Combat Hospital retrata o Afeganistão que não se vê por aí
Elenco de Combat, no set de gravação no Afeganistão: horrores da guerra padrão Grey’s Anatomy
Pensada para retratar o cotidiano de um hospital de guerra em Kandahar, Combat Hospital (AXN, 4ª, 20h) se aproxima e ao mesmo tempo se afasta do padrão M*A*S*H de dramas desse gênero. Se aproxima logo de cara pelo ambiente de cirurgiões, médicos, etc. E se afasta por seu caráter dramático, tenso e denso para tratar não da guerra do Vietnã. Mas da ocupação do Afeganistão pós-11 de setembro.
Em seus dois primeiros episódios (Bem Vindo a Kandahar e O Inimigo Está Perto), a trama concebida para a canadense Global Television Network, com transmissão simultânea pela americana ABC, salta 30 anos no tempo em relação a Goodbye, Farewell, Amen em relação a conceito de drama de guerra. Mas patina no que diz respeito à recepção de crítica e de público (de 5,32 milhões de telespectadores na estréia americana, em 21 de junho, caiu para 4,63 milhões na segunda semana).
Cena do segundo episódio, com audiência recorde nos Estados Unidos e nem tanto assim no Canadá: morfina, bombas, injeção contra febre, decepção de crítica e declínio de público
Colocado como drama de verão para tapar os buracos das reprises de praxe (tal qual a bem-sucedida Rookie Blue), Combat Hospital se mostra como um acerto conjunto da Shaw Media e da ABC para o verão usualmente “morto” para a maioria das redes abertas americanas em termos de programação roteirizada. Com elenco modesto e orçamento na casa dos US$ 2 milhões, Combat mostra mais acertos que se pensa.
Com Bin Laden e Gaddafi já capturados e mortos por SEAL’s (forças especiais da marinha americana) e rebeldes da Líbia (não os Rebeldes da novela da Rede Record!), respectivamente, Combat Hospital é o tipo de discurso anti-bélico que, na teoria, parece perdido no tempo. Mas, em tempos de Grey’s Anatomy, faz algum sentido em continuar. Há conversas fortes nesse sentido. Torçamos. Até domingo.
Publicação simultânea com o caderno Notícia da TV do Jornal Meio Norte que circula no domingo (13/11)