação, mas sim para seu cancelamento imediato. Preocupa. Prejuízo também tiveram as comédias da CBS (How I Met Your Mother perdeu 7% de seu público em relação à semana passada enquanto 2 Broke Girls teve queda de 8%).

Cliff Lipson/CBS/Divulgação

https://i0.wp.com/www.daemonstv.com/wp-content/uploads/2011/11/TWO-AND-A-HALF-MEN-A-Fishbowl-Full-of-Glass-Eyes-Season-8-Episode-10-9.jpg
Jake (Angus T. Jones) e Walden (Ashton Kutcher) comprando o peru da quinta-feira

21h

CBS: Two and a Half Men (15,7 milhões, 9,6/14)/Mike & Molly (13,1 milhões, 8/12)
ABC: You Deserve It – estreia (10,05 milhões, 6,4/9)
FOX: House (7,3 milhões, 4,4/7)
NBC: The Sing-Off (4,4 milhões, 2,6/4)
The CW: Hart of Dixie (1,8 milhão, 1,1/2)

Líder 18-49: Two and a Half Men (5,2)

Comentário: Graças justamente ao DWTS, comprova-se o poder de retenção de público da ABC entre o reality de dança e o inédito de Castle (não transmitido na semana passada em favor de um 20/20 especial com a senadora Gabrielle Giffords em sua primeira aparição televisiva pós-massacre de Tucson). Se não vai servir para renovação, You Deserve It, ao menos, cumpriu seu papel como tapa-buraco de público entre um programa e outro. Com o Dancing fora do ar já na próxima semana, a preocupação se foca agora nas audiências de seus especiais de fim-de-ano (não divulgados até o momento). Em todos os casos, menos para Hart of Dixie, quedas de público já esperadas para este período de inverno, aeroportos e estações ferroviárias lotados e festas a começar no dia de Ação de Graças.

Norman Shapiro/CBS/Divulgação

https://i2.wp.com/www.daemonstv.com/wp-content/uploads/2011/11/HAWAII-FIVE-0-Kiilua-Season-2-Episode-10-6.jpg
Terry O’Quinn, o careca do Lost num dos últimos inéditos de Hawaii Five-0 antes das festas de fim-de-ano

22h

ABC: Castle (11,9 milhões, 7,7/12)
CBS: Hawaii Five-0 (10,3 milhões, 6,5/11)
NBC: Rock Center with Brian Williams (3,6 milhões, 2,5/4)

Líder 18-49: Hawaii Five-0 (2,8)

Comemtário: Passada toda a publicidade em torno do escândalo sexual que mandou para a cadeia o ex-diretor da Penn State Jerry Sandusky, o Rock Center registrou uma de suas piores marcas até aqui (se não a pior). Com um olho nas festividade de Natal e nas pausas para o período, Castle e Hawaii Five-0 perdem público para as festividades de Ação de Graças, nesta quinta-feira (24). Feriado nacional nos Estados Unidos, aliás.

NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Jornalismo, Numb3rs, Reality-shows, Séries, The Star Spangled Banner e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s