A audiência americana da quinta-feira, 13 de outubro de 2011


ABC “detona” regravação de As Panteras apesar de discreta melhora de público; The X Factor perde pela primeira vez; Person of Interest carimba passaporte para temporada completa

Bob D’Amico/ABC/Divulgação

https://i0.wp.com/www.washingtonpost.com/rf/image_606w/2010-2019/WashingtonPost/2011/09/21/Style/Images/charlieangels733.jpg
Acima, amigos americanos de desemprego do Rafinha Bastos: é hora de chorar

Da redação TV em Análise

À primeira vista, os números apresentados pela exibição de Charlie’s Angels pareciam convencer o mais otimista dos executivos da ABC a dar temporada completa para a regravação de As Panteras (cuja estreia no Brasil está prevista para o dia 15 de novembro no canal pago Cinemax, às 21h – horário de Brasília/18h Rio Branco). Mas não. A direção da rede americana, após examinar direito os números da audiência do horário nobre desta quinta-feira (13) decidiu passar a faca na trama, cuja produção executiva de Drew Barrymore (estrela da trilogia para o cinema) frustrou as expectativas. É o primeiro erro profissional da menina do filme E.T. – o Extra-Terrestre, que cresceu numa família de cineastas, mas não pensa como produtora de TV. Pensou Charlie’s Angels para a TV aberta com mentalidade de estúdio de cinema. Erro gravíssimo, por sinal.
Na noite fatal de Charlie’s, a ABC ficou na terceira colocação com 7,45 milhões de telespectadores, média de 5 pontos e share domiciliar de 8, atrás da segunda colocada, a FOX (10,8 milhões, média de 6,4 e share de 10) e da líder CBS (12,2 milhões, 7,6 de média e 12 de share). Atrás, só a NBC (4,5 milhões de telespectadores, 2,9 de média e 5 de share) e a The CW (2,3 milhões de telespectadores, 1,5 de média e 2 de share).
Entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, a ABC também ficou em terceiro, com 2,4, atrás da CBS, com 3,1 e da FOX, com 3,6. NBC e The CW tiveram, respectivamente, 1,9 e 1,1 ponto, respectivamente.
Hora por hora (horários da costa leste americana), estes são os números da Nielsen Media Research:

20h

CBS: The Big Bang Theory (13,3 milhões de telespectadores, 8,2/14 domiciliar)/The Big Bang Theory – reprise (12 milhões, 7,3/12)
FOX: The X Factor (10,5 milhões, 6,3/10)
ABC: Charlie’s Angels (6 milhões, 3,9/6)
NBC: Community (3,8 milhões, 2,4/4)/Parks and Recreation (4 milhões, 2,4/4)
The CW: The Vampire Diaries (2,8 milhões, 1,7/3)

Líder 18-49: The Big Bang Theory (4,4)

Comentário: Números que decidem e ao mesmo tempo beneficiam. Por um lado, a CBS tirou proveito da remoção de How to Be a Gentleman para as noites de sábado (já valendo a partir desta semana) e incrementou sua base de telespectadores na faixa das 20h30 com uma reprise de The Big Bang Theory. Há uma semana, Gentleman mal passava dos 7,8 milhões de telespectadores. A solução adotada aumentou em 4,2 milhões de telespectadores o público dessa faixa, altamente nobre para a CBS. Na FOX, finalmente com o The X Factor na fase de apresentação dos finalistas nas casas dos quatro jurados (Simon Cowell, L.A. Reid, Nicole Scherzinger e Paula Abdul), não se devia esperar muita coisa: a edição desta quinta-feira teve 100 mil telespectadores a menos e bagunçou todo o organograma de programação da rede, obrigada a ceifar alguns episódios de New Girl para ampliar a competição para duas horas. Fica bem no formato, a esta altura do campeonato (as apresentações ao vivo só começam em novembro). Charlie’s Angels havia crescido 100 mil telespectadores em relação à semana passada mas, mesmo assim, a ABC decidiu cancelar a trama sem mais nem menos. E com alguma razão: Good Christian Belles (GCB) aguarda a vez de entrar na chamada “quinta-feira da morte”, a partir de janeiro. Na NBC, Community teve 400 mil telespectadores a mais e Parks and Rec perdeu 100 mil telespectadores. The Vampire Diaries acrescentou 250 mil telespectadores à base sólida da The CW.

John Paul Filo/CBS/Divulgação

https://i1.wp.com/www.daemonstv.com/wp-content/uploads/2011/10/PERSON-OF-INTEREST-Cura-Te-Ipsum-Episode-4-8.jpg
O verdadeiro X-Factor é esse aí

21h

CBS: Person of Interest (11,9 milhões, 7,4/11)
FOX: The X Factor (11,1 milhões, 6,5/10)
ABC: Grey’s Anatomy (9,7 milhões, 6,5/10)
NBC: The Office (6,05 milhões, 3,6/6)/Whitney (4,2 milhões, 2,7/4)
The CW: The Secret Circle (1,8 milhão, 1,2/2)

Líder 18-49: The X Factor (3,8)

Comentário: Na guerra de forças, a FOX mais uma vez levou a pior e perdeu 700 mil telespectadores na segunda hora de exibição do The X Factor. Sinal de que a fórmula não está tendo boa aceitação no conjunto de telespectadores, apesar da boa receptividade junto ao público jovem. No outro lado da força, Person of Interest (que vai estrear nesta terça-feira no canal pago Warner) ganhou 400 mil telespectadores a mais e o passaporte para assegurar temporada completa (como a maioria dos procedurals da CBS tem conseguido ao longo dos anos). Grey’s Anatomy também cresceu (1,2 milhão de telespectadores a mais), mas The Secret Circle perdeu público (200 mil telespectadores a menos). Entre as comédias da NBC, The Office ganhou 350 mil telespectadores enquanto Whitney perdeu 700 mil. Ou seja, um péssimo sinal para uma sitcom que busca renovação para uma segunda temporada em breve. Não é uma boa impressão.

Adam Taylor/NBC/Divulgação

https://i1.wp.com/www.daemonstv.com/wp-content/uploads/2011/09/PRIME-SUSPECT-Episode-3-8.jpg
Maria Bello, pede para sair!

22h

CBS: The Mentalist (12,25 milhões, 7,7/13)
ABC: Private Practice (6,7 milhões, 4,7/8)
NBC: Prime Suspect (4,5 milhões, 3,1/5)

Líder 18-49: The Mentalist (2,5)

Comentário: Depois da malfadada experiência de Skins na MTV, Prime Suspect é outra adaptação inglesa a dar errado para as audiências americanas. Para agravar a situação, a trama estrelada por Maria Bello perdeu 400 mil telespectadores de uma semana para cá. Pode ser cancelada já após o próximo episódio, na quinta-feira que vem (20). E deve abrir vaga em fevereiro para Awake, esse sim um drama policial americano da gema (Advertência: não confundir com o filme de 2007 com a Jessica Alba. Não tem nada a ver). Na contramão, Private Practice teve meio milhão de telespectadores a mais e The Mentalist, apesar de ter perdido 650 mil telespectadores, se manteve firme na liderança de telespectadores e na demográfica 18-49.

NOTA: Os números acima apresentados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Numb3rs, Reality-shows, Séries, The Star Spangled Banner e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s