A audiência americana do domingo, 20 de novembro de 2011


Jogo fraco entre Giants e Eagles faz American Music Awards crescer entre o público jovem em relação à cerimônia de 2010

Da redação TV em Análise

Getty Images

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Carona da J-Lo no American Music Awards 2011: oferecimento Fiat Cinqueciento

Embora tenha liderado o tempo todo, a transmissão da NBC para o jogo entre New York Giants e Philadelphia Eagles, válido pela 11ª rodada da temporada da NFL dentro do programa do Sunday Night Football (retransmitido no Brasil pelos canais ESPN e ESPN HD), vista por 14,8 milhões de telespectadores, média de 9,2 e share domiciliar de 14 pontos, não conseguiu evitar o avanço de público da cerimônia de entrega dos American Music Awards (3% a mais em relação à cerimônia do ano passado, na qual Justin Bieber levou uma manada de estatuetas). A propósito: a ABC ampliou em uma hora a cobertura dos AMA’s em relação a anos anteriores, quando não havia tapete vermelho. E se deu bem. O comunicado oficial da ABC explica direito a coisa em inglês:

Opposite Fierce Competition from a Big “Sunday Night Football” Contest and an
NFL Overrun-Driven CBS, ABC’s “American Music Awards” is No. 1 in Key Demos

“AMAs” Score ABC’s Top Adult 18-49 Entertainment Rating in the Slot in 9 Months
ABC’s “2011 AMAs” is Up Year to Year in Viewers and Across Virtually
All Key Younger Demos, While Achieving a 7-Year-High with Teens 12-17

2011 American Music Awards (8:00-11:00 p.m.)

Opposite fierce competition on the evening, including a high rated and down-to-the-wire “Sunday Night Football” contest (NY Giants-Philadelphia Eagles) and an NFL primetime overrun-boosted CBS, the “2011 American Music Awards” made ABC the dominant No. 1 non-sports network from 8:00-11:00 p.m. among Adults 18-49 (4.3/10), towering over CBS by 87% (2.3/5) and Fox by 72% (2.5/6 – 8:00-10:00 p.m. average). In addition, ABC’s “AMA” broadcast won its 3-hour time period over “Sunday Night Football” to stand as the No. 1 TV show of the night across all key Women (W18-34/W18-49/W25-54), Teens 12-17 and Kids 2-11.
The “American Music Awards” was up year to year in Total Viewers (+3% – 12.0 million vs. 11.7 million) and retained 100% of its Adult 18-49 audience (4.3/10). In fact, the “AMAs” grew year to year across virtually all key younger demographics: AD18-34 (+5%), W18-34 (+8%), M18-34 (+4%), W18-49 (+2%), M18-49 (+3%) and Teens 12-17 (+24%). The “American Music Awards” scored its highest Teen 12-17 number in 7 years – since 2004.
Despite the intense competition during primetime, ABC achieved Sunday night season highs with its coverage of the “2011 AMAs” among Total Viewers and Adults 18-49. The show generated ABC’s top Adult 18-49 number in the time period with entertainment programming in 9 months – since the “Academy Awards” on 2/27/11.
An estimated 32.0 million viewers watched at least some portion of the “2011 American Music Awards” on ABC during its 3-hour broadcast – unduplicated Viewers 2+ watching 6 minutes or more of the broadcast.
A note about increasing DVR penetration and year-to-year rating comparisons: Year-to-year rating comparisons based on the Live + Same Day data stream are distorted by the level of DVR penetration in the Nielsen sample, which has jumped up to 43% currently, from 38% at the same point in 2010. More viewers are watching shows on their own timetables, which may not be reflected in the overnight next day numbers. The only truly valid year-to-year comparison would be one based on the Live + 7 Day metric, once those stats are released by Nielsen”.

32 milhões de telespectadores para a ABC já significa muita coisa. Ainda mais em se tratando de 12 milhões de telespectadores, 4,3 de média e 10 de share domiciliar junto ao público jovem. Aos fatos: na medição preliminar, a emissora teve 10,1 milhões de telespectadores, média de 5,8 e share de 9, ficando em terceiro lugar. A vice-liderança coube à CBS, que teve 11,9 milhões de telespectadores, média de 7,4 e share de 11. A FOX ficou na última colocação, com módicos 4,6 milhões de telespectadores, média de 2,7 e share domiciliar de 4 pontos.
Entre o “publico jovem” de que tanto a ABC fala em seu press-release, a liderança coube, no entanto, à NBC, que registrou 5,5 pontos contra os 3,5 obtidos pela programação dos American Music Awards. Com isso, CBS (2,8) e FOX (2,2) saíram prejudicadas.
Hora por hora (horários da costa leste americana), os números da Nielsen Media Research:

19h

CBS: Prorrogação da NFL/60 Minutes (16,75 milhões de telespectadores, 10,5/16 domiciliar)
NBC: Football Night in America (8,7 milhões, 5,4/9)
ABC: Countdown to the American Music Awards (4,5 milhões, 2,8/4)
FOX: The Cleveland Show – reprise (3 milhões, 1,7/3)/The Cleveland Show (3,8 milhões, 2,2/3)

Líder 18-49: Prorrogação da NFL/60 Minutes (4,2)

20h

NOTA: Devido à transmissão dos American Music Awards, a ABC não exibiu ontem inéditos de Once Upon a Time, Desperate Housewives e Pan Am, que irão ao ar no próximo domingo, dia 27

NBC: Sunday Night Football – Eagles-Giants (16 milhões, 9,8/15)
CBS: 60 Minutes/The Amazing Race (11,7 milhões, 7/10)
ABC: American Music Awards (11,3 milhões, 6,5/10)
FOX: The Simpsons (5,7 milhões, 3,2/5)/Allen Gregory (4 milhões, 2,4/3)

Líder 18-49: Sunday Night Football (5,7)

21h

NBC: Sunday Night Football (18.2 million, 11.3/16)
ABC: American Music Awards (13,1 milhões, 7,3/11)
CBS: The Amazing Race/The Good Wife (9,6 milhões, 6/9)
FOX: Family Guy (6 milhões, 3,6/5)/American Dad (4,8 milhões, 2,8/4)

Líder 18-49: Sunday Night Football (6,7)

22h

NBC: Sunday Night Football (16,3 milhões, 10,3/16)
ABC: American Music Awards (11,7 milhões, 6,7/11)
CBS: The Good Wife/CSI: Miami (9,5 milhões, 6,2/10)

Líder 18-49: Sunday Night Football (6,4)

NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
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Uma resposta para A audiência americana do domingo, 20 de novembro de 2011

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