A audiência americana da segunda-feira, 26 de setembro de 2011


A estreia de Terra Nova e o fim anunciado de The Playboy Club

Da redação TV em Análise

Divulgação/ABC

https://i0.wp.com/www.estrelando.com.br/fotos/70/51/fto_ft1_137051.jpg
Elisabetta Canalis dançou e a ABC foi junto

Segunda semana da fall-season 2011-2012 começando com mais algumas estreias e uma ameaça de cancelamento: devido à forte pressão de entidades conservadoras, The Playboy Club deve mesmo deixar a grade da NBC já na próxima semana, devido principalmente à queda do número de telespectadores. Tamanha provocação lá fora deve ser sentida por aqui. Tanto é que o FX, canal que comprara os direitos da produção em TV paga para o Brasil, já cessou as chamadas para a estreia da trama, que aconteceria em novembro e agora corre risco de não mais acontecer. Ou pior: de nem acontecer.
Entre as estreias, Terra Nova e Hart of Dixie conseguiram índices sólidos. No geral, a ABC liderou a noite com 14,65 milhões de telespectadores, 10 pontos de média e share domiciliar de 14. A CBS, com 13,05 milhões de telespectadores, 8,2 e 12, ficou em segundo. A FOX fechou a noite em terceiro com 9 milhões de telespectadores, 5,6 e 8. A NBC, com 4,2 milhões, 2,7 e 4, acabou em quarto lugar. A The CW terminou a noite com 1,6 milhão de telespectadores, 1,2 e 2.
No público entre 18 e 49 anos, a liderança coube à CBS, com 4,5 pontos, seguida da ABC, com 3,1. A FOX, graças a Terra Nova, ficou com 3,0. NBC e The CW tiveram, respectivamente, 1,5 e 0,7 ponto.
Hora por hora (horários da costa leste americana), estes são os números da Nielsen Media Research:

20h

ABC: Dancing With the Stars (15,7 milhões de telespectadores, 10,8/16 domiciliar)
CBS: How I Met Your Mother (10,6 milhões, 6,4/10)/2 Broke Girls (11,6 milhões, 7,0/10)
FOX: Terra Nova – estreia (9 milhões, 5,6/8)
NBC: The Sing-Off (4,8 milhões, 3,0/4)
The CW: Gossip Girl – estreia de temporada (1,4 milhão, 1,1/1)

Líder 18-49: 2 Broke Girls (4,5)

Comentário: Terra Nova teve um começo decente para uma faixa altamente competitiva. Não liderou nem em telespectadores nem no público jovem (que preferiu as garotas falidas da lanchonete), mas já se firma como uma promessa em termos de ficção científica de cunho ambientalista. Quanto a Gossip Girl: A Garota do Blog, péssima noite de reestreia. Com situação confortável junto ao insght da The CW, Gossip deve conseguir renovação para uma provável última temporada (ainda há oxigênio para tanto até os upfronts de maio). Aconteceu assim com Smallville e também o será com o pessoal do Upper East Side, ainda em aclimatação a Hollywood.

Brook Rushton/FOX/Divulgação

https://i0.wp.com/www.daemonstv.com/wp-content/uploads/2011/09/TN_pilot-Sc-01-2_BR-208.jpg
Faça como o irlandês Jason O’Mara: livre-se de seus concorrentes

21h

CBS: Two and a Half Men (20 milhões, 12,0/17)/Mike & Molly – estreia de temporada (14 milhões, 11,2/16)
ABC: Dancing With the Stars (16,3 milhões, 11,2/15)
FOX: Terra Nova – estreia (9 milhões, 5,5/8)
NBC: The Sing-Off (3,9 milhões, 2,4/3)
The CW: Hart of Dixie – estreia (1,8 milhão, 1,3/2)

Líder 18-49: Two and a Half Men (7,2)

Comentário: House só vai voltar na outra segunda-feira e, por tabela, só deve voltar à grade do Universal Channel em 3 de novembro. Com isso, só estão sendo computados aqui os números da mega-über-ultra-produção Terra Nova, que deixaram a FOX no lucro: comparando com a trapalhada que foi Lone Star há um ano atrás, no dia 20 de setembro: dos míseros 4,1 mihões que levaram ladeira abaixo a audiência herdada de House, a emissora aprendeu uma importante lição na semana passada. Não estrear nada antes da final do Hell’s Kitchen, há uma semana, por si só já foi uma boa ideia. Um grande acerto, acima de tudo. Ainda assim, dada à complexidade e ao seu alto custo, a FOX decidiu puxar o freio em relação à temporada incial de Terra Nova, que vai acabar em dezembro, com 13 episódios. Renovar ou não, isso é um assunto a ser discutido depois pelo produtor executivo Steven Spielberg e a direção da emissora. Vamos ver daqui a uma semana como as coisas se comportam. Na CBS, o chamado “efeito Kutcher” foi benéfico para Two And a Half Men liderar e levar a reboque a volta de Mike & Molly. Com isso, saiu perdendo o Dancing with the Stars, espremido em meio a esse suco competitivo. Sobrou também para Hart of Dixie que, se não reagir, na próxima semana, será a primeira produção cancelada da atual temporada.

Matt Dinerstein/NBC/Divulgação

https://i1.wp.com/www.daemonstv.com/wp-content/uploads/2011/09/THE-PLAYBOY-CLUB-NBC-The-Scarlet-Bunny-Episode-2-9.jpg
Acabou Chorare, dos Novos Baianos (vídeo no rodapé), serve para a atriz Amber Heard, futura desempregada quando Playboy Club sair do ar

22h

ABC: Castle (11,9 milhões, 7,9/12)
CBS: Hawaii Five-0 (11,1 milhões, 7,2/11)
NBC: The Playboy Club (3,9 milhões, 2,8/4)

Líder 18-49: Hawaii Five-0 (3,2)

Comentário: A-ca-bou mesmo: The Playboy Club não tem mais volta e vai acabar já após o episódio da próxima segunda-feira. Tanto é que a NBC já orientou o jornalista Brian Williams a acelerar os trabalhos de seu programa Rock Center (não se trata de especial sobre bandas de rock progressivo dos anos 1970 ou 1980 e sim de uma revista eletrônica de uma hora apenas). O Dateline fica como está: acabou a temporada da NFL, vai para os domingos. Já o Rock Center fica no ar até 6 de fevereiro, quando acontece a estreia de Smash.

NOTA: Os números acima são preliminares e sujeitos a modificações. Incluem audiencia ao vivo e DVR para exibição na mesma noite

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Jornalismo, Música, Numb3rs, Reality-shows, Séries, The Star Spangled Banner e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s