A audiência americana da terça-feira, 4 de outubro de 2011


Séries das 22h Parenthood, Body of Proof e Unforgettable devem ganhar temporadas completas graças aos bons índices alcançados até aqui; Dancing with the Stars ganha público enquanto NCIS vai na mão oposta

Da redação TV em Análise
Com reportagem de João Eduardo Lima

Sonja Flemming/CBS/Divulgação

https://i1.wp.com/www.daemonstv.com/wp-content/uploads/2011/09/NCIS-The-Penelope-Papers-Season-9-Episode-3-6.jpg
Os papeis de Penélope sobre a mesa do capitão Gibbs (Mark Harmon)

Terça-feira regular no horário nobre das cinco principais redes de TV aberta norte-americanas. Com todas as séries em exibição, a noite serviu apenas para referendar temporadas completas para quatro séries, duas delas novatas: a já assegurada New Girl (FOX) e a nova aposta, a policial Unforgettable (CBS), cujos direitos de exibição em TV paga para o Brasil foram comprados pelo canal Sony. Parenthood, da NBC, já assegurou 18 episódios, mas a ordem deve aumentar mais para a frente, na November Sweeps, quando deverão ser encomendados 22 episódios, para satisfação de elenco (encabeçado por Lauren Graham e Craig T. Nelson) e equipe de roteiristas (Brian Grazer, Jason Kaitlims e Ron Howard à frente). Isso dá à trama sobrevida até os temidos cortes pré-upfronts de maio, quando a NBC decidirá a grade da temporada 2012-2013. Em relação a Body of Proof, falaremos no corpo do texto das 22h.
Números da noite em telespectadores: a CBS, como de praxe, liderou a faixa com 15 milhões de telespectadores, média de 9,4 pontos e share domiciliar de 15, seguida da ABC, que teve 11,4 milhões de telespectadores, média de 7,6 e share de 12. Em terceiro, ficou a FOX, com 7,9 milhões de telespectadores, média de 4,6 e share de 7. A NBC ficou em quarto lugar com 5,4 milhões de telespectadores, média de 3,5 e share de 5. A The CW acabou em último lugar com 1,4 milhão de telespectadores, média e share de 1 ponto.
Entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, a liderança coube à FOX, com 3,6 pontos contra 3,3 da CBS. Em terceiro ficou a ABC, com 2,2. A NBC teve 2 e a The CW teve apenas 0,6 ponto.
Hora por hora (horários da costa leste americana), estes são os números da Nielsen Media Research:

20h

CBS: NCIS (18,9 milhões de telespectadores, 11,6/18 domiciliar)
ABC: Dancing With the Stars – reprise/compacto (9,1 milhões, 6.1/10)
FOX: Glee (8,3 milhões, 4,9/8)
NBC: The Biggest Loser (5,5 milhões, 3,5/5)
The CW: 90210 (1,3 milhão, 0,9/1)

Líder 18-49: NCIS (4,1)

Comentário: Base sólida para NCIS, apesar da queda de 600 mil telespectadores em relação à semana passada. Queda de público também para o tapa-buraco do Dancing with the Stars (200 mil telespectadores a menos), que vai acabar já na próxima terça-feira, pois no dia 18 começam as comédias já anunciadas Last Man Standing (que marca o retorno de Tim Allen ao horário nobre após o fim de Home Improvement) e Man Up!. Glee estabilizou seu público e seu share domiciliar, mas não conseguiu evitar a derrocada nos índices (caiu 0,1 ponto em relação à semana passada). Nos lados da NBC, The Biggest Loser perdeu 200 mil telespectadores, 0,3 ponto e 1 de share desde o episódio anterior. Já 90210 perdeu 400 mil telerspectadores em relação a seu terceiro episódio (como se sabe, a programação da fall-season da The CW começa antes das outras redes), desabou para menos de 1 ponto e teve seu share domiciliar reduzido pela metade.

Divulgação/ABC/AP

https://i0.wp.com/i.i.com.com/cnwk.1d/i/tim/2011/10/05/AP111003047326_620x350.jpg
Cavallari (com o parceiro Mark Ballas) foram os terceiros a dançarem para fora

21h

ABC: Dancing With the Stars – programa de resultados (14,8 milhões, 9,8/15)
CBS: NCIS: Los Angeles (14,65 milhões, 9,1/13)
FOX: New Girl (8,6 milhões, 5,0/7)/Raising Hope (6,5 milhões, 3,7/6)
NBC: The Biggest Loser (5,7 milhões, 3,6/5)
The CW: Ringer (1,5 milhão, 1,0/1)

Líder 18-49: New Girl (4,3)

Comentário: Com temporada completa já assegurada, New Girl manteve a liderança entre o público jovem, mas mesmo assim perdeu público: teve 700 mil telespectadores a menos em relação a seu segundo episódio. Sinal amarelo para uma provável renovação antes de maio, quando os índices da mid-season serão decisivos para a sua sobrevida na grade da FOX. Com isso, ganhou o Dancing with the Stars, beneficiado com mais 750 mil telespectadores em seu programa de resultados, que rifou da disputa a ex-estrela de realities Kristin Cavalllari. NCIS: LA teve 150 mil telespectadores a menos, mas assegurou o que Washington Olivetto chamava de “liderança absoluta do segundo lugar” nas peças que a W/Brasil concebera para o SBT na década de 1980. Escolha bem acertada. Com a ida de The Good Wife para os domingos, a CBS acertou também ao dedicar as terças-feiras a dramas policiais (ante os enredos da franquia NCIS e Unforgettable, Good Wife parece drama jurídico água com açúcar, digno de novela babaca das seis da TV Globo). Perda discreta também para a segunda hora do The Biggest Loser (100 mil telespectadores a menos), mas nem tanto assim para Ringer: a trama sobrenatural com Sarah Michelle Gellar perdeu meio milhão de telespectadores em uma semana e já começa a se aclimatar aos padrões usuais da The CW. Faixa de 1 milhão, 1,5 milhão de telespectadores, já está de bom tamanho. E dá para assegurar temporada completa, apesar de não liderar nem entre o público-alvo da emissora.

Heather Wines/CBS/Divulgação

https://i0.wp.com/www.daemonstv.com/wp-content/uploads/2011/09/UNFORGETTABLE-Check-Out-Time-Episode-3-6.jpg
Detetives Burns e Welsh já planejando o resto da temporada 2011-2012

22h

CBS: Unforgettable (11,35 milhões, 7,4/12)
ABC: Body of Proof (10,2 milhões, 6,8/11)
NBC: Parenthood (5 milhões, 3,3/5)

Líder 18-49: Unforgettable (2,4)

Comentário: Três séries potenciais candidatas a assegurarem temporada completa nesta faixa: Parenthood, já consolidada para os padrões internos da NBC, teve meio milhão de telespectadores a menos em relação à semana passada, mas já dá conta do recado até meados de março ou abril, quando deve ser substituída por duas comédias (Are You There Vodka? It’s Me, Chelsea e Bent) ou pelo drama policial Awake. Opções não faltam. Na CBS, Unforgettable perdeu 995 mil telespectadores, apesar de já dar sinais claros de full-season para a sua produção. Fôlego mesmo teve Body of Proof (outra compra recente do canal Sony e outro acerto da ABC), que ganhou 800 mil telespectadores e, a preço de hoje, deve acenar não apenas com temporada completa agora. Mas, mais para frente, a renovação para uma terceira temporada. Ainda não é cedo para pensar nisso. É a realidade dos fatos cada vez mais se consumando.

NOTA: Os números acima apresentados são preliminares e sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Numb3rs, Reality-shows, Séries, The Star Spangled Banner e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s