O jogo de cartas marcadas pela sede do Miss Universo(*) 2012


Com o Brasil e o Kosovo fora do jogo

Da redação TV em Análise

Bruno Zanardo/Fotoarena/12.09.2011

https://i2.wp.com/noticias.r7.com/blogs/o-provocador/files/2011/09/misses-3-TL.jpg
Candidatas ao Miss Universo(*) 2011, realizado em São Paulo

Na Miss Universe Organization já não existem mais esperanças de que Pristina, capital do Kosovo, tampouco o Rio de Janeiro (para dar publicidade às Olimpíadas de Verão de 2016, da NBC) disputem a sede do Miss Universo 2012. Internamente, a ordem é trabalhar (e se concentrar) em três alternativas: Lisboa (a mais improvável), La Asunción (Ilha de Margarita, Venezuela, uma das mais prováveis) e uma cidade mexicana a ser definida (entre Cancún e Acapulco, que já receberam edições do certame em 1989 e 1978, respectivamente, e Cozumel, que nunca sediou a final televisionada, mas atividades paralelas nas quatro vezes que o concurso foi realizado no país).
Mais por fora, correm a Cidade da Guatemala, Oranjestad, Cidade do Panamá, St. Louis, Los Angeles, Las Vegas, Nassau e Buenos Aires. Única cidade asiática inscrita para o processo, Seul não tem chance nenhuma.
Para sediar o Miss Universo 2011 concorreram Rio de Janeiro (cuja candidatura, apresentada pela Rede TV!, pela Prefeitura Municipal, pelo Governo do Estado e por representantes da Trump Organization no Brasil foi rejeitada por falta de garantias financeiras à época), Zagreb, Santa Cruz de la Sierra, Mar del Plata, Palma de Mallorca, Atenas, Nha Trang, Oranjestad, Cidade do Panamá, St. Louis, Houston, Caracas, Paris, Los Angeles, Las Vegas (que acenara com um acordo multianual de realização do certame), Nassau, Perth e São Paulo (cuja candidatura, apresentada pela Prefeitura Municipal e pelo Governo do Estado em conjunto com a Rede Bandeirantes, sócia da Globo no futebol, acabou aprovada para seguir em frente e terminaria ganhando).

Jogo de datas

Para tentar atender às demandas da NBC, nenhuma das cidades-candidatas apresentou uma data decente para a realização do concurso até aqui. O que derrubou a candidatura de Pristina foi justamente a marcação do Miss Universo 2012 para o dia 25 de junho, prontamente rejeitada pela emissora em consenso com a organização Trump. Essa data está reservada preferencialmente para o concurso Miss USA, que neste ano experimentou um crescimento de 20% em seus índices de audiência comparados ao ridículo desempenho do Miss USA 2010 (transmitido em horário nada nobre, 19h, apenas para anteceder o Celebrity Apprentice). Pelo cronograma da Miss Universe Organization para 2012, o Miss USA seria realizado em junho, o Miss Teen USA em julho e o Miss Universo entre o final de agosto e o começo de setembro (dependendo da cidade-sede escolhida).
Para tentar salvar a realização do Miss Universo 2012 em agosto, os organizadores apelaram às cidades-candidatas (La Asunción, Lisboa e as três alternativas mexicanas descritas na lide acima) para que marquem datas entre 12 (dia da cerimônia de encerramento das Olimpiadas de Verão de Londres) e 19 de agosto, para não chocarem com a cobertura jornalística da NBC para as convenções Republicana (27 a 30 de agosto) e Democrata (3 a 6 de setembro) destinadas a referendar os candidatos à Presidência dos Estados Unidos.

‘Fator Beyoncé’

A solicitação da Miss Universe Organization para antecipar a data do Miss Universo 2012 em alguns dias tem razão de ser: a NBC quer porque quer evitar que o concurso concorra diretamente com o Video Music Awards, da MTV, a ser realizado no dia 9 de setembro, justamente um dia antes da data originalmente planejada para o concurso caso fosse realizado em São Paulo (como quer o prefeito Gilberto Kassab – PSD). Quer evitar eclipsar uma premiação musical importante realizada ainda assim na primeira noite do Sunday Night Football para a temporada 2012-2013. Para seu governo, as Paraolimpíadas de Verão de Londres acabam no mesmo dia 9. E, caso queira capitalizar com o fim dos eventos olímpicos em Londres, a NBC e a MUO tentarão realizar o Miss Universo 2012 no Rio de Janeiro no dia 10 de setembro (o que até hoje era pouco provável, dada a ameaça financeira de Pristina e a sua desistência já anunciada).
Outra preocupação da NBC e da MUO é com a final do reality de namoros Bachelor Pad, da ABC, que praticamente eclipsou o Miss Universo 2011 das manchetes da mídia norte-americana. Cercadas de cuidados, a emissora e a organização do concurso tentam desesperadamente chegar a um “fator X” para fechar de uma vez por todas a data do Miss Universo 2012, a depender dos envelopes com as propostas financeiras já apresentadas pelas três cidades-candidatas (Lisboa, La Asunción e Cidade do México/Cozumel/Cancún/Acapulco).

(*)Na teoria, a Band é dona dos direitos de transmissão do concurso Miss Brasil e de seus concursos estaduais quando, na prática, estes pertencem à Globo (que desde 1990 paga para não transmití-lo). É a mesma coisa que a emissora da famíglia Marinho fez (e ainda faz) com as séries da FOX, como Glee, Bones, Burn Notice e outras (fora as animações)

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Jóia da coroa, Jornalismo, Outras Venezuelas, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s