Para pensar na cama: Globo, Band, gaeta(**) e a lógica implacável da mercadoria


Fraude siliconada de Renata Lustosa com vistas ao titulo de Miss Piauí é reflexo da escola gaúcha de corrupção e manipulação midiática. Por ora, fiquem com o artigo do professor titular aposentado de Ciência Política e Comunicação da UnB Venício Artur de Lima, que trata das pressões da Rede Globo (parceira da Band no futebol e também nos concursos de Miss Brasil e Miss Universo) para apressar o calendário da Superliga feminina de vôlei, apesar do trágico acidente de ônibus com as jogadoras do Vôlei Futuro, que quase matou a líbero norte-americana Stacy Sykora. Acompanhem:

Reprodução/180graus

https://i0.wp.com/genesis.brasilportais.com.br/webroot/img/arquivos/images/gatadecampomaior2.jpg
Na foto, “um produto da mídia”, como diria o falecido Dr. Ulysses

Não há qualquer novidade, mas o registro em certas ocasiões – quase um desabafo indignado – se torna obrigatório: a lógica dentro da qual opera a mídia comercial coloca seus interesses empresariais acima de literalmente tudo, ignorando os valores fundamentais da convivência humana em busca de suas metas de lucro.
Não é necessário refazer análises sobre a comprovada relação entre o entretenimento violento, as coberturas jornalísticas da violência e o aumento da própria violência na sociedade (ver, por exemplo, neste Observatório, “A violência urbana e os donos da mídia” e “A mídia e a banalização da violência”).
Alguns fatos recentes apenas comprovam o que já se sabe. Confirma-se a hipocrisia ilimitada da grande mídia comercial que, apesar de conhecer perfeitamente as consequências de seus atos, finge não ter nada a ver com o que acontece. Afinal, o Ibope confirma que os índices de audiência das redes Globo e Record cresceram significativamente com a cobertura da tragédia em Realengo (ver aqui).

A lógica do esporte na TV

Há, todavia, um outro lado da lógica do entretenimento associado às transmissões esportivas que nem sempre transparece para o grande público.
Depois do acidente de ônibus com a delegação do Vôlei Futuro, que seguia para o primeiro jogo da fase semifinal da Superliga Feminina contra o Sollys/Osasco, na terça-feira (12/4), iniciou-se uma imensa pressão da TV Globo e da Confederação Brasileira de Vôlei para o cumprimento do calendário e a realização das partidas.
O Twitter de uma das jogadoras foi reproduzido em post no blog do comentarista Bruno Voloch, na quinta-feira (14), e revela a verdadeira dimensão da perversidade desumanizada que opera nessas circunstâncias. Transcrevo:

“Indignada com a CBV, Joycinha desabafa: ‘A TV está pressionando, mas somos seres humanos’

“A pressão da TV Globo e da CBV pela realização da primeira partida semifinal entre Osasco e Vôlei Futuro até o próximo dia 19, deixou revoltada a oposta Joycinha do time de Araçatuba.

“Através do Twitter, a jogadora reclamou e se mostrou indignada:

“‘Nesse momento não tem que pensar em televisão. A televisão está pressionando, mas tem que lembrar que somos seres humanos’.

“Joycinha não economizou críticas aos responsáveis pela superliga:

“‘Psicologicamente estamos muito abaladas. Fisicamente, também não estamos legal. Estamos bem, mas para jogar vôlei, cair na quadra e saltar, não. É preciso ter o mínimo de bom senso’.

“Joycinha está com vários hematomas no rosto e com dores no pescoço.

“Conforme o blog informou, a CBV colocou à disposição do Vôlei Futuro as datas entre 15 e 19 de abril para a realização da primeira partida. A TV Globo não admite a idéia de fazer a decisão da superliga em maio e a data para a decisão está marcada para 30 de abril no Mineirinho em Belo Horizonte.”

(Mudando um pouco de assunto, mas ainda batendo na mesma tecla: a Band queria porque queria realizar o Miss Brasil(*)-Universo 2011 no dia 16 de julho, no mesmo Credicard Hall que abrigará o Miss Universo 2011. Pensando bien: a gaeta(**) promoções e eventos, aliada da Globo, não deixou. E mandou marcar o certame para bem tarde, no dia 30 de julho no mesmo local). (J.E.L.)

O que se pode fazer?

A saída para escapar à lógica comercial prevalente na grande mídia é o fortalecimento do sistema público que, pelo menos em tese, coloca o interesse público em primeiro lugar.
Quem sabe, viveremos para ver um marco regulatório que coloque efetivamente em funcionamento o princípio da complementaridade entre os sistemas público, privado e estatal de radiodifusão que adormece há mais de 22 anos no artigo 223 da Constituição?
A ver.

Após a leitura deste artigo pode se sinalizar uma coisa: Renata Lustosa (foto acima) está sendo trabalhada pelo coordenador do concurso Miss Piauí, Nelito Marques, como aprendiz da farsa midiática que se desenha para o certame estadual, marcado para 1º de julho. Embora com outros elementos (o SBT no lugar de Globo e Band na promoção do concurso), o Miss Piauí 2011 já começa com cheiro de farsa antes mesmo de começar. A ponto de, inclusive, “melar” a final do American Idol, as finais da NBA e a Copa Stanley de hóquei no gelo. (On purpose, Nelito, quem botou aquele monte de gelo como obra inacabada no Piauí? Sarah Palin? Bristol Palin? O dr. Dráuzio Varela do Chantástico(***)? Ou os reacionários do Manhattan Connection?).
Matéria do 180graus chama atenção para o estado de fraude. Leia:

É de Campo Maior e é favorita – 14/04/2011 às 13:40h
Candidata a Miss Piauí já foi capa de revista e representou até a BA
Seu nome é Renata Lustosa; nasceu em Campo Maior, mas morou no interior da Bahia

Seu nome é Renata Bruna Lustosa Mororó. Tem 21 anos e nasceu em uma família de descendentes dos portugueses, a cidade de Campo Maior. Eleita miss na sua cidade natal, ela quer agora ser eleita Miss Piauí e surgiu como uma das favoritas ao concurso que escolherá a mulher mais bonita do Piauí.
Apesar de ter nasido em Campo Maior, Renata Lustosa, como é mais conhecida, cresceu e viveu em Teixeira de Freitas, uma cidade do extremo Sul da Bahia. A sua carreira começou aos 13 anos de idade, quando ganhou uma etapa do concurso Elite Model Look. Logo após fez cursos para aperfeiçoar a passarela e se mudou para São Paulo-SP.
Foi aí que sua carreira deslanchou. Trabalhou em uma das maiores agências de modelos do mundo: MEGA model. Morando na capital paulista fez ainda realizou vários desfiles, estrelou catálogos e posou para campanhas, comerciais e teve seu belo rosto estampado até em outdoor do mundo todo.
Quando completou 18 anos de idade foi convidada a participar do concurso de beleza estadual em Salvador-BA. Foi a vencedora e tornou-se Miss Beleza Baiana, onde derrotou mais de 28 candidatas de todo o estado. No ano de 2007 disputou a versão mundial e ficou entre as seis finalistas do concurso preliminar Modelo Brasil Mundo L’Equipe.
Em agosto de 2008 a belíssima foi uma das 10 candidatas escolhidas entre finalistas e semifinalistas nas edições 2006 e 2007, pela organização do concurso para participar da edição comemorativa de 50 anos da competição. Ganhou e depois retornou, nessa mesma época, sendo eleita Miss Mundo Piauí. Disputou o título nacional em Angra dos Reis-RJ.
Em setembro de 2008 Renata derrotou mais de 5 mil candidatas de todo Brasil no concurso Mulher da revista Nova para estampar a capa da NOVA/cosmopolitan, a revista feminina mais vendida no mundo. Só que ela foi novamente representando a Bahia. No final de 2008 Renata foi TOP 15 do concurso Face Of The Year 2008 entre mais 600.000 candidatas misses de todo o mundo, seu rosto foi considerado um dos 15 mais belos do mundo.
Em 2010 a bela fez alguns trabalhos internacionais e agora, em 2011, voltou ao Piauí para tentar ser eleita Miss no seu estado e ganhar a disputa nacional. Pelo regulamento, apesar de ter sido Miss Beleza Baiana, ela pode participar. Confira as medidas da gata: Altura 1.79 *busto 98*cintura 63*quadril 94*sapatos 39*peso 58*manequim 38/40*olhos verdes*cabelo castanho claro”.

Reprodução/180graus

http://genesis.brasilportais.com.br/webroot/img/arquivos/images/gatadecampomaior3(1).jpg
Candidata a Miss Piauí ou a Cheerios dos filhos do Roberto Marinho(****)?

(*)Na teoria, a Band é dona dos direitos de transmissão do concurso Miss Brasil e de seus concursos estaduais quando, na prática, estes pertencem à Globo (que desde 1990 paga para não transmití-lo). É a mesma coisa que a emissora da famíglia Marinho fez (e ainda faz) com as séries da FOX, como Glee, Bones, Burn Notice e outras (fora as animações)
(**)gaeta é o modo como a Gaeta Promoções e Eventos deve ser sempre escrita: em minúsculas, para provar o quanto o Brasil é uma sub-Venezuela, um sub-Porto Rico, uma sub-Colômbia (tipo um Whooper Jr.) ou uma Guatemala tamanho-família (tipo esses sanduíches Whooper do Burger King, Sub do Subway, Big Bob, Big Mac e afins) em termos de concursos de misses
(***)Combinação da chantagem jornalística do padrão global para dar Ibope e vender jornal e revista com a estética ultrapassada e retrógada do Fantástico, capenga na audiência
(****)Assim como os do Dr. Valter Alencar (cuja TV monopolizou a informação no Piauí por 14 anos), eles não tem nome próprio

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Água oxigenada, Mondo cane, Nossas Venezuelas, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s